EQST

Qual A Diferença Entre Micotoxicose E Micetismo?

Qual a diferença entre Micotoxicose e Micetismo?

Micetismo e micotoxicose são decorrentes da produção de micotoxinas pelos fungos. São conceitualmente definidos como: Micotoxicose: síndrome causada pela ingestão de uma toxina exógena, geral- mente como um contaminante do ambiente. Micetismo: síndrome causada pela ingestão de fungo produtor de toxinas endó- genas.

O que é uma Micotoxicose?

Micotoxicose é o nome que se dá à doença causada pela ingestão de alimentos contaminados por micotoxinas. Como mencionamos, tanto animais quanto seres humanos são afetados por elas. Os seus efeitos, porém, são diversos e influenciados pelo tipo e dosagem da micotoxina, espécie, idade, sexo e saúde animal.

O que é Micotoxicose de um exemplo?

Introdução. Micotoxicoses são intoxicações que acometem cães e gatos, causadas pelas toxinas produzidas por alguns tipos de fungo como os do gênero Fusarium, que produzem uma toxina conhecida como desoxinivalenol (DON) ou vomitoxina, causando a intoxicação também chamada de fusariose.

O que é Micetismo Cite exemplos?

Micetismo é uma doença decorrente da ingestão (envenenamento) de cogumelos tóxicos. Espécies do gênero Amanita, por exemplo, produzem micotoxinas que podem causar lesão grave ou fatal do fígado e rins.

O que são micotoxinas e qual o risco que representam para a saúde humana e animal?

Você já ouviu falar de micotoxina? Elas são substâncias produzidas por fungos e causam efeitos tóxicos em animais e humanos.

O que as micotoxinas podem causar?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que algumas categorias de alimentos, como laticínios, biscoitos e massas, tenham limite para a presença de micotoxinas. Isso porque a sua contaminação é capaz de gerar náuseas e vômitos e causar problemas nos rins, fígado e cérebro, por exemplo.

Quais são as principais aflatoxinas de ocorrência natural?

Comumente encontrados no solo, no feno e na vegetação em processo de decomposição, os principais fungos que produzem aflatoxinas são Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus. Existem diferentes metabólitos de aflatoxina, incluindo B1, B2, G1, G2, M1 e M2.

O que é mucormicose Rinocerebral?

O termo mucormicose é usado para se referir a toda infecção fúngica causada por fungo da classe Zygomycetes e ordem Mucorales, sendo o representante mais comum o Rhizopus oryzae, que é responsável por 60% de todas as formas de mucormicose, além do Mucor, e Absidia3.

O que é a aspergilose?

A aspergilose é uma doença infecciosa oportunista que surge quando o fungo filamentoso do gênero Aspergillus entra no organismo humano por meio da inalação de esporos por indivíduos com imunidade reduzida.

Quais os alimentos que contêm aflatoxinas?

10. Alimentos associados – a aflatoxina tem sido identificada em milho e seus derivados, amendoins e seus derivados, sementes de algodão, leite e nozes como no caso do Brasil – pistaches e nozes brasileiras, pecans e outras espécies. Outros grãos e nozes podem ser susceptíveis, mas menos predispostos à contaminação.

Qual o risco para a saúde humana da exposição a essas micotoxinas?

Para o consumidor, quando ingeridas, essas micotoxinas podem acarretar graves problemas à saúde, principalmente nos rins e no fígado”.

O que as micotoxinas podem causar no ser humano?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que algumas categorias de alimentos, como laticínios, biscoitos e massas, tenham limite para a presença de micotoxinas. Isso porque a sua contaminação é capaz de gerar náuseas e vômitos e causar problemas nos rins, fígado e cérebro, por exemplo.

Quais são os efeitos tóxicos das micotoxinas em seres humanos?

Em baixas doses, as micotoxinas são neutralizadas pelo fígado e não se acumulam no corpo enquanto a exposição permanece baixa. Já em grandes doses de aflatoxinas podem causar intoxicação aguda (aflatoxicose) e podem ser fatais, geralmente por danos ao fígado.

Como podem ser detectadas as aflatoxinas?

As aflatoxinas são compostas por quatro substâncias principais identificadas como B1, B2 (por apresentarem fluorescência azul-violeta quando observadas sob luz ultravioleta em 365 nm) e G1 e G2 (por apresentarem fluorescência esverdeada).

Quais os sintomas de mucormicose?

Os principais sinais e sintomas são lesões necróticas invasivas no nariz e no palato acompanhadas de dor e febre. Infecção nos olhos, deslocamento do globo ocular e secreção nasal com pus também podem ser indicativos da doença.

Como diagnosticar mucormicose?

Para diagnosticar mucormicose, o médico retira amostras de tecido infectado e envia essas amostras para um laboratório para cultivo (cultura) e exame ao microscópio. O diagnóstico é feito quando o fungo é identificado nas amostras. Mas, às vezes, esses testes não detectam o fungo.

O que pode causar aspergilose?

A aspergilose é uma doença infecciosa oportunista que surge quando o fungo filamentoso do gênero Aspergillus entra no organismo humano por meio da inalação de esporos por indivíduos com imunidade reduzida.

Como se contrai aspergilose?

O contágio pelo Aspergillus fumigatus acontece principalmente por meio da inalação dos esporos presentes no ambiente, no entanto pode também acontecer devido à inoculação dos esporos na córnea, por exemplo.