A celebração ritual do Amalá de Xangô consiste na oferenda à divindade de duas iguarias de sua predileção que são o Beguiri e o Amalá. Beguiri: iguaria elaborada com quiabo, castanha, amendoim, camarão e carne bovina, fartamente regado com azeite de dendê e temperado com pimenta, sal, cebola e cebolinha.
Fazendo o Amalá para o Senhor da Justiça
Oferenda de Xangô para resolver processos na justiça
VELA NA COR MARROM: XANGÔ. dos minerais, que possuem uma variedade muito grande de cores.
Quarta-feira
Chama que treme: indica que para que o pedido seja realizado é necessário haver uma transformação. Vela que se apaga sem motivo: significa que o Anjo dará a sua ajuda na parte mais difícil do pedido, mas o resto fica por conta da própria pessoa.
Quando a Vela queima por inteiro:seu pedido foi aceito. Quando a Vela forma uma espécie de escada ao lado:seu pedido esta sendo realizado. Quando sobra muita cera no prato:acenda o que sobrou, pois existem forças negativas tentando atrapalhar.
Ponta de pavio brilhante (Bola incandescente na ponta do pavio): sinal benéfico de bons acontecimentos e realizações bem sucedidas. A chama queima a vela por inteiro: aviso que pedido e intenção foram enviados ao plano espiritual, com sucesso.
Velas com material de baixa qualidade ou com cálculos incorretos na confecção podem gerar o fim prematuro da chama da vela. Ela não tem combustível suficiente para ficar acesa durante o período de 7 dias, a parafina pode estar rachada ou o pavio pode não suportar a combustão.