Qual a diferença entre a nota fiscal e a fatura? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Na nota fiscal, o pagamento do produto ou serviço vendido já foi efetuado, bem como o recolhimento dos tributos. Na fatura, esse pagamento ainda está para ser feito. Quanto à obrigatoriedade, a empresa não é obrigada por lei a fazer a emissão de faturas para seus clientes, ao contrário das notas fiscais.
Como colocar fatura na nota fiscal?
Na verdade, a área existente que possui informações de pagamentos é destinada a informação de Faturas e Duplicatas: Para indicar que uma forma de pagamento deve ser considerada Duplicata e dessa forma aparecer no DANFE, basta acessar o menu Cadastros / Formas de Pagamento e marcar a caixa Duplicata de NF-e.
O que é fatura duplicata na nota fiscal?
Nos termos da Lei 5.474/68, a duplicata é o único título de crédito que pode documentar a operação faturada de compra e venda ou de prestação de serviços. Ela deve ser emitida juntamente com a nota fiscal/fatura que discrimina, dentre outras informações, as mercadorias ou os serviços e os seus respectivos valores.
Quais impostos incidem sobre fatura de locação de equipamentos?
Há isenção de ISS e de ICMS. Para uma empresa de Lucro Real, se o equipamento alugado for usado para a atividade-fim — como no caso de uma impressora para uma gráfica —, o benefício gerado é de 1,65% para PIS e 7,6% para Cofins, além de dedução de 15% para IRPJ e 9% para CSLL.
Qual documento emitir para locação de equipamentos?
No que tange à sua cobrança, a forma mais adequada para o documento da locação do bem móvel e imóvel é a emissão de Recibo de Locação de Bens — nos termos que é regido o contrato.