Quando chega o inverno e depois da colheita, muitos agricultores podem se perguntar como a vinha é podada, quando as vinhas são podadas, como posso melhorar a poda para aumentar a produtividade da minha vinha.
Para a produção de cachos também são realizadas podas. É necessário um tempo de repouso após colheita e antes do início do ciclo de produção seguinte, podendo variar em torno de um a dois meses.
Monteiro explica que a poda seca é fundamental para garantir a qualidade da uva produzida, possibilitando um perfeito equilíbrio entre a quantidade e o vigor das folhas e galhos, e a produção de uvas. “Para termos bons resultados, não basta retirar qualquer galho, deve-se saber exatamente como manejar a planta. Uma poda mal feita pode prejudicar a produção de uvas em vários anos”, alerta.
A poda de inverno também conhecida como poda seca, é crucial para definir a localização e limitar o número de gemas (ou gomos). A partir das gemas são originados os galhos (pâmpanos), folhas e cachos de uvas; as frutas só são originadas a partir de galhos novos, do mesmo ano. As videiras destinadas a baixos rendimentos necessitam de uma poda de inverno mais radical para estabelecer o número de gemas adequado. A definição do número de gomos e a localização delas dependem de fatores como: estilo de vinho que se deseja elaborar, condições climáticas (por exemplo: exposição solar, possibilidade de geadas…), ventos, variedade da uva, condições do solo, dentre outros.
Pensando num verdadeiro passo a passo, a equipe da Embrapa Uva e Vinho reuniu as principais informações sobre o assunto no “Manual Poda da Videira em Clima Temperado”, que está disponível gratuitamente para download no Portal da Embrapa.
Então ficam esporões e varas de produção, num composto chamado de poda mista. Os esporões produzirão brotações que serão utilizados como ramos ou varas de produção no ciclo do ano seguinte.
Dependendo do objetivo que perseguimos, existem diferentes tipos de poda da vinha que nos permitirão melhorar a saúde da nossa vinha e aumentar os nossos rendimentos. Vamos ver quando é que se poda preferencialmente a vinha e, de acordo com cada casa, como se poda a vinha.
Ter o nosso próprio jardim em casa é uma tendência que está cada vez mais na moda. Se já o fez e quer saber como podar as videiras, não perca as recomendações que explicamos hoje para usufruir do sabor e dos nutrientes que tem esta deliciosa fruta. Mas se ainda não plantou sua própria videira, ainda que tenha espaço para fazer, atreva-se a fazer isso! E quando suas uvas estiverem prontas, dê uma olhada nos conselhos que damos a você em umComo sobre como podar uma videira.
Para podar a videira você também vai precisar de um pouco de prática. De modo que, se as primeiras vezes sua tarefa não sair como esperava, paciência e continue tentando. Mas tenha em conta que deverá começar a poda pelos ramos fracos e quando as folhas tenham se desenvolvido totalmente.
A poda da ponta destes ramos ocorrerá quando estiver quase no limite destinado a ele no espaço. Assim, a perda da dominância também produzirá mais ramos, fechando mais a copa.
A poda da videira em vidro visa um sistema de condução sem nenhum suporte mecânico externo, onde a videira tem um suporte principal baixo e entre 3 e 4 braços principais (ramos) dispostos radialmente. É o sistema tradicional mais utilizado e simples de se formar.
Poda longa, poda curta, poda mista, poda de formação, poda verde – São tantos os diferentes tipos de poda que muitas vezes, especialmente as pessoas que têm apenas alguns pés de uva no quintal de casa para consumo próprio, ficam em dúvida do manejo correto que devem fazer.
E para que a sua videira se mantenha em perfeito estado, não deixe de consultar o nosso artigo sobre como cuidar de videiras.
A poda verde é realizada após a brotação dos novos brotos. A poda verde da videira consiste em eliminar um acesso de rebentos não férteis que dificultam o bom crescimento e desenvolvimento da videira. Exemplos disso são brotos em partes indesejáveis da planta, rebentos, etc.
Estas brotações laterais devem ter um espaçamento aproximado de 30 cm entre elas no ramo inicial para não haver adensamento excessivo de vegetação, ocasionando pouca entrada da luz do sol no meio da copa.
Se quer realizar corretamente a poda da videira, também não se esqueça de colher a cada novo crescimento, uma vez que as uvas tenham se formado completamente. O ideal é realizar a poda com tesouras adequadas e começar sempre pela base, tentando abrir algumas zonas que estejam bastante densas. Desta forma, a nossa fruta crescerá melhor.
Retirando-se a ponta, elimina-se a dominância apical do ramo e as gemas logo a seguir se desenvolvem em ramos. A condução destes ramos secundários formados deverá ser no mesmo sentido do ramo inicial.
A época para esta tarefa é antes da emissão das flores e quando já houver o início dos frutos ainda pequenos. O objetivo para esta poda permitir a formação de cachos melhores e mais bem formados.