A articulação do joelho é do tipo dobradiça, composta basicamente por três ossos: fêmur, tíbia e patela. Podendo ser dividida em outras duas articulações: Fêmoro-patelar (entre a área anterior da patela e a parte anterior-distal do fêmur); Fêmoro-tibial (entre a epífise distal do fêmur e a epífise proximal da tíbia).
O nervo que compreende a região do joelho divide-se em nervo tibial (parte de trás da perna) e nervo fibular (vai da parte externa do joelho para a frente da perna e pé). E ainda na parte de trás do joelho temos o ciático, um grande nervo que se estende da perna até o pé.
As estruturas que compõem o joelho são: Vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio e reto femoral são músculos responsáveis pela extensão do joelho; Bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso são responsáveis pela flexão do joelho.
É a perda da elasticidade do músculo que pode causar dificuldade nos movimentos e desvios posturais. Se você sofre com esse problema é importante entender porque ele acontece e como resolver, ou amenizar.