Qual Foi A Oferta De Caim E Abel?

Qual foi a oferta de Caim e Abel

“1 Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão. 2 Tornou a dar à luz a um filho – a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. 3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, 5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 6 Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante? 7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar. 8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou. 9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão? 10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra. 11 Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão. 12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. 13 Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar. 14 Eis que hoje me lanças da face da terra; também da tua presença ficarei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra; e qualquer que me encontrar matar-me-á. 15 O Senhor, porém, lhe disse: Portanto quem matar a Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse. 16 Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden”.

Os Ofícios

Em 1 João 3:12 diz: Não devemos ser como Caim, que era do Maligno e matou a seu irmão. Por que ele o matou? Porque Caim estava praticando o mal e sabia que o seu irmão praticava o bem.

Caim ficou muito triste e com raiva. Deus viu isso e perguntou a Caim por que ele estava com raiva. Deus disse a Caim que, se ele fizesse o bem, seria aceito, mas, se não fizesse, o pecado estaria à sua porta.

A visão de Deus se uma oferta é correta ou não, está mais ligada ao coração e motivação daquele que ofertou do que com a oferta em si. Sendo assim, observe bem este detalhes no texto…

3 comentários em “Caim e Abel, entenda a diferença das ofertas”

3 comentários em “Caim e Abel, entenda a diferença das ofertas”

Hebreus 11:4 traz uma boa noção do motivo pelo qual a oferta de Caim foi rejeitada: “Pela fé, Abel trouxe a Deus uma oferta melhor do que a de Caim.” Abel tinha fé e Caim não.

- Estude a Bíblia começando de Gênesis pelo celular em vídeo-aulas (clique aqui)

A Bíblia não detalha sua origem, mas sabendo que Adão e Eva, os primeiros seres humanos, tiveram outros filhos e filhas além de Caim e Abel, é provável que a esposa de Caim fosse uma de suas irmãs ou talvez uma sobrinha.

O que levou a essa tragédia?

(6) Abel, por sua vez, deu algo das “primícias do seu rebanho e da gordura deste”. Primícias é a parte mais preciosa de algo, a primeira parte.

Em seguida, já é repreendido pelo Senhor, que lhe diz: Se procederes bem, não serás aceito? Se não fazes bem o pecado jaz à porta, e cabe a ti dominar seus desejos.

Caim ficou conhecido por sua história, pelo fato de ter assassinado o próprio irmão, Abel, e então, a partir deste fato temos o registro do primeiro homicídio da história. 

QUER RECEBER ESTUDOS BÍBLICOS GRATUITOS EM SEU E-MAIL?

<strong>QUER RECEBER ESTUDOS BÍBLICOS GRATUITOS EM SEU E-MAIL?</strong></p><span style=" title="QUER RECEBER ESTUDOS BÍBLICOS GRATUITOS EM SEU E-MAIL?

" />

Ele não amava a Deus com profundidade! Poderíamos compará-lo àqueles religiosos fariseus que apenas acham que adoram a Deus externamente, mas seus corações estão distantes do Pai. Ele levou uma oferta compatível com seu mal coração, só para cumprir um “ritual”.

Conheça a história de Caim e Abel. Caim foi um dos filhos de Adão e Eva. Seu nascimento é o primeiro registrado nas Escrituras, o que nos leva a crer que ele foi o primogênito de Adão e Eva (Gn 4.1).

Quem oferta pode até enganar homens, mas nunca poderá enganar o Deus que conhece os corações no mais profundo! Foi assim que Caim foi rejeitado! Ele não passou pela avaliação completa de Deus, que vê muito mais que ofertas, que vê o coração do ofertante!

Por que Deus aceitou a oferta de Abel e não aceitou a oferta de Caim?

Abel era Pastor de Ovelhas, Seu irmão lavrador, entende-se aqui que eles viviam em uma condição de comunidade, com atividades e responsabilidades distintas, contudo a bíblia não trás a informação de haver mais pessoas nesta comunidade, como por exemplo, a existência de irmãs, mas será mesmo que viviam apenas Adão, Eva e seus dois filhos? Esta é uma pergunta que não temos resposta, apenas suposições imaginárias

Gen 4.16 – Caim estabeleceu-se na terra de Node, a leste do Éden, onde conheceu uma mulher e se casou. É bem provável que ela fosse sua irmã, prima ou sobrinha. Juntos, eles tiveram descendentes que são registrados na Bíblia até a sexta geração. Caim construiu uma cidade (versículo 17), e seus descendentes incluíam pastores nômades, músicos e ferreiros (versículos 20-22).

As escrituras trazem poucos detalhes nos registros de como exatamente ocorreu o fato, apenas a informação de que Caim leva seu irmão ao campo, estando no campo Caim se levantou contra seu irmão e o matou (Gn. 4.8).

