Quais so os tipos de pedras nos rins? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Existem 4 tipos de pedras nos rins: oxalato de cálcio, ácido úrico, estruvita e cistina, e cada tipo exige um cuidado diferente na alimentação. No entanto, nem sempre é possível saber o tipo de pedra que se tem, pois para isso é necessário expelir uma pedra pela urina e levá-la para análise laboratorial.
Como saber qual o tipo de cálculo renal?
Os quatro tipos são:
Cálculos de Cálcio. São os de maior incidência nos casos de pedras nos rins. ...
Cálculos de Cistina. É a menos comum. ...
Cálculos de Estruvita. São encontrados na grande maioria dos casos em mulheres com infecção urinária. ...
Cálculo de Ácido Úrico.
Qual é a cor de pedra nos rins?
As cores variam de amarelo a branco ou incolor, dependendo também, como no caso da whewellita, do teor de matéria orgânica. Os cálculos podem ter apenas alguns milímetros de diâmetro, como podem atingir o tamanho equivalente ao do rim.
Onde forma a pedra no rim?
Também chamadas de cálculos renais, elas são formadas pelo acúmulo de certas substâncias – cálcio, ácido úrico, oxalato (um sal) ou cistina (um aminoácido) – dentro dos rins ou nos canais urinários.
O que as pedras nos rins pode causar?
Os cálculos renais, ou pedras nos rins como são conhecidos, se formam quando a urina apresenta quantidades maiores de algumas substâncias como cálcio, ácido úrico e oxalato, que se agrupam e formam cristais que se transformam em pedras.
O que fazer quando tem pedra no rim?
O tratamento para pedra nos rins é geralmente feito em casa e inclui repouso, ingestão de líquidos e uso de remédios indicados pelo médico, como analgésicos ou antiespasmódicos, como Paracetamol ou Buscopan, e medicamentos que ajudam a dissolver a pedra e facilitar a sua eliminação.
Quais alimentos causam pedras nos rins?
Alimentos que devem ser evitados
Ricos em oxalato: amendoim, ruibarbo, espinafre, beterraba, chocolate, chá preto, batata doce, café e refrigerantes à base de cola;
Sal e alimentos ricos em sódio, como temperos em cubos, molho de soja, molho inglês, fast food, comida pronta congelada.
Mais itens...
Como saber se estou com pedra no canal da urina?
São comuns sintomas como interrupção ou dificuldade para urinar, presença de sangue na urina (hematúria) e problemas decorrentes de infecções, como febre e mal-estar. Outros sintomas são: dores na cabeça do pênis (glande), na bolsa escrotal, abdômen, costas e quadril.