É formada por três camadas: a túnica íntima, a túnica média e a túnica adventícia. A túnica intima é constituída pelo endotélio (tecido epitelial pavimentoso simples) que reveste o vaso internamente, e pelo tecido conjuntivo subendotelial (delicada camada de tecido conjuntivo frouxo).
Principais artérias do corpo A maior artéria do corpo é a aorta e dela se subdividem quatro ramificações: arco aórtico, aorta torácica, aorta abdominal e aorta ascendente. A aorta desce pelo tórax e abdômen transportando sangue do ventrículo esquerdo do coração.
As coronárias são os vasos sanguíneos (artérias) que nutrem o músculo cardíaco, sendo, portanto, de fundamental importância para o funcionamento do coração. Há três principais coronárias, que vão se subdividindo em ramos menores, semelhante a um tronco de árvore e seus galhos, cobrindo assim todo o coração.
O coração recebe seu próprio suprimento de sangue das artérias coronárias. Duas artérias coronárias principais se ramificam da aorta perto do ponto onde a aorta e o ventrículo esquerdo se encontram. Essas artérias e suas ramificações fornecem sangue a todas as partes do músculo cardíaco.
O sangue oxigenado é oferecido ao coração por duas artérias coronárias principais (direita e esquerda) que são as primeiras filiais da aorta.
Designam-se de veias coronárias os vasos sanguíneos que levam o sangue do músculo cardíaco (miocárdio) de volta às cavidades do coração (neste caso, em direcção ao átrio direito). As veias coronárias recolhem o sangue transportado e distribuído pelo miocárdio pelas artérias coronárias e arteríolas capilares sanguíneos.
Então vamos à lista de sinais para saber se a veia do coração está entupida:
A aorta se inicia no coração, na base do ventrículo esquerdo, e termina à altura da quarta vértebra lombar, onde se divide nas artérias ilíacas comuns. Ela leva sangue oxigenado para todas partes do corpo através da circulação sistêmica.
A aorta é a principal artéria do nosso corpo e também a maior delas. Esse vaso sanguíneo surge do ventrículo esquerdo do coração e ramifica-se em várias outras artérias. A principal função dela é garantir que o sangue oxigenado bombeado pelo coração seja levado a todas as partes do corpo.