EQST

Qual A Diferença De Radiografia Industrial E Radiologia Industrial?

Qual a diferença de radiografia industrial e radiologia industrial?

O termo radiologia é uma denominação geral para o uso das radiações ionizantes em processos industriais que envolvem diversas aplicações, já a Radiografia Industrial é um exemplo desses processos industriais, onde se faz uso de um aparelho gerador de radiação (Raios-X) para a produção e visualização de imagens de peças ...

O que faz a radiologia industrial?

A Radiologia Industrial é uma das áreas dentro da Radiologia que diz respeito às práticas e aos processos de controle de qualidade em produtos e em materiais. Nesse caso, o profissional faz uso de radiações ionizantes para atingir os rigorosos parâmetros exigidos pelo mercado.

Como é feita a radiografia industrial?

A radiografia industrial é um tipo de ensaio não-destrutivo, assim como a radiografia na área médica, o método é baseado no disparo da energia da radiação em um alvo com o objetivo de obter uma imagem radiográfica desse alvo.

Quais os equipamentos utilizados em radiologia industrial?

Equipamentos para radiografia industrial
  • Equipamentos para Raio-X e Gama;
  • Filmes radiográficos;
  • Sistemas Convencionais, Diretos e Indiretos de Radiografia;
  • Cabine de Inspeção por Raio-X para uso industrial, para o segmento automotivo, para fundições e eletroeletrônicos, entre outros;
Mais itens...

Qual a função da radiologia industrial e como acontece a Proteção Radiológica?

A proteção radiológica na radiologia industrial é um conjunto de medidas e procedimentos fundamentais para a execução das atividades industriais que envolvem o uso de radiação ionizante, em situação normal de operação e em situação de emergência.

O que é necessário para obter a certificação em radiologia industrial?

a) Ser maior de 18 anos de idade; b) Possuir diploma de conclusão de curso de graduação em Radiologia; c) Estar devidamente inscrito no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR) da sua jurisdição; d) Ter condições físicas e psicológicas para executar trabalhos de supervisão de campo.

O que é gamagrafia na radiologia industrial?

Na Radiologia Industrial a Gamagrafia Industrial é um ensaio não-destrutivo que permite avaliar diversos tipos de defeitos tanto em estruturas como em soldas. Na inspeção é produzido um filme radiográfico que permite ao inspetor de radiografia avaliar a qualidade da solda/equipamento e detetar os defeitos possíveis.

O que é Cabecote na radiologia industrial?

Os Raios X são produzidos em ampolas especiais. Os tamanhos das ampolas ou tubos são em função da tensão máxima de operação do aparelho. ... No cabeçote está alojada a ampola e os dispositivos de refrigeração.

Como se especializar em radiologia industrial?

São 2 cursos em 1, o Curso de Formação em Radiografia Industrial prepara o técnico ou tecnólogo em radiologia para atuar como Técnico de Radioproteção (nível técnico), Operador ou Supervisor de Radioproteção Substituto (comprovando o nível superior) em diversas aplicações industriais conforme Resoluções CNEN NN-3.01 e ...

Como funciona e quais equipamentos são usados na radiologia industrial?

O funcionamento consiste na aplicação de equipamentos emissores de radiação (Equipamentos Geradores de Raios X ou Aceleradores de Partículas) e de fontes radioativas (Cobalto 60, Césio 137, Selênio 75, entre outras).

Quais os principais requisitos de proteção radiológica na radiologia industrial?

EPI Radiologia na Proteção Radiológica Industrial Avental de chumbo, óculos plumbíferos, protetores de gôndolas e de tireoide e outros acessórios radiológicos que podem variar de acordo com a necessidade e do tipo de atividade exercida no local, são utilizados para garantir a proteção radiológica industrial.

Quais os profissionais podem exercer atividade em radiologia industrial?

Sim. Os tecnólogos em Radiologia podem exercer todas as atividades dos técnicos em Radiologia no setor Industrial, desde que cumpram os requisitos previstos nos Incisos V e VI do Artigo 2º da resolução.

Qual a norma da Cnen que estabelece os requisitos para funcionamento de serviços de radiografia industrial?

NN 6.04 - Requisitos de Segurança e Proteção Radiológica para Serviços de Radiografia Industrial (Resolução CNEN 145/13)

O que é gamagrafia industrial?

Na Radiologia Industrial a Gamagrafia Industrial é um ensaio não-destrutivo que permite avaliar diversos tipos de defeitos tanto em estruturas como em soldas.

Qual o objetivo do ensaio de gamagrafia?

Gamagrafia, técnica muito utilizada na indústria e construção, a gamagrafia é uma radiografia obtida através de raios gama. Por meio deste processo, pode-se detectar defeitos ou rachaduras no corpo das peças. ... Num processo de inspeção radiográfica, a radiação penetrante, raios-x ou gama, atravessa o espécime em ensaio.

Qual a função da Abendi na radiologia industrial?

Aplicados na inspeção de matéria prima, no controle de processos de fabricação e inspeção final, os ensaios não destrutivos constituem uma das ferramentas indispensáveis para o controle da qualidade dos produtos produzidos pela indústria moderna.

O que é radioscopia industrial?

A Radioscopia Industrial é um ensaio não destrutivo empregando radiação ionizante, principalmente do tipo X, que fornece informações em tempo real sobre imperfeições de um corpo de prova, apresentando-se como potencial solução para detectabilidade de falhas na melhoria dos produtos e processos de produção.

Quanto tempo dura o curso de radiologia industrial?

O curso de Formação Radiologia Industrial tem carga horária total de 360 horas.

Quais são as especializações em radiologia?

Áreas da Radiologia: Se Especialize nas Áreas com Maior Oportunidade!
  1. 1 – Raios X. ...
  2. 2 – Tomografia computadorizada. ...
  3. 3 – Mamografia. ...
  4. 4 – Densitometria óssea. ...
  5. 5 – Ressonância magnética. ...
  6. 6 – Medicina nuclear. ...
  7. 7 – Radiologia industrial. ...
  8. 8 – Radiologia odontológica.

Quais são os materiais frequentemente utilizados para proteção radiológica aplicados na radiologia industrial?

Tal assunto foi tratado com ênfase em uma publicação da IAEA (1999). A radiografia industrial pode ser realizada através de equipamentos geradores de raios X ou de irradiadores de gamagrafia, equipamentos estes que utilizam fontes radioativas de irídio-192, selênio-75, itérbio-169, césio-137 ou cobalto-60.