Qual Foi A Importncia Dos Candangos?

Qual foi a importncia dos candangos

Candango é um termo hoje utilizado para definir os pioneiros construtores de Brasília. Na origem, porém, o termo era pejorativo: servia para identificar os portugueses ou, ainda, pessoa de mau gosto. Com o passar do tempo, designou os senhores de engenho e, depois, os cafuzos (mestiços de índios e negros).

Quem nasce em Brasília é chamado de candango?

Grande parte dessa população vivia em acampamentos da construção dos primeiros prédios de Brasília e a maioria na faixa etária de 20 a 40 anos. A origem predominante dos candangos era dos estados mais próximos: Goiás (23,3%), Minas Gerais (20,3%) e Bahia (13,5%).

O operário que trabalhava na construção de Brasília se chamava candango. A designação era pejorativa. O dicionário explica que a palavra nasceu na África. Era como os escravos se referiam aos portugueses que traficavam pessoas — gente ruim, ordinária, perversa.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

Qual é a origem dos candangos?

Qual é a origem dos candangos?

” Candango ” é o termo dado aos trabalhadores que imigravam à futura capital para sua construção. De origem Africana, Candango significa “ordinário”, “ruim”, e era a denominação que se dava aos trabalhadores que participaram da construção de Brasília. Nascido em Brasília: “Brasiliense” ou ” Candango “.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Muitas pessoas migraram para Brasília em busca de esperança e uma nova vida. É o que relata Maria do Carmo Gonçalves Goretti, 66, moradora da cidade desde os 6 anos de idade. Um dos motivos de sua vinda foi que seu pai teve a oportunidade de trabalhar na capital, como funcionário do Banco do Brasil.

Os candangos trabalhavam sem qualquer proteção, e os acidentes de trabalho (alguns resultando em morte) eram muito comuns, especialmente as quedas dos prédios em construção. Meu pai, Francisco Felix Rebouças trabalhou em diversas construtoras e afirmava ter assistido a vários trabalhadores caírem.

Como eram Os Candangos?

Como eram Os Candangos?

Havia alojamentos de engenheiros, encarregados e mestres-de-obras, peões solteiros e peões casados. Os alojamentos dos peões de obra eram precários, sem qualquer privacidade: as camas eram feitas pelos marceneiros com colchões de capim, que geralmente estavam infestados de percevejos.

Candango é um termo hoje utilizado para definir os pioneiros construtores de Brasília. Na origem, porém, o termo era pejorativo: servia para identificar os portugueses ou, ainda, pessoa de mau gosto. Com o passar do tempo, designou os senhores de engenho e, depois, os cafuzos (mestiços de índios e negros).

Brasília foi construída em três anos e meio, tornando árdua e complexa a tarefa de recrutar e identificar trabalhadores, conferindo um mínimo de formalidade aos vínculos trabalhistas. Foto: Arquivo Público - DF

Post navigation

Em agosto de 2011, técnicos e operários que consertavam uma infiltração no Salão Verde da Câmara dos Deputados descobriram inscrições de operários da época da construção do prédio. Conforme noticiou na época a Agência Câmara, os candangos deixaram, numa espécie de fosso, mensagens para o futuro. Uma delas, escrita por José Silva Guerra, em 22 de abril de 1959, exatamente um ano e um dia antes da inauguração da nova capital, trazia um apelo e uma recomendação: "Que os homens de amanhã que aqui vierem tenham compaixão dos nossos filhos e que a lei se cumpra".

Um dos maiores feitos de Brasília foi juntar gente de todos os lugares do país, levando a uma comunhão inédita que reforçou o sentido de diversidade na nacionalidade. Foto: Arquivo Público - DF

Saiba mais

Ao todo, a população migrante era de 55.737 pessoas, mas já havia 7.361 crianças nascidas no território da futura capital. Grande parte dessa população vivia em acampamentos da construção dos primeiros prédios de Brasília e a maioria na faixa etária de 20 a 40 anos. A origem predominante dos candangos era dos estados mais próximos: Goiás (23,3%), Minas Gerais (20,3%) e Bahia (13,5%). Em termos regionais, os nordestinos eram os principais candangos (44%). O IBGE também contou 1.216 estrangeiros morando em Brasília em 1959.

“Candangos” são pessoas que vieram de outros estados do Brasil com objetivo de “tirar do papel” o sonho de construir a capital. No começo, os candangos eram os nordestinos que cuidavam da mão-de-obra braçal na maior parte das vezes, e o termo era visto como forma pejorativa.

A migração começa em 1956 com a chegada de 256 trabalhadores, os primeiros candangos, como eram chamados os operários que construíram Brasília. Em janeiro de 1957, a estimativa era de 2.500 trabalhadores. Uma contagem populacional feita em julho do mesmo ano indicava precisos 12.283 candangos.

Como eram os candangos?

Das toneladas de arroz, feijão, carne e farofa que abasteciam os refeitórios dos operários, a cidade viu surgir seus primeiros chefes de cozinha. Uma nova gastronomia era criada da mistura de tantas outras.

