Quando a equipe receptora ganha o direito de sacar, seus jogadores efetuam um rodízio, avançando uma posição, sempre no sentido dos ponteiros do relógio: o jogador da posição 2 vai para a posição 1 para sacar, o jogador da posição 1 vai para a posição 6, o da posição 6 vai para a 5, o da 5 para a 4, o da 4 para a 3 e o ...
O rodízio é a rotação obrigatória dos jogadores de Voleibol em todas as 6 posições da quadra. ... O rodízio é feito quando a equipe receptora do saque faz um ponto e ganha o direito de sacar, avançando uma posição no sentido horário.
A rotação é o movimento dos jogadores de um time em sentido horário a fim de que cada jogador passe a ocupar a posição seguinte a sua. Uma rotação ocorre sempre que a equipe receptora ganha o direito de saque por ter marcado um ponto ou pelo fato de a equipe adversária ter cometido um erro ou uma falta.
Quando ocorrerá o rodízio? O rodízio ocorre todas as vezes em que uma equipe marca um ponto após o saque da equipe adversária. Ou seja, se sua equipe marcou um ponto após o saque do adversário, sua equipe deve rodar uma posição, no sentido horário.
As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque. As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa.
É quando uma pessoa fica mal posicionada na quadra, ou seja, não fica na posição adequada do rodízio, que foi posta pelo árbitro. Em outras palavras, quando uma pessoa é pra estar no número 3 e ela confundi e vai para o 2, ela está cometendo um erro de rodízio, o que gera ponto pra equipe oposta.
A manchete é uma forma de tocar a bola com o antebraço. Para realizar essa ação, o jogador acerta a bola de baixo para cima, com os braços estendidos, as mãos unidas e as pernas flexionadas. É uma técnica utilizada para a realização de uma recepção, de um levantamento e também para defender bolas baixas.
Passos
A manchete é um recurso em que o jogador recebe a bola com os antebraços esticados e as duas mãos unidas pelos polegares. Serve para recepcionar saques, bem como para defender ataques e para não deixar uma bola que está abaixo da cintura do jogador cair no chão.
Deve ser feita sempre com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas para frente. Recentemente os atletas utilizam-se comumente também da recepção com uma das mãos.
A Recepção no Handebol deve ser feita sempre com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas (em forma de concha) e voltadas para frente.
Fundamentos e Técnicas do handebol
A forma correta de segurar a bola no handebol é segura-la com uma das mão usando as falanges dos cinco dedos abertos e a palma da mão tem que esta côncava, formando tipo uma concha.
Passe picado: A trajetória da bola sofre um impacto durante o seu percurso sobre o solo até chegar à mão do companheiro. As mãos que circundam a bola terminam o movimento com as palmas das mãos voltadas para fora e os braços em extensão. É feito com a mesma técnica que o passe de peito.
Para tanto, inicia-se pelo próprio conceito de técnica, que vem do grego téchne (τέχνη), significando ofício e cuja tradução literal é arte. ... A técnica no Handebol é o elemento que viabiliza toda a concepção do jogo. Ela apoia à tática (VIEIRA e FREITAS, 2007). É a execução dos movimentos ou dos fundamentos do jogo.
a) Empunhadora; recepção; passe; arremesso; drible e finta. Cada um desses movimentos exige uma postura e manuseio correto da bola, pois, caso contrário, você pode perder a jogada e/ou a chance de marcar ponto devido a dificuldade de fazer um arremesso ou passe, por exemplo.
O Flagbol, tem por objetivo avançar territorialmente em direção a zona de pontuação do campo adversário, buscando concretizar o touchdown. (pontuação máxima) “. Cada jogador utiliza 2 fitas, em cada lado da cintura, presas a um cinto.