Ou seja, quanto maior a taxa de desemprego menor a taxa de inflação e vice-versa. ... Esta ligação entre inflação e desemprego decorre do fato de que, quanto maior a taxa de desemprego, menos renda é gerada na economia, seja porque menos empregos são criados, seja porque os empregos criados pagam menores salários.
Segundo esta teoria, desenvolvida pelo economista neozelandês William Phillips, uma menor taxa de desemprego leva a um aumento da inflação, e uma maior taxa de desemprego a uma menor inflação.
É praticamente consensual entre os economistas a ideia de que, no curto prazo, existe trade-off entre inflação e desemprego, ou seja, os governantes podem trocar uma taxa mais elevada no nível de preços por menos pessoas sem trabalho e, consequentemente, um produto maior da economia.
Literalmente, estabilidade de preços significa que o nível de preços da economia permanece inalterado. Obviamente, isso não impede que haja variações de preços relativos mas, no agregado, o nível de preços não muda. Em outras palavras, a taxa de inflação é igual a zero.
A estabilidade monetária significava a livre conversão das no- tas em ouro, fosse de forma directa ou indirecta (através de uma outra moeda ela sim con- vertível em ouro).