O meristema primário divide-se em três partes: Protoderme – o protoderme é o meristema que origina a epiderme. Procâmbio – este é o meristema que origina os tecidos vasculares do sistema vascular primário, ou seja, de onde surge o xilema e o floema.
O crescimento primário corresponde ao crescimento em comprimento do caule. O caule, assim como a raiz, possui um meristema apical onde ocorre uma intensa proliferação celular e a formação dos tecidos primários.
Os meristemas secundários ou laterais promovem o crescimento da planta em espessura. Eles são o felogênio e o câmbio. Responsável pelos tecidos vasculares secundários, o câmbio produz xilema e floema secundários, enquanto o felogênio origina a periderme, que substitui a epiderme, e é formado pelo súber e feloderme.
Os meristemas são tecidos vegetais das raízes e dos caules cujas células se dividem continuamente. Existem dois tipos principais de meristemas, os meristemas apicais e os meristemas laterais.
Os meristemas são tecidos vegetais que contêm células indiferenciadas com grande capacidade de divisão. Os meristemas são tecidos vegetais com grande capacidade de divisão e que são formados por células que ainda não sofreram diferenciação.
São exemplos de tecidos vegetais constituídos por células mortas: a) Colênquima e parênquima paliçádico.
Os tecidos podem ser definidos como agrupamentos de células que apresentam formas e funções semelhantes. Podemos classificar os tecidos humanos em quatro tipos fundamentais: epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular.
Os principais tecidos humanos são o tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. O organismo humano é formado por vários tipos de tecido, os quais podem ser reunidos em quatro grandes grupos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.
O tecido conjuntivo possui as funções de sustentação, preenchimento e o transporte de substâncias; suas fibras são formadas por dois tipos de proteínas: colágeno e elastina. ... Além disso, é inervado e irrigado por sangue, sendo sua principal função a sustentação do corpo, uma vez que compõe o esqueleto humano.
Os sistemas do corpo humano são constituídos por órgãos, que, juntos, realizam funções essenciais para a manutenção da vida. Os sistemas se dividem em: respiratório, circulatório, muscular, nervoso, digestório, sensorial, endócrino, excretor, urinário, esquelético, reprodutor, imunológico e tegumentar.
O tecido epitelial pode ser classificado em dois tipos principais: epitélio de revestimento e glandular. Essa divisão tem finalidade didática, já que nem sempre é possível distinguir de forma clara os dois tipos de epitélio. O epitélio de revestimento pode ser classificado segundo o número de células e as suas formas.
Órgãos: são formados por agrupamentos de tecidos que atuam juntos para realizar uma determinada tarefa. O coração, estômago, pulmão, rins, esôfago, fígado e baço são alguns exemplos de órgãos. Sistemas: são formados por órgãos que atuam juntos para desempenhar uma função.