Também conhecido como o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, esta data celebra o trabalho do profissional ligado à área da saúde que auxilia na recuperação física do corpo humano.
O Dia do Fisioterapeuta é comemorado em 13 de outubro e surgiu como forma de celebrar a criação da Associação Brasileira de Fisioterapia, que foi fundada nesta data em 1969. A organização desempenha um papel primordial para o desenvolvimento dos profissionais dessa área no Brasil.
Também é válido comemorar o Dia Mundial da Fisioterapia em 08 de setembro. De forma similar à data brasileira, a ideia é homenagear a criação da World Confederation of Physical Therapy (WCPT).
O trabalho de um fisioterapeuta envolve uma série de tarefas que podem fazer toda a diferença na vida de seus pacientes. Por meio de processos de diagnóstico e tratamento, oferecem o acompanhamento adequado para a recuperação plena do indivíduo. Podemos citar como principais atividades:
Hoje, quero agradecer ao meu fisioterapeuta por me ajudar a superar os traumas e me guiar na recuperação dos movimentos. Parabéns pelo seu dia!
Que tal dar seus primeiros passos nessa área? Então, confira agora como funciona o curso de graduação em Fisioterapia e comece a construir seu sucesso profissional!
Segundo dados do site Vagas, a remuneração média de um fisioterapeuta é de um pouco mais que R$ 3.500. Com as diversas possibilidades de áreas de atuação, esse salário pode ser ainda maior.
Se sempre foi seu sonho se formar na área da Fisioterapia, não perca tempo! Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Faculdade Florence! Os interessados em estudar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta.
Outro ponto pelo qual vale a pena comemorar o Dia do Fisioterapeuta e celebrar a importância desse profissional é pelo seu papel no processo de reabilitação. Diversas pessoas têm lesões que atrapalham a mobilidade e, por meio do trabalho do fisioterapeuta, conseguem se recuperar.
O curso apresenta uma duração de 12 meses e trabalha temas como a elaboração de programas de ginástica laboral, preparação de laudos ergonômicos, reabilitação de trabalhadores lesados, entre outros.
Esse profissional da saúde tem um papel muito relevante na sociedade e desempenha diversas funções que aumentam a qualidade de vida das pessoas e geram elevação do bem-estar. Saiba mais sobre a importância do fisioterapeuta a seguir!
Durante a graduação de Fisioterapia é possível desenvolver o conhecimento e a prática necessários para desempenhar cada uma dessas atividades. Porém, vale buscar por instituições de ensino de qualidade.
A inclusão de atividades clínicas e práticas é central no desenvolvimento das habilidades necessárias para o exercício dessa profissão. Logo, muitas partes do currículo de Fisioterapia tradicionalmente envolvem atividades práticas, estágios supervisionados em ambientes de saúde e interações diretas com pacientes.
Já o curso de Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia foi desenvolvido com foco no desenvolvimento da qualidade de vida do trabalhador. Tais tarefas envolvem a prevenção e a minimização de riscos ligados às práticas laborais.
Internacionalmente, o Dia Mundial do Fisioterapeuta é celebrado anualmente em 8 de setembro, data esta instituída através da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT - World Confederation for Physical Therapy), em 1996.
Ter boas oportunidades de trabalho é importante para que você consiga uma carreira brilhante. Nesse aspecto, a Fisioterapia pode ser uma boa escolha, pois há diversos setores que buscam o apoio desse tipo de profissional, como:
Como você pode ver, há diversos locais em que se demanda o trabalho de um fisioterapeuta. Por isso, o curso de Fisioterapia representa uma ótima oportunidade para ingressar nessa carreira.
Isso significa que você pode ter acesso a conteúdos teóricos por meio de ambiente digital, trazendo ainda mais flexibilidade para sua rotina de estudos, e depois seguir com as atividades práticas por meio de estágios e demais experiências organizadas pela sua instituição de ensino.
A preocupação com a qualidade de vida no trabalho é crescente nas empresas. Esse fator faz com que a demanda por profissionais da Fisioterapia seja maior. Nesse sentido, o fisioterapeuta atua com o objetivo de prevenir lesões por esforço repetitivo e aumentar a saúde dos trabalhadores.