Seu potencial produtivo pode alcançar 440 caixas de 25 kg por 1000 plantas, o que equivale a 11 kg por planta.
Normalmente, a colheita dos tomates em estufa é realizada quando os frutos estão entre 60% e 90% amadurecidos. Vale lembrar que o mercado consumidor exige tomates firmes e bonitos.
Cada pé de tomate gera 18 cachos, que brotam quatro tomates para cada um deles, o que resulta em 72 frutas por pé. O plantio rende 1 mil caixas de tomate, com cerca de 22 quilos em cada uma delas, totalizando 22 mil quilos de tomate por safra.
120 dias
Estima-se que 10 quilos de tomate por metro quadrado colhidos no método tradicional podem se transformar em 100 quilos, no mesmo espaço, no cultivo protegido. Isso se dá graças às técnicas de cultivo por meio de estufas, com o apoio de tecnologias que garantem qualidade e rentabilidade aos agricultores.
ESPAÇAMENTO Entre plantas, a recomendação é de 50 a 60 centímetros e, entre os sulcos, de um a 1,20 metro. Uma dica para um crescimento mais vigoroso do tomateiro é combinar o cultivo com ervas aromáticas.
A cada 1.
Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri, Gilmar Germano, um pé produz em média 70 tomates, ou seja, o tomateiro produzido na horta do aposentado produz 30% a mais que o normal. A boa produção pode ter sido influenciada pela qualidade do solo encontrada em muitas hortas caseiras.
As plantas crescem tipicamente entre 1-3 metros ( 3-10 pés) de altura e desenvolvendo hastes fracas que se estendem sobre o chão ou trepam pelas outras plantas.
Tomateiro nasce por conta e produz mais de 300 frutos.
60 cm de altura
Como o tomate cereja é uma variedade que tem o fruto pequeno e a profundidade da raiz fica em torno de 50 centímetros, é possível fazer o plantio também em vaso. ”Para que a planta tenha uma vida útil maior e evite o enovelamento da raiz é interessante que sejam utilizados vasos com altura de pelo menos 50 centímetros ...
Vasos de 22 cm de altura. Devemos encher os vasos com o substrato utilizando uma pazinha de jardinagem,mas não vamos encher até a borda ,vamos deixar cerca de 3 a 4 cm sem colocar terra ,pois ainda vamos adubar mais um pouco a terra e temos de realizar a irrigação dessas mudas.
Um espaço de cerca de 30 cm de diâmetro para cada tomateiro é suficiente para que eles cresçam e deem frutos bons e saudáveis. Então separe esse cantinho para ele na sua casa e escolha um vaso compatível com o tamanho da espécie que você quiser cultivar para não ter problemas com o desenvolvimento da planta.
Plantio. Na hora de plantar os tomates é preciso muita atenção por parte do produtor. É recomendado realizar pequenas mudas do tomateiro antes de colocá-lo no solo. Em uma sementeira, coloque de duas a cinco sementes em cada buraco, com cerca de 1cm de profundidade.
Faça um buraco de no máximo 2 cm na terra e coloque as sementes do tomatinho. Acrescente um pouco de húmus de minhoca por cima e pronto. Sete dias depois você verá os primeiros sinais de germinação. Durante esse período, é fundamental regar regularmente.
Aspirina. Deite 2-3 aspirinas no buraco onde for plantar o tomateiro – podem ser inteiras ou partidas aos bocadinhos. Esta prática estimula o sistema imunitário da planta, mantém afastadas doenças como a ferrugem e também ajuda a produzir mais frutos. Também pode pulverizar as plantas com as aspirinas diluídas em água.
Em épocas muito frias a planta pode morrer. Se plantar o tomate-cereja em vaso, este precisa ter buracos no fundo para a drenagem, com o objetivo de manter a terra com a umidade equilibrada. Regue com regularidade o pé de tomate-cereja, na frequência de quatro vezes por semana. O solo deve ser mantido sempre úmido.
Nativo da América, o tomateiro é uma planta perene, mas em climas temperados, ela cresce, todavia pode durar menos tempo, pois às vezes, morre por causa do frio. Portanto, quanto mais quente e seco o clima for na sua região, maiores as chances de que o seu tomateiro dure por mais de um ano.
PLANTIO - O tomate pode ser plantado o ano todo, desde que em regiões onde o clima é ameno. Temperaturas muito baixas, como geadas, ou calor em excesso, prejudicam o desenvolvimento e a produção do tomateiro. Em locais frios, o cultivo deve ser realizado entre os meses de agosto e janeiro.
Nota: Os tomates-cereja têm crescimento indeterminado, ou seja, significa que continuará a crescer indefinidamente. Por isso, evite plantá-los num vaso pendurado, uma vez que a planta pode ultrapassar o tamanho deste rapidamente.
Aos primeiros sinais, retire as folhas afetadas e lembre-se de variar a zona onde planta os tomateiros a cada ano. No combate ao míldio no tomateiro, pode pulverizar a água onde ferveu um pequeno molho de hortelã e coentros sobre a planta. Já contra o Oídio, uma solução de bicarbonato de sódio pode ser a solução.
Se ficarem gotas de leite na planta, tente sacudir delicadamente pegando pelo caule para tirar o excesso. Sugiro usar o leite em tomateiros uma vez por semana como adubo foliar mesmo que não haja sinal de fungos, deixa as plantas mais bonitas e ainda previne o problema.