A transmissão da cólera ocorre por via fecal-oral, ou seja, pela ingestão de água ou alimentos contaminados, ou pela contaminação pessoa a pessoa.
Morfologia. De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococos e, em cachos, um estafilococo.
As formas geométricas básicas, que podem gerar todas as outras mediante variações dos seus componentes, são as três já conhecidas como a Trilogia do Design : o quadrado, o círculo e o triângulo.
A conjugação bacteriana, descoberta por Ledeberg e Tatum (1946), é o processo sexual de transferência de genes de uma bactéria doadora para uma receptora. Para que uma linhagem bacteriana seja doadora ela deve conter um plasmídio conjugativo (elemento extracromossômico).
Hoje se sabe que o DNA é transferido de uma bactéria para outra, na conjugação, é quase sempre o plasmídio F. ... Na bactéria receptora pode ocorrer recombinação genética entre o cromossomo e o fragmento de DNA unido ao plasmídio recebido da bactéria doadora.
Em face de permitir que plasmídeos com genes para a resistência a diversos antibióticos penetrem em uma bactéria, conferindo resistência a esses agentes terapêuticos, a conjugação bacteriana tem grande importância na medicina.
Transdução é o processo de reprodução no qual o DNA bacteriano é transferido de uma bactéria para outra por um vírus, os chamados bacteriófagos. Existem dois mecanismos de transdução: generalizada, em que qualquer gene pode ser transmitido, e restrita, que se limita a alguns genes específicos.
Algumas bactérias usam o oxigêni do ar na respiração; outras não dependem do oxigênio para conseguir energia e utilizam um processo conhecido como fermentação. A fermentação realizada por bactérias é aproveitada em muitas indústrias,para fazer, por exemplo, iogurte.
Brotamento: como o nome sugere, verifica-se o crescimento de um broto no corpo do ser vivo. Esse broto pode soltar-se do indivíduo e gerar outro indivíduo independente ou permanecer ligado, formando colônias. Cnidários, fungos e vegetais apresentam essa forma de reprodução.