Caim e Abel

(1) Comecemos analisando o texto: “Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta, ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou…” (Genesis 4:3-5)

E o texto segue, Gn 4.4, nos traz o relato que Deus se agradou da oferta de Abel, já a oferta oferecida por Caim não se agradou. Não faço ideia de como deve ser, saber, sentir que Deus se desagrada de algo que eu esteja lhe oferecendo, isso deve ter um peso imensurável.

Ao analisar o texto, vemos uma situação que ocorre apenas com Abel, onde o texto diz que ele trouxe das primícias e da gordura, aqui há uma informação valiosa, que nos dá a entender que ele dedicou tempo para para escolher e separar, analisar o que tinha de melhor para oferecer.

Conteúdo

À medida que o tempo passava, os descendentes de Caim, Gn 4.17 se tornavam cada vez mais perversos. Lameque, o quinto descendente de Caim, era um homem polígamo e assassino, que não tinha vergonha de se vangloriar de seus pecados, conforme descrito em Gn 4:23. Toda a semente de Caim provavelmente foi exterminada no dilúvio. 

No evangelho de João 8:44 e dito: Vocês são filhos do seu pai, o Diabo, e gostam de realizar o desejo dele. Ele foi assassino desde o princípio, e também sempre odiou a verdade; não há nenhum sinal de verdade nele. Quando mente, isso lhe é perfeitamente normal; porque ele é mentiroso e pai da mentira.

O que foi a oferta de Abel?

Caim apresentou alguns frutos do solo e Abel ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho (Gênesis 4:3, 4). A oferta de Abel teria agradado a Deus, enquanto que a de Caim não, caindo-lhe o semblante. ... Deus disse ainda que quem o matasse seria "castigado sete vezes".

Qual foi o erro de Caim?

Conclusão: o maior erro de Caim não foi oferecer os frutos da terra, mas sim rejeitar os apelos de arrependimento da parte de Deus, recusar confessar o seu erro mesmo quando diretamente questionado, e finalmente declarar-se em rebelião contra Deus.

Qual o motivo de Caim ter matado Abel?

Os filhos de Adão e Eva foram autor e vítima do primeiro homicídio – Caim matou Abel. Motivo: a inveja, mal secreto, o pior dos pecados capitais. E Deus, antes de punir Caim, assegurou-lhe o direito de defesa (Gênesis, 4, 9 – 10): E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão?

O que Deus fez quando Caim matou Abel?

Caim se revolta com Deus e mata Abel com uma pedra - Gênesis - RecordTV - R7 Gênesis.

Qual foi a arma usada para matar Abel?

"Caim matou Abel com uma pedra.

Como Deus marcou Caim?

Logo após seu ato de fúria, Deus teria marcado Caim para todo o sempre. ... Caim ficou com medo, porque as outras pessoas poderiam querer matá-lo, como vingança por Abel. Então Deus prometeu a Caim que se alguém o matasse, receberia uma vingança sete vezes pior. Deus colocou uma marca em Caim, para que ninguém o matasse.

Como foi o sinal que Deus colocou em Caim?

Sinal de Caim Contudo, Caim temia por sua vida, pois poderiam matá-lo por ter cometido tais atrocidades; então, para protegê-lo, Deus colocou um sinal em Caim, para que não o matasse aquele que o encontrasse. Na ficção de Vampiro: A Máscara, a marca de Caim é o vampirismo.

Qual a linhagem de Noé?

De acordo com Gênesis 10, Noé teve três filhos: Sem, antepassado dos povos do Médio; Cam, antepassado dos povos do sul; Jafé, antepassado dos povos do norte.

Quantas gerações de Adão a Abraão?

e Jacó gerou a José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo. Assim todas as gerações desde Abraão até Davi são catorze gerações; também desde David até o exílio em Babilônia, catorze gerações; e desde o exílio em Babilônia até o Cristo, catorze gerações.

Quem vem depois de Noé?

Segundo o arcebispo James Ussher, Noé nasceu em 2 948 a.C. e morreu com 950 anos em 1 998 a.C.....Idades dos patriarcas.

O que aconteceu com a Arca de Noé depois do dilúvio?

As águas afogaram todos os humanos e animais, exceto aqueles que se refugiaram na arca de Noé. Depois que as águas baixaram, Noé desembarcou no Monte Ararat (na atual Turquia) e todos saíram da arca para se multiplicar novamente. A história do Dilúvio está narrada na Bíblia em quatro capítulos do Gênesis.

Quantos anos Noé viveu depois do dilúvio?

28 Viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinqüenta anos.

Onde fica a cidade de Ur dos Caldeus?

A cidade mais famosa do mundo naquela época se localizava no sul da Mesopotâmia, às margens do rio Eufrates, nas proximidades do Golfo pérsico, atual Iraque.