E em meio à crise que se abateu sobre a economia, aumentam as responsabilidades dos homens de hoje, que eram “os de amanhã”, nas frases deixadas pelos candangos de 1959, quando a epidemia que tomava conta do país era a das levas de sertanejos em busca de vida melhor no Planalto Central e o contágio era de otimismo.

No começo, candangos eram os nordestinos, a maior parte da mão de obra braçal. Depois passou a denominar os pioneiros que chegaram nos primórdios da capital. Por fim, se tornou sinônimo de brasiliense. Com muito orgulho sim, senhor.

Porque Os Candangos vieram para Brasília?

Porque Os Candangos vieram para Brasília?

Dos tempos gloriosos aos dias da vida comum, restou a esperança de que a cidadania seja a glória maior. Tão aberta para o mundo como uma torre, tão imensa quanto o céu de Brasília. Foto: Nelson Oliveira/Agência Senado

Tida por muitos como a maior realização do povo brasileiro, a fundação de Brasília despertou o orgulho e aumentou a autoestima de muitos que para cá vieram, mesmo nas mais humildes ocupações. Foto: Arquivo Público - DF

Onde os candangos passaram a viver depois da inauguração da cidade de Brasília?

Resposta. Quando a cidade ficou pronta, os trabalhadores acabaram permanecendo nas cidades vizinhas. As cidades satélites se formaram durante o período da construção, mas existem até hoje. Elas ainda sofrem de alguns problemas que permaneceram, como a falta de bons transportes e infraestrutura.

Onde passaram a viver os trabalhadores que construíram Brasília?

Resposta: Os trabalhadores que construíram Brasília (genericamente chamados de "candangos") eram, em sua maioria, imigrantes de outras regiões do país (em especial norte e nordeste), tendo parte deles voltado para as suas regiões e outros passado a viver nas zonas periféricas de Brasília.

Como foi planejada a cidade de Brasília?

A cidade foi inteiramente projetada através do Plano Piloto feito por Lúcio Costa e teve orientação arquitetural de Oscar Niemeyer, famoso por suas obras da arquitetura contemporânea. Além disso, o engenheiro Joaquim Cardozo realizou os projetos estruturais dos edifícios mais complexos, como os palácios e a catedral.

Em qual região foi construída a cidade de Brasília?

Planalto Central

Qual foi o motivo da escolha do local de Brasília?

Brasília está situada no Planalto Central e surgiu após anos de questionamentos históricos e geográficos sobre a transferência de poder político do litoral para o interior do país, em algum ponto central.

Porque a cidade recebeu o nome de Brasília?

BRASÍLIA. Como é possível supor, o nome Brasília deriva de Brasil. A atual capital brasileira, localizada no Centro-Oeste, foi construída durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek e inaugurada em 1960. ... Mas o nome "Brasília"- versão em latim de Brasil - surgiu muito antes da construção da cidade.

Por que o Distrito Federal não é um Estado?

O Distrito Federal não é um Estado e nem possui municípios, é um território autônomo composto por 30 Regiões administrativas (cidades-satélites); exceto Brasília, a capital federal e sede do governo do Distrito Federal. ... O Distrito Federal está localizado numa porção de área que pertencia ao Estado de Goiás.

Porque Brasília é um Distrito Federal?

Plano Piloto e Brasília são a mesma coisa, uma região administrativa do Distrito Federal. ... Porque em Brasília, é a capital federal, e lá há a sede do Governo do Distrito Federal, lá no Palácio do Buriti, e a sede do Governo Federal, no Palácio do Planalto.

Qual é a função do Distrito Federal?

Distrito Federal é o nome dado a uma das 27 regiões administrativas que compõem a República Federativa do Brasil, A peculiaridade deste que é o menor ente administrativo da União é a de servir de abrigo para a capital da Federação, a cidade de Brasília.

Qual a diferença entre estados e Distrito Federal?

O Estado Federal (República Federativa do Brasil) é que é a pessoa jurídica de direito público internacional. A União, pessoa jurídica de direito público interno, somente é uma das entidades que forma esse todo, o Estado Federal, e que, por determinação constitucional (art.

Qual é a área do Distrito Federal?

5.

Qual é o significado do Distrito Federal?

Distrito federal é o nome de uma divisão administrativa que responde diretamente ao governo central em países que se constituem como federação. Geralmente, é nele que se localiza a capital.

Quais são os territórios do Distrito Federal?

O Distrito Federal não é um Estado nem possuí municípios, é um território autônomo composto por 30 Regiões administrativas (cidades-satélites), exceto Brasília, a capital federal e sede do governo do Distrito Federal.

Qual é o estado do Distrito Federal?

O Distrito Federal é um estado brasileiro assim como Bahia, Rio de Janeiro ou Paraná, mas é formado por uma única cidade: Brasília.

Quais são os estados vizinhos de Brasília?

Distrito Federal (Brasil)

Quem nasce em Taguatinga DF E o quê?

O Gentílico de Taguatinga é Taguatinense. Sua população no ano de 2010 era de 15.

Quem nasce em Ceilândia E o quê?

Quem nasce em Ceilândia é brasiliense, assim como quem é do Plano Piloto, área central de Brasília, ou outras regiões.