Além disso, tanto o feijão carioca quanto o preto contém minerais como ferro, zinco, cálcio, fósforo, potássio, cobre e manganês. Mas mesmo com todos esses benefícios compartilhados, o feijão preto ganha a disputa, por ter mais ferro, cálcio e carboidrato.
O feijão branco é usado em várias dietas de emagrecimento e é o mais rico em faseolamina, glicoproteína que dificulta a absorção dos carboidratos. Por conta de sua cremosidade, seu caldo também é usado para preparar sopas, saladas e pratos mais elaborados.
“O feijão caranguejo é um dos feijões mais populares em todo o mundo”, diz Previte. Ótimas notícias, porque 'eles são particularmente ricos em Kaempferol, um flavonóide associado a impressionantes benefícios à saúde'.
O guia alimentar do Ministério da Saúde recomenda a ingestão de arroz e feijão todos os dias, já que o consumo diário desses alimentos também ajuda a prevenir doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e o mau funcionamento do intestino.
O equivalente a 100 gramas de feijão carioca cozido tem mais proteínas (4.8 gramas contra 4.5 gramas), fibras (8.5 gramas contra 8.4 gramas) e magnésio (42 mg contra 40 mg) em relação à mesma quantidade de feijão preto.
Que o feijão é saudável e nutritivo você provavelmente já sabe há muito tempo. Mas você sabe dizer quais nutrientes são encontrados no feijão? Ou melhor, sabe se o feijão é carboidrato ou proteína?
Mas esses benefícios só são sentidos quando o consumo do feijão está associado a hábitos saudáveis de vida, como uma dieta equilibrada e a prática de exercícios.
Muitas pessoas apreciam o sabor e a versatilidade do feijão em suas refeições diárias, mas você sabia que esse alimento também oferece benefícios nutricionais incríveis? Uma análise detalhada sobre a quantidade de proteína em diferentes tipos de feijão revela informações interessantes sobre qual deles apresenta um teor proteico mais elevado.
Bem, como descobrimos, não há uma resposta única e definitiva para essa pergunta. Cada variedade de feijão apresenta suas particularidades nutricionais, trazendo diferentes quantidades de proteína para a mesa. Portanto, a escolha do feijão mais proteico vai depender do seu paladar e das suas necessidades.
Primeiramente, vale a pena conferir todos os benefícios dos diversos tipos de feijão que podemos consumir e, de quebra, aprender como fazer algumas receitas de sopa de feijão light e receitas de feijão tropeiro light.
Mas será que o feijão é carboidrato simples ou complexo? Bem, o feijão é considerado um carboidrato complexo, e não um carboidrato simples. Os carboidratos complexos geralmente são compostos por fibras, que são mais difíceis de ser digeridas pelo corpo e promovem a sensação de saciedade por mais tempo.
Proteína em feijão preto, por 1/2 xícara: 7,6 gramas
Proteína no feijão, por 1/2 xícara: 7,2 gramas
O feijão branco é um dos mais indicados para quem está querendo perder peso. Para você ter uma ideia, 100g de feijão branco fornecem apenas 24kcal. Além disso, ele é uma excelente fonte de cálcio.
O feijão fava é outro feijão rico em proteínas, com 13 gramas de proteína por porção de 1 xícara (170 g). As lentilhas também são ricas em proteínas, com a maioria das lentilhas tendo cerca de 17 gramas por xícara (198 g). Logo atrás estão o feijão vermelho, com cerca de 16 gramas em uma porção de 1 xícara (177 g). O feijão preto e o feijão preto ou branco têm 15 gramas de proteína por xícara (172 ge 182 g), enquanto a ervilha-preta, o grão-de-bico e o limão têm cerca de 14 gramas por xícara (170 g, 164 g e 170 g cada) .
Além disso, tanto o feijão carioca quanto o preto contém minerais como ferro, zinco, cálcio, fósforo, potássio, cobre e manganês. Mas mesmo com todos esses benefícios compartilhados, o feijão preto ganha a disputa, por ter mais ferro, cálcio e carboidrato.
'A maioria dos feijões tem aproximadamente 6 a 9 gramas por porção de meia xícara, o que equivale a duas claras de ovo, um ovo ou um pouco mais de 30 gramas de frango, carne ou peixe', diz Lauren Harris-Pincus, MS, RDN, fundador do Nutrição Estrelando VOCÊ e autor de The Protein-Packed Breakfast Club . E algumas leguminosas fornecem ainda mais proteína do que isso. (Mais sobre isso mais tarde.)
Isso ocorre porque, embora em níveis diferentes, eles são ricos em fibras, o que dá saciedade e reduz a ingestão calórica. Além disso, essas fibras podem ajudar a controlar os níveis de colesterol e triglicérides.
'Você também pode torná-los a estrela do prato', diz Batayneh. 'Combine-os com espinafre murcho e salsicha para um jantar rápido durante a semana' ou experimente-os neste espinafre refogado que combina perfeitamente com vieiras tostadas.
Os benefícios dos diferentes tipos de feijão já são antigos conhecidos de todos nós, uma vez que a maioria deles faz parte de nosso dia a dia.
Por ser rico em proteínas, fibras alimentares e outros nutrientes, de forma semelhante aos outros tipos de feijão já mencionados, o azuki contribui para a prevenção e o tratamento de:
As necessidades de proteína das pessoas variam de acordo com o peso. Existem duas maneiras de pensar sobre as necessidades de proteína; em um caso, a proteína deve representar cerca de 20% da ingestão calórica total. Um grama de proteína contém quatro calorias, portanto, para determinar as necessidades de proteína dessa forma, a pessoa deve descobrir quais devem ser 20% de sua ingestão calórica e dividir por quatro para o número de gramas de proteína necessária. Geralmente, adultos saudáveis precisam de 1,800 a 2,000 calorias por dia, embora as necessidades individuais possam variar dependendo dos níveis de saúde e atividade. As pessoas devem perguntar a um profissional médico sobre sua dieta se tiverem dúvidas.