“Já a milha náutica, ou marítima, foi estabelecida de forma científica. Como a Terra possui um formato arredondado, qualquer linha a contorná-la terá 360 graus. A linha do Equador mede aproximadamente 40 000 quilômetros. Dividiu-se, então, esse perímetro por 360 e depois por 60, pois um grau corresponde a 60 minutos.
A zona econômica exclusiva do Brasil (ZEE) corresponde a uma faixa territorial no Oceano Atlântico para além do litoral brasileiro e que pertence à soberania territorial do país. ... O mar territorial corresponde a uma faixa marítima de 12 milhas náuticas para além do limite continental do país.
As marés são movimentos oceânicos que ocorrem graças à atração gravitacional do Sol e da Lua sobre a água dos mares. ... A imagem mostra como está atuando a força gravitacional sobre a água.
Seis horas depois da maré alta em um lugar, a Terra terá completado um quarto de volta ao redor do seu eixo. ... Essa rotação desloca o mar e ele não fica mais diretamente sob a Lua. Daí vem a maré baixa.
A mínima da maré baixa do dia 6 ocorre às 8h39 (nível: 0,4) A mínima da maré baixa do dia 7 ocorre às 9h15 (nível: 0,3) A mínima da maré baixa do dia 8 ocorre às 9h53 (nível: 0,2)
Ao contrário do que parece não é verdade que o mar “enche” e depois “esvazia”, o que ocorre é um deslocamento da água de um lugar para o outro. O efeito das marés é provocado pela aproximação dos astros com o campo gravitacional da Terra. ... No período de 24 horas e 48 minutos, as águas do mar sobem e descem duas vezes.