EQST

Qual A Relaço Da Cultura Com O Corpo?

Qual a relação da cultura com o corpo?

O corpo seria, então, o primeiro e mais natural objeto do homem. ... De acordo com Lopes (1995), a cultura surge na relação homem/natureza. Ela se apresenta como o conjunto de interpretações, apropriações e transformações que o homem realiza junto à natureza. Somos corpo, cultura e natureza, temos essa dualidade em nós.

O que é a cultura do corpo?

Trata-se de estudar as relações entre corpo, cultura e sociedade descortinando a temática do corpo como norteadora da ação do homem no mundo. A sociedade caracterizada pelos condicionamentos capitalistas aplica um corporicídio transformando o corpo em fonte de exploração do mercado, da mídia, da estética, da saúde.

Como o corpo produz cultura?

Nosso corpo a partir do nascimento vai sendo construído nesta relação com o mundo da cultura, das condições ambientes e econômicas, pautado, portanto, no sentido que este adquire no grupo social ao qual será integrado pelas condições socioeconômicas e culturais.

Qual a interferência da cultura na formação do corpo?

O corpo humano, mais que um objeto da natureza, é uma construção cultural, embasada nas regras impostas pela sociedade, passando eventualmente por mutações com o passar do tempo, sendo que elas rementem aos códigos de cada cultura dentro dos limites tecnológicos de cada época.

Qual a relação entre a cultura corpo e a educação física?

A cultura contemporânea incorporou um sentido exclusivo para o conceito de Educação Física. ... Com o discurso sobre a prática de atividades físicas, o corpo humano adquire uma forma cultural e vem obedecendo um conjunto de valores e comportamentos que refletem metaforicamente um sentido de sobrevivência.

Como a cultura age sobre o corpo humano?

Cada sociedade, cada cultura age sobre o corpo determinando-o, constrói as particularidades do seu corpo, enfatizando determinados atributos em detrimento de outros, cria os seus próprios padrões.

Qual a relação entre corpo movimento e cultura?

A cultura de movimento, ao envolver a relação entre corpo, natureza e cultura, configura-se como um conhecimento que vai sendo construído e reconstruído ao longo de nossas vidas e da história. ... Um conhecimento que permite a compreensão do mundo por meio do corpo em movimento no ambiente, cultura e história.

Por que podemos afirmar a existência de uma produção cultural do corpo?

Como grande parte de nossas características são oriundas do meio, afirmo que o corpo é ele mesmo uma construção social, cultural e histórica (GOELLNER, 2003). O corpo está tão inserido e é tão importante para a sociedade que ao mesmo tempo é capaz de produzir uma cultura e ser influenciado por outras.

O que é corpo produtor?

O corpo produtor era um corpo-objeto (GHIRALDELLI, 2007), entendido como parte necessária da engrenagem do maquinário social. Portanto o corpo produtor assumia um valor “meramente instrumental” (BAUMAN, 2009, p. 119).

Quais são as influências culturais?

Nossos hábitos culturais receberam elementos e influências de povos indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, italianos e japoneses, entre outros, devido à colonização, à imigração e aos povos que já habitavam aqui.

Qual a relação entre o corpo a mídia e o consumo?

A influência da mídia na construção do corpo ideal ganhou força e ampliou a paixão pela moda, expandiu o consumo de produtos que garantem um corpo belo e tornou a aparência física uma dimensão essencial da identidade feminina e masculina (acréscimo nosso), inaugurando um novo momento na história da beleza.

O que é cultura Ed Física?

A cultura da educação física (EF), esse conjunto de saberes e fazeres, de valores e comportamentos que configuram sentidos e significados vinculados às práticas corporais tematizadas e construídas por essa prática social no âmbito da instituição escolar, em função exatamente da sua radicação social, foi inicialmente ( ...

Como um povo se expressa por meio do corpo?

A pratica de pintar o corpo por meio de tatuagens foi bastante difundida em nossa sociedade. Hoje em dia, muitas pessoas tem desenhos no corpo feitas com agulhas finas que deixam marcas permanentes sobre a pele. A finalidade desse tipo de adorno é criar um sinal uma marca capaz de diferenciar um indivíduo dos demais.

Como o corpo é visto nos dias atuais?

O corpo é algo primordial para interagirmos na sociedade, pois dependendo da forma que ele se encontra somos muito bem visto por determinados grupos sociais, isto é, se ele estiver em “forma ideal” de acordo com o padrão que a mídia tenta nos influenciar, caso contrario se não estivermos nesse padrão estético somos ...

O que é cultura corporal de movimento e qual a relação dela com a educação física?

A cultura de movimento é compreendida como critério organizador do conhecimento da Educação Física. ... Outros discursos amparados pelas Ciências Humanas e Sociais procuram ultrapassar as explicações naturalizantes do movimento humano e concebem o objeto da Educação Física como fenômeno cultural.

Qual a importância histórica social e cultural sobre o corpo se movimentar?

A relação entre corpo e sociedade envolve a Cultura Corporal do Movimento, ao longo da vida e da história se configura como um conhecimento que vai sendo construído e reconstruído. ... Ao estar ligado ao mundo em que vive o corpo humano, cria movimentos e ao mover se, cria sentidos, desequilibra, inverte.

O que os corpos revelam sobre a nossa cultura?

No Livro Linguagem do Corpo de Cristina Cairo, o formato do nosso corpo revela características e traços de personalidade humana, identificando como cada um de nós lida com as emoções. ... Na verdade, o corpo tem linguagem própria e fala por si mesmo de várias maneiras e muitas vezes não são percebidas.

O que é o corpo produtor?

O corpo produtor era um corpo-objeto (GHIRALDELLI, 2007), entendido como parte necessária da engrenagem do maquinário social. Portanto o corpo produtor assumia um valor “meramente instrumental” (BAUMAN, 2009, p. 119).

O que é corpo rascunho?

O corpo rascunho é, no âmbito dessa interpretação, maleável e suscetível a modificações, pode ser entendido como lugar de possibilidades, de reinvenções e da correção dos excessos (Le Breton, 2006). ... Trata-se, portanto, de um corpo modificado e ressignificado por cada um de nós, um corpo que é rascunho.