As veias que enxergamos nos braços e pernas de quem tem pele clara parecem ser azuladas ou esverdeadas, porque o sangue que passa por elas é bem escuro, pois já perdeu oxigênio. ... Conforme passa pelos órgãos, vai deixando oxigênio.
Os exemplos mais conhecidos de veia são as da jugular externa e interna, que estão na região do pescoço. Além delas, existem a veia femoral e as veias safenas — que estão nas pernas.
O sangue arterial circula pelas veias pulmonares e pelas artérias sistêmicas. O termo sangue arterial não significa sangue que circula nas artérias, mas sim sangue rico em oxigênio. O sangue que circula nas artérias pulmonares é denominado venosos, pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono.
Agora, as veias podem ser diferenças em dois aspectos: o quão próxima da pele estão e o que transportam (sangue rico em oxigênio ou em gás carbônico). A seguir, confira os principais tipos:
Uma anomalia comum que ocorre nesta veia é a síndrome de May-Thurner, que consiste na compressão da veia pela artéria. Após o diagnóstico, pode ser inserido um stent (espécie de rede) que faz descompressão e permite o fluxo de sangue correto.
As veias saltadas são comuns em atletas de alta performance ou pessoas com baixo percentual de gordura, mas podem indicar doença como varizes. As veias saltadas surgem quando os músculos são muito fortes e há pouca incidência de gordura no corpo humano. Entretanto, em alguns casos, podem indicar condições como varizes.
Significado de Sangue azul adjetivo Expressão utilizada para definir um indivíduo ou grupo de indivíduos associados com a nobreza. substantivo masculino Indivíduo que pertence à nobreza. [Por Extensão] Pessoa bem-nascida, descendente de famílias ricas e influentes.
O plexo cervical inerva a pele e os músculos da região anterolateral do pescoço, o tórax superior e uma área do couro cabeludo entre a aurícula e a protuberância occipital externa. É uma rede de nervos formada pelos ramos ventrais dos nervos espinhais cervicais C1-C5.
A veia porta faz parte do sistema circulatório e desempenha uma função de extrema importância, pois é por ela que o sangue que vem do intestino, estômago e esôfago passa para chegar ao fígado.
A perna é inervada pelo nervo tibial e pelo nervo fibular (peroneal) comum e seus ramos (superficial e profundo). Todos estes são ramos do nervo ciático (isquiático). O pé é inervado por ramos dos nervos plantares medial e lateral, ambos originários do nervo tibial. Aprenda mais sobre os nervos do membro inferior em baixo.
No início do texto, explicamos que as veias costumam ser retratadas em ilustrações como sendo azuis, mas isto também não é necessariamente uma verdade. "A luz interage com a pele e o sangue desoxigenado, que é um tom mais escuro de vermelho, para refletir o tom azulado", explica artigo da Enciclopédia Britânica. Por isso, pessoas que têm um tom de pele bastante claro podem ter a impressão das veias serem azuladas.
Apesar das veias e das artérias "dominarem" o sistema circulatório, existe um outro tipo de vaso sanguíneo fundamental nesta equação: os capilares. Estes são os menores e mais numerosos transportadores de sangue e de seus nutrientes no corpo.
A região do quadril (anca) é inervada pelos nervos femoral, obturador e glúteo superior. A coxa anterior é suprida pelo nervo femoral e seu ramo cutâneo, o nervo safeno. A coxa posterior é suprida pelo nervo ciático (isquiático), enquanto a região medial da coxa é predominantemente suprida pelo nervo obturatório.
Outra diferença entre as veias e as artérias está na composição de suas estruturas. Isso porque as veias contêm válvulas. São estas válvulas que mantêm o sangue fluindo em direção ao coração e são muito necessárias nas pernas e nos braços. Afinal, estes vasos sanguíneos lutam contra a gravidade para levar o sangue de volta ao coração e devem evitar o refluxo.
Por definição, uma artéria é um vaso que conduz o sangue do coração para a periferia. Todas as artérias transportam sangue oxigenado - exceto a artéria pulmonar. A maior artéria do corpo é a aorta e é dividida em quatro partes: aorta ascendente, arco aórtico, aorta torácica e aorta abdominal. Depois de receber sangue diretamente do ventrículo esquerdo do coração, ela desce pelo tórax e pelo abdômen, dando origem a muitos ramos que suprem todas as regiões do corpo com sangue rico em nutrientes e oxigenado.
As artérias do tronco incluem: aorta torácica, tronco celíaco, artéria mesentérica superior, artéria mesentérica inferior e artérias ilíacas comuns (com seus ramos terminais, as artérias ilíacas internas e ilíacas externas).
As veias safena são as principais veias do sistema venoso, pois elas são responsáveis pelo transporte de sangue do membros superior para os membros inferiores do corpo.
Como às vezes você pode se perder nos livros didáticos enquanto estuda as extensas redes de nervos e vasos, esta página fornecerá uma introdução exclusiva à intrincada rede de vasos e nervos que conduzem sangue e impulsos nervosos por todo o corpo.
Os principais nervos da cabeça e do pescoço provêm dos 12 pares de nervos cranianos e do plexo cervical. Os 12 pares de nervos cranianos se originam do cérebro. São eles os nervos: olfatório (NC I), óptico (NC II), oculomotor (NC III), troclear (NC IV), trigêmeo (NC V), abducente (NC VI), facial (NC VII), vestibulococlear (NC VIII), glossofaríngeo (NC IX), vago (NC X), acessório (NC XI) e hipoglosso (NC XII). Eles fornecem inervação sensorial, motora e autonômica para quase todas as estruturas da cabeça.
A flebite, também chamada de trombose venosa, é caracterizada pela inflamação que ocorre na parede das veias, causando inchaços, dores e sensação de peso nas pernas.
As mamas podem ficar doloridas, sensíveis e delicadas logo no início da gravidez, por volta da terceira ou quarta semana. Para algumas mulheres, o incômodo irá se estender por toda a gestação. Mas para a maioria, a dor desaparece ao fim do primeiro semestre.
As veias do tronco convergem do tórax, abdome e pelve em direção ao coração. O sangue desoxigenado do tórax drena por fim para a veia cava superior (VCS). As principais tributárias torácicas da VCS incluem: o sistema venoso ázigo, as veias pulmonares, a veia torácica interna e as veias cardíacas.
Popularmente, existe a ideia de que as artérias apenas transportam o sangue rico em oxigênio, já as veias tendem a carregar o sangue pobre em oxigênio, mas rico em gás carbônico (sangue venoso). No entanto, isso não é verdade. Por exemplo, a artéria pulmonar transporta o sangue venoso. Dessa forma, a melhor definição é que explica de onde cada vaso sanguíneo sai.