O álcool 70 (álcool etílico hidratado 70º INPM) é um desinfetante de média eficiência que contém álcool etílico e água (deionizada), ou seja, uma solução aquosa de álcool. A quantidade de álcool pode ser avaliada segundo a fração em volume ou a fração em massa.
Etanol ou álcool etílico é um composto orgânico da família dos álcoois, cuja fórmula molecular é CH3 – CH2 – OH (o mesmo que C2H6O). Líquido e incolor, o etanol se dissolve facilmente em água porque é uma molécula polar.
O álcool etílico (C2H6O), também chamado etanol ou simplesmente álcool, é um compostos orgânicos mais comuns e é obtido a partir da fermentação alcoólica de açúcares. O etanol é utilizado na produção de bebidas, alimentos, medicamentos produtos de limpeza, perfumes e combustíveis.
São utilizados como solvente, na fabricação de combustíveis, bebidas, desinfetantes, antissépticos, dentre outros produtos. O álcool etílico à 70% p/p (etanol) e o álcool isopropílico (entre 60 e 95%) possuem ação contra bactérias na forma vegetativa, vírus envelopados (por ex.
O etanol é um composto leve, fácil de ser obtido e que se mistura facilmente com água e com a grande maioria dos líquidos de baixo peso molecular. Ele é altamente inflamável, podendo entrar em combustão, se submetido a uma fonte de calor, a partir de 13°C.
Os álcoois são compostos orgânicos semelhantes à água. Eles realizam ligação de hidrogênio com este solvente, portanto se solubiliza nela. A solubilidade vai decrescendo à medida que aumenta seu peso molecular.
Os álcoois são compostos orgânicos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado a um ou mais átomos de carbono saturado. Força intermolecular: As moléculas dos álcoois são atraídas umas às outras por meio de ligações de hidrogênio: o tipo de força intermolecular mais intenso que existe. ...
Propriedades químicas dos álcoois: são compostos muito reativos devido à presença da hidroxila. Apresentam caráter ácido e por isso reagem com metais, anidridos, cloretos de ácidos, metais alcalinos.
a) O álcool etílico (etanol) é um eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico de pele. Para este propósito, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do microrganismo (lise celular).
Hoje as suas principais utilizações são na síntese de formaldeído (formol) e como solvente de tintas e vernizes. Leia mais detalhes no texto Metanol. O etanol é o álcool comum, sendo chamado assim porque é o álcool mais usado.
Os ésteres estão presentes nas ceras produzidas por plantas e animais, para reduzir a perda de água, nas essências das frutas, em produtos alimentícios artificiais e em medicamentos e biocombustível. Podem ser formados por esterificação, em que os reagentes são um ácido carboxílico e um álcool.
O metanol é usado como matéria-prima do formaldeído (usado na produção do formol), como solvente em processos de obtenção de produtos de origem animal e vegetal, como solvente de tintas e vernizes, em perfumaria (com o nome de essência colonial), na produção de biodiesel, no preparo de medicamentos e, principalmente, ...
É utilizado como combustível para veículos (Gasolina C) e matéria prima na indústria de tintas, solventes e vernizes. Hidratado - é uma mistura hidroalcoólica (álcool e água) com teor alcoólico mínimo de 92,6° (INPM), composto por álcool etílico ou etanol.
Mesmo que o etanol apresente várias vantagens, quem se sobressai na rota produtiva de biodiesel é o álcool metanol, por ser mais barato e fornecer biodiesel com boa qualidade e com condições melhores de processamento, mesmo que seja altamente tóxico e requeira adaptações no processo e nos equipamentos importados.
O metanol também é usado no biodiesel, um tipo renovável de combustível produzido a partir de plantas ou gorduras animais que podem ser usadas no lugar ou misturadas ao combustível convencional. O metanol ocorre naturalmente em muitos alimentos, incluindo frutas e legumes.
O preço médio do galão (3,6 litros) do metanol para entrega neste mês de maio é de US$ 1,50, segundo a Methanex, empresa especializada nesse produto da petroquímica que concorre com o etanol como reagente na fabricação do biodiesel.
Sintomas de intoxicação com metanol
A acumulação de ácido fórmico dentro do corpo, a causa principal da intoxicação do metanol, ocorre quando sua produção excede sua taxa de afastamento. A excreção do ácido fórmico precisa um cofactor chamado folate, e a deficiência do folate é sabida para aumentar a susceptibilidade do envenenamento do metanol.
A meia-vida do formaldeído, entretanto, é muito curta, cerca de 1 minuto, pois é rapidamente metabolizado pela enzima formaldeído-desidrogenase em ácido fórmico (formato), que é extremamente tóxico, sendo responsável pelos efeitos graves da intoxicação: cegueira, acidose metabólica e morte.
O metanol é um biocombustível muito utilizado nas indústrias químicas como solvente e também como componente para fabricação de diversos produtos. ... Também pode ser empregado na fabricação de plástico, preparo de vitaminas e hormônios, solvente em reações farmacológica, produção de biodiesel, combustível, entre outros.
A ingestão, mesmo de pequenas quantidades (30 a 100 ml) pode causar cegueira ou morte.