Tabela de compatibilidade para doação de sangue
Para fazer o teste de compatibilidade genética, é realizada a coleta de uma amostra de sangue dos futuros pais e levada para análise. Existem testes mais completos e modernos capazes de identificar até 600 doenças de uma vez só. Também há opções que analisam apenas as doenças mais frequentes.
A análise de compatibilidade é realizada por meio de testes laboratoriais específicos, a partir de amostras de sangue do doador e receptor, chamados de exames de histocompatibilidade. Com base nas leis de genética, as chances de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de 25%.
Os testes genéticos são geralmente solicitados por um médico. O teste é feito em uma pequena amostra de líquido corporal ou tecido, geralmente sangue, mas, às vezes, saliva, células internas da bochecha, pele ou líquido amniótico. A amostra é enviada para um laboratório especializado em testes genéticos.
Os testes de DNA feitos em laboratórios particulares são muito mais rápidos e o preço vem caindo ao longo dos anos. Há 20 anos, custavam R$ 10 mil. Hoje saem por R$ 500 parcelados em duas vezes. Alguns laboratórios ainda enviam kit de coleta para casa de quem não quer se identificar, uma facilidade criticada.
O sangue é a maior fonte de DNA para estudos de investigação de paternidade e crime. Entretanto, existem casos onde o único material existente são fios de cabelo. Para a extração de DNA e identificação do perfil genético, são necessários de 7 a 10 fios de cabelo, contendo a raiz (bulbo).
O teste pode ser feito de duas maneira, a invasiva e a não invasiva. No exame invasivo, há a coleta de líquido amniótico ou do vilo coriônico por um ginecologista, e esse material é analisado pelo laboratório. No exame não-invasivo, coleta-se sangue materno, como em uma coleta de sangue normal.
Teste de paternidade: como é feito e o que diz a lei
Todo cidadão que deseja ter o nome do pai nos documentos pode procurar qualquer um dos 72 postos fixos de atendimento para solicitar gratuitamente o serviço. Na unidade Sé, os interessados poderão fazer gratuitamente o teste de DNA para comprovação de paternidade.
Questões comportamentais como a maneira de lidar com o stress, o fato de ser uma pessoa mais ativa durante o dia ou à noite, quais os níveis de sociabilidade, impulsividade e a predisposição ao alcoolismo de cada um são mais alguns aspectos apontados pelo DNA, analisando pontos da genômica pessoal.
- Ancestralidade (ACS): Análise do DNA autossômico, mitocondrial e dos cromossomos X e Y*. Esse teste indica a ancestralidade do DNA do indivíduo, aproximadamente quais as origens geográficas de seus antepassados.