A Religião em África é diversificada. A maioria dos africanos são adeptos do cristianismo e islamismo. Muitos também praticam as religiões tradicionais africanas. Em 2002, os cristãos eram 45% da população africana, e os muçulmanos 40,6%.
História Geral. Os povos africanos denominados de berberes e bantu foram um dos primeiros grupos humanos a habitarem o continente africano. Desvendar os mistérios que cercaram o passado humano através de pesquisas sobre a origem dos primeiros povos da Terra é um desafio que instiga diversos pesquisadores.
"Quando usamos o termo religião, o usamos como o equivalente de denominações cristãs. Há entre cerca de 40 mil e 60 mil religiões diferentes no mundo.
O Zoroastrismo
Dados disponibilizados pela CIA, a inteligência dos Estados Unidos, afirma que as maiores religiões do mundo são2: cristianismo (31,4% da população mundial), islamismo (23,2% da população mundial) e hinduísmo (15% da população mundial).
As Cinco Maiores Religiões
Exemplos de religiões monoteístas incluem o cristianismo, a fé bahá'í, o islamismo, o judaísmo e o zoroastrismo.
O número oficial de deuses na Índia chega a 330 milhões. Extraoficialmente, porém, essa conta bate na casa do bilhão.
Origem do Monoteísmo No entanto, alguns estudiosos apontam que a primeira religião a adotar o Monoteísmo foi zoroastrismo, fundada pelo profeta Zoroastro, na antiga Pérsia.
Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus.
De uma maneira geral, as religiões podem ser classificadas da seguinte maneira: Politeístas: caracterizadas pela crença em mais de um deus. Exemplo: religião antiga dos gregos. Monoteístas: caracterizadas pela crença em apenas um deus.
O judaísmo foi fundado por Abraão no século XVIII a.C. A religião se desenvolveu com a civilização hebraica, através de Moisés, Davi e Salomão. Na visão judaica, Deus é o criador do universo e é quem influencia a sociedade humana. Os judeus seguem os ensinamentos da Torá e da Bíblia Hebraica.
O Cristianismo tem suas raízes no Judaísmo da época do Segundo Templo, mas as duas religiões divergiram nos primeiros séculos da Era Cristã. O Cristianismo enfatiza a crença correta (ou ortodoxia) na Nova Aliança mediada por Jesus Cristo, conforme registrado no Novo Testamento.
A palavra "judeu" originalmente era usada para designar aos filhos de Judá, filho de Jacó, posteriormente foi designado aos nascidos na Judeia. Depois da libertação do cativeiro da Babilônia, os hebreus começaram a ser chamados de judeus. ... Em turco, a palavra usada é musevi, derivada de Moisés.
Os judeus podem ser divididos em 3 grupos. O judaísmo ortodoxo (judaísmo haredi e o judaísmo ortodoxo moderno), o judaísmo conservador e o judaísmo reformista. A principal diferença entre esses grupos é a sua abordagem em relação à lei judaica.
Os judeus messiânicos tem uma visão deturpada do judaísmo, no qual os judeus ortodoxos e judeus conservadores, acreditam. No judaísmo são considerados judeus apenas filhos de mães judias e convertidos, o judaísmo messiânico aceita qualquer pessoa que não precisa passar pela conversão.
escudo supremo de Davi