Portanto, a Atenção Farmacêutica com orientação farmacoterapêutica e acompanhamento do tratamento pode promover a prevenção de problemas de saúde, devido ao conhecimento dos medicamentos que estão sendo utilizados no paciente e, dessa maneira, reduzindo os erros de medicação e reações adversas, além da interação com a ...
O acompanhamento farmacoterapêutico se enquadra como um serviço clínico executado por um farmacêutico e visa ajudar o paciente a fazer o uso correto de medicamentos para garantir a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.
“Atenção Farmacêutica é a provisão responsável do tratamento farmacológico com o objetivo de alcançar resultados satisfatórios na saúde, melhorando a qualidade de vida do paciente”.
MÉTODO TOM (Therapeutic Outcomes Monitoring) ou Monitorização de Resultados Terapêuticos: Este método foi desenvolvido por Charles Hepler, na Universidade da Florida (EUA), para dar apoio às atividades do farmacêutico na prática, em nível comunitário (WHO, 1998).
O método Dáder é uma ferramenta utilizada pelos profissionais farmacêuticos onde os mesmos se responsabilizam pelas necessidades do doente atribuídas por medicamentos. Por meio da detecção, resolução e prevenção dos Problemas Relacionados com Medicamentos (PRM).
“PRM é um problema de saúde, relacionado ou suspeito de estar relacionado à farmacoterapia, que interfere ou pode interferir nos resultados terapêuticos e na qualidade de vida do usuário.”
"Problema de saúde autolimitado: enfermidade aguda de baixa gravidade, de breve período de latência, que desencadeia uma reação orgânica a qual tende a cursar sem dano para o paciente e que pode ser tratada de forma eficaz e segura com medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não ...
Desenvolver ações de assistência farmacêutica, articuladas e sincronizadas com as diretrizes institucionais. 14) São considerados problemas relacionados a medicamentos exceto: A. Dose inefetiva; B.
-Inefetividade não qualitativa: o paciente sofre um problema de saúde associado a uma inefetividade não qualitativa do medicamento; -Inefetividade quantitativa: o paciente sofre um problema de saúde associado a uma inefetividade quantitativa do medicamento.
O conceito de Atenção Farmacêutica é concretamente realizado quando o farmacêutico consegue identificar, prevenir e resolver os resultados negativos associados aos medicamentos (RNM), que são denominados pelo Terceiro Consenso de Granada, como resultados de saúde, do paciente, não adequados ao objetivo da ...
PRM 1: O paciente não usa os medicamentos que necessita. PRM 2: O paciente usa medicamentos que não necessita. PRM 3: O paciente não responde ao tratamento. PRM 4: O paciente usa uma dose e/ou intervalo inferiores aos necessários para um medicamento corretamente selecionado.
O Seguimento Farmacoterapêutico representa a área de intervenção farmacêutica no âmbito da farmacoterapia clínica em que o farmacêutico pode contribuir de modo efectivo para a melhoria da qualidade de vida dos seus doentes, reduzindo a morbilidade e a mortalidade associada aos medicamentos.
É um processo que consiste na obtenção de uma lista completa e precisa dos medicamentos de uso habitual do paciente e posterior comparação com a prescrição em todas as transições de cuidado (admissão, alta hospitalar ou transferência entre unidades de internação).
- Estado de Situação. - Fase de Estudo. - Fase de Avaliação. - Fase de Intervenção - Resultado da Intervenção.
Primeiro, para se tornar um farmacêutico clínico, além de ser um excelente farmacêutico, você precisa se especializar em uma pós-graduação na área de farmácia clínica em uma instituição de ensino superior.
Os principais objetivos dessa área, são promover a utilização correta e adequada dos medicamentos e minimizar o risco de efeitos adversos induzidos por um tratamento. Os conceitos de Farmácia Clínica já são utilizados há anos em países da Europa e EUA, e vem ganhando destaque no Brasil, principalmente na última década.
A farmácia clínica moderna começa com o final da Segunda Guerra Mundial com o lançamento de diversos fármacos e a introdução de uma tecnologia farmacêutica de produção em larga escala. Com essa mudança, os farmacêuticos começam a repensar o currículo dos cursos de Farmácia, principalmente nos Estados Unidos.
O farmacêutico é o principal gerenciador do setor de farmácia nas unidades de saúde, ele é o grande responsável por conferir as receitas prescritas pelo médico e dar as orientações corretas ao paciente sobre determinada medicação. ...
Atuando em programas de educação em saúde, o farmacêutico garante que a população seja orientada em relação às doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, conscientizando a população da importância do uso correto dos medicamentos e do acesso à saúde.