EQST

Quais So Os Eventos Mais Importantes Da Fecundaço?

Quais são os eventos mais importantes da fecundação?

Fases da Fertilização

  • Passagem do espermatozóide através da corona radiata: ...
  • Penetração da zona pelúcida: ...
  • Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e espermatozóides: ...
  • Término da segunda divisão meiótica e formação do pronúcleo feminino: ...
  • Formação do pronúcleo masculino: ...
  • Formação do zigoto:

O que é a capacitação do espermatozóide?

Capacitação é o nome dado ao processo que torna o espermatozoide capaz de fecundar um óvulo. ... Logo após, os espermatozoides estão prontos para serem usados em uma inseminação artificial, fertilização in vitro ou ICSI.

Qual a diferença entre reação acrossômica e capacitação?

Uma vez capacitado, o espermatozoide deve sofrer o fenômeno da reação acrossômica (RA) a fim de completar a fertilização. Somente espermatozoides capacitados podem sofrer a RA, a qual habilita o espermatozoide a penetrar através da zona pelúcida e a fundir-se com a membrana plasmática do oócito. Brigadão Shina2107!!

O que é hiperativação?

A motilidade hiperativada é definida como o padrão de movimento flagelar apresentado pelo espermatozoide no sítio de fertilização; onde, dependendo da espécie animal, pode ser estimulada por hormônios, íons e secreções do fluido luminal do oviducto (YANAGIMACHI, 1994).

Como ocorre a reação acrossômica?

O acrossomo do espermatozoide contém as enzimas proteolíticas que digerem a zona pelúcida do oócito, permitindo que o gameta masculino fertilize o gameta feminino. A liberação dessas enzimas é fundamental para a fertilização, e tal processo denomina-se reação acrossômica.

O que é capacitação espermática e onde ocorre?

Capacitação é o nome dado ao processo que torna o espermatozoide capaz de fecundar um óvulo. Segue o mesmo princípio do espermograma, porém, são realizados exames mais detalhados. Este exame se assemelha ao processo natural que ocorre quando os espermatozoides nadam em direção às tubas uterinas.

O que é reação da zona?

As enzimas liberadas durante a reação cortical provocam modificações na zona pelúcida (marrom crescente), levando ao seu endurecimento e inativação dos receptores. Estas alterações, denominadas reação zonal impedem, na maioria das espécies, definitivamente, a penetração de outro espermatozóide (polispermia) no ovócito.

Qual é a função da zona pelúcida?

A zona pelúcida também é revestida por células foliculares ovarianas, que nutriram o ovócito durante todo o seu desenvolvimento. Essas células têm a função de proteger o óvulo contra choques mecânicos e também de permitir a entrada de apenas um espermatozoide no gameta.

Onde o embrião se aloja e se desenvolve?

O desenvolvimento do embrião humano se inicia logo após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Na espécie humana, a fecundação do ovócito secundário (também chamado de óvulo) ocorre no interior do corpo feminino, mais precisamente na tuba uterina.

O que acontece com o Ovocito se não for fecundado?

Caso o óvulo não seja fecundado por um espermatozoide, a ovulogênese não se completa, ocorrendo a descamação da parede uterina, que chamamos de menstruação. Se houver a fecundação do óvulo, não ocorrerá a menstruação, havendo então uma gravidez.

Quanto tempo óvulo sobrevive?

O tempo de vida do óvulo é de aproximadamente 24 horas depois de ser liberado do ovário, já o espermatozoide dura até 72 horas dentro do corpo da mulher. Gráfico representando a ovulação e as variações nos níveis hormonais durante o ciclo menstrual.

O que acontece quando o óvulo é fecundado?

A fecundação ocorre da seguinte forma: um óvulo é liberado de um dos ovários, aproximadamente, 14 dias antes do primeiro dia do período menstrual iniciar e segue para uma das tubas uterinas. Se houver espermatozoides presentes, a fertilização ocorre e o óvulo fecundado é transportado até o útero.

Quando o ovócito é liberado do ovário ele Encontra-se?

Quando o ovócito é liberado do ovário, ele encontra-se envolto por uma rede de filamentos glicoproteicos, esses filamentos derivados do ovário são chamados de: Corona radiata.

Quando o Ovocito e liberado?

Essas células são produzidas no ovário em um processo chamado ovogênese. Na puberdade, iniciam-se os ciclos ovarianos e, a cada ciclo, alguns folículos começam a se desenvolver e um ovócito secundário é liberado (ovulação). Na ovulação, o ovócito sai do ovário e segue para a tuba uterina.

Quando o ovócito vira óvulo?

Nos seres humanos, bem como na maioria dos mamíferos, o óvulo só se formará após a fecundação de um ovócito II (ovócito de 2ª ordem, oócito II ou oócito de 2ª ordem) que se encontra em metafase II e que é a célula libertada a quando da ovulação do ovário.

Como ocorre o processo de maturação dos ovócitos no ovário e quais hormônios são liberados?

Ciclo Ovariano e Uterino O eixo hipotálamo-hipófise-gonadal é responsável pela produção de hormônios gonadotróficos (FSH e LH) que dão inicio as mudanças cíclicas no ovário na puberdade. Estes hormônios por sua vez levam o ovário a secretar estrógeno e progesterona, responsável pelo ciclo uterino.

Quais são as fases da gametogênese feminina?

Fases da gametogênese feminina

  • Fase de multiplicação ou proliferação. Nessa fase ocorrem meioses consecutivas, aumentando a quantidade das células germinativas e dando origem às ovogônias. ...
  • Fase de crescimento. É nessa etapa que as ovogônias passam por um grande crescimento. ...
  • Fase da maturação.

O que é folículos?

Os folículos ovarianos (estruturas nos ovários onde ficam os óvulos) são responsivos a hormônios assim como o endométrio, portanto, à medida que os folículos crescem o endométrio também cresce progressivamente, preparando um ambiente favorável à nidação (implantação do embrião no endométrio).

Quanto tempo o folículo leva para amadurecer?

Fase folicular Nos primeiros 7 dias do ciclo menstrual, alguns folículos começam a crescer e a amadurecer (os folículos são minúsculos sacos de células imaturas com um óvulo também imaturo no centro). Por volta do 7º dia do ciclo menstrual, os folículos param de crescer e começam a degenerar, com a exceção de um.

Qual o tamanho normal de um folículo?

Em torno das 18-22 semanas de vida fetal, o número de folículos pode variar de 35 mil até 2,5 milhões, com uma média de 300 mil. Já no início da vida reprodutiva, ao redor dos 13 anos, o número pode variar de 1,5 milhões até 21,3 mil folículos.