Foram também questionados se os modelos atômicos tem alguma relação com a vida cotidiana. 78% afirmaram que sim. Quando perguntados se o desenvolvimento dos modelos atômicos é uma importante conquista que contribui para o avanço da ciência e desenvolvimento da sociedade. Questão 92% afirmou que sim.
Sendo assim, os principais modelos atômicos desenvolvidos para entender a natureza da matéria foram:
O modelo de átomo mais aceita é a de Niels Bohr.
Podemos perceber que os conhecimentos científicos são ligados ao grande desenvolvimento tecnológico da sociedade atual. Assim, podemos dizer que o desenvolvimento dos modelos atômicos foi um dos responsáveis pelo avanço no ramo médico, que vai desde medicamentos até os modernos aparelhos de ressonância magnética.
Resposta: Rutherford realizou um experimento em que um feixe de partículas alfa (α) foi submetido a um campo elétrico. Rutherford observou ao final do experimento que esta radiação seria formada por partículas positivas, uma vez que era atraída pelo polo negativo.
Através deste estudo pode-se perceber que a descoberta da radioatividade foi de suma importância desde a construção do modelo atômico de Thompson ao modelo atômico de Rutherford, porém é possível notar que mesmo tendo contribuído para a construção de tais modelos existem muitos poucos materiais relacionados à temática.
A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética. ... Isótopos radioativos liberam energia (radiação) através de ondas eletromagnéticas (raios X e raios gama) ou partículas subatômicas em alta velocidade.
Portanto, no Modelo Atômico de Rutherford, os elétrons se movimentam em órbitas circulares ao redor do núcleo, carregado de prótons (elementos de carga positiva). Portanto, a descoberta de Rutherford só ocorreu porque o mesmo usou a radioatividade em uma placa de ouro para chegar em seus resultados.
A radioatividade é basicamente um fenômeno natural ou artificial, onde suas substâncias ou elementos químicos são chamados de radioativos. Os radioativos são capazes de emitir radiações, e essas radiações são: partículas alfa, partículas beta e raios gama.
Para verificar se os átomos eram maciços, Rutherford bombardeou uma fina lâmina de ouro com pequenas partículas de carga positivas, denominada partículas alfa, emitidas por um material radioativo proveniente do polônio.
Resposta. Todas(ou grande maioria) das partículas alfas seriam rebatidas,porque de acordo com Thomson o Átomo seria maciço,não tendo espaço(eletrosfera) para as partículas passarem.
O físico neozelandês Ernest Rutherford (1871 - 1937) realizou em 1911 um conjunto de experiências e chegou à conclusão que o átomo é constituído por um núcleo positivo pequeno envolto por uma região mais extensa, na qual está dispersa a carga negativa.
O modelo atômico de Rutherford dizia que o átomo seria formado por um núcleo com partículas positivas (prótons) e partículas neutras (nêutrons), além de uma eletrosfera, que seria uma região vazia onde os elétrons ficariam girando ao redor do núcleo.
O modelo atômico de Rutherford apresenta como principais características um núcleo positivo e uma eletrosfera negativa, todas evidenciadas por um experimento que utilizou radiação e ouro. No ano de 1911, o cientista neozelandês Ernest Rutherford apresentou à comunidade científica o seu modelo atômico.
Rutherford chegou à conclusão de que o átomo teria um núcleo pequeno, denso e positivo, além de elétrons girando ao redor do núcleo em uma região vazia chamada eletrosfera.
Joseph John Thomson
pelo fato das partículas atravessarem a lamina, se fosse estruturas maciças como diz o pudim de passas as partículas deveriam bater e voltar e não foi isso que aconteceu, logo deveria ter espaços entre os átomos .... e por isso Rutherford imaginou átomos com núcleos densos e com uma eletrosfera circulando e um imenso ...
Utilizando uma ampola de Crookes, Thomson observou que as emissões irradiadas pelo gás dentro do tubo eram desviadas no sentido da placa externa positiva, seja qual for o gás. Deste modo, ficou confirmada a presença de partículas subatômicas negativas, denominadas elétrons.
Os experimentos de J.J. Thomson com tubos de raios catódicos mostraram que todos os átomos contêm minúsculas partículas subatômicas com carga negativa, ou elétrons. Thomson propôs o modelo do pudim de passas do átomo, com elétrons carregados negativamente inseridos em uma "sopa" carregada positivamente.
Resposta. Resposta: De acordo com a teoria de thomson o átomo é composto por partículas negativas "elétrons" e uma massa positiva inteira. Se ocorresse essa experiencia nesse átomo acredito que todas particulas alfa passariam direto pois thomson n sabia que havia um núcleo no átomo, nucleo esse causador dos desvios.
Foi Thomson que comprovou a existência de partículas negativas, os elétrons. ... Porém, a teoria de Thomson não estava completa e foi aperfeiçoada pelos cientistas Bohr e Rutherford que provaram que o átomo dividia-se em em sete camadas com elétrons e que o mesmo possuía espaços vazios.