Não existe atualmente medicação que refaça ou reponha a cartilagem. Algumas drogas condroprotetoras parecem ter efeito modificador sobre a evolução da artrose ( desgaste da cartilagem). Entre elas a diacereína talvez seja a mais eficiente.
Morfologia: Articulação móvel, do tipo sinovial. Na articulação esternoclavicular: anatomicamente sela / funcionalmente esferóide (enartrose). Na articulação acromioclavicular: plana. Na articulação glenoumeral: esferoide.
O problema é que alguns fatores podem contribuir para que a cartilagem desapareça, como a idade, excesso de peso e da prática de atividades de alto impacto, esforço repetitivo da articulação, histórico familiar, alterações hormonais e deformidade articular.
O envelhecimento entra como mais um fator, pois com o passar dos anos o desgaste vai acontecendo.” Sedentarismo, envelhecimento, sobrepeso e a prática de exercício físico em excesso ou de forma incorreta podem levar a problemas na articulação.
Segundo o ortopedista Mauricio Raffaelli, a principal causa para o desgaste é o uso das articulações de modo excessivo e acima de sua capacidade, que tende diminuir com o avanço da idade.
Quando há sintomas, geralmente são: