Riscos da HSG A HSG é consideradaum procedimento seguro, com poucos riscos. Em menos de 1% dos casos, pode ocorrer infecção, que será mais comum se houver antecedente de infecção tubária. A paciente deve procurar o médico caso sinta febre ou dor intensa após o exame.
Após o exame, a paciente pode sentir cólicas abdominais. Para reduzir sintomas incômodos, o médico pode receitar anti-inflamatórios ou analgésicos, como dipirona, escopolamina, paracetamol, entre outros. Cãibras e secreções ou leve sangramento vaginal também podem aparecer como sintomas pós-exame.
Muitas mulheres contam que é possível engravidar depois desse exame, entretanto, não aconselho fazê-lo apenas para agilizar o processo, até mesmo porque existem diversos fatores que podem tornar a gravidez inviável.
A histerossalpingografia é um exame normalmente realizado para verificar se há alguma anomalia no útero ou nas trompas de pacientes que apresentam dificuldade para engravidar, mas também pode ser feito para investigação de outros problemas ginecológicos ligados à anatomia do útero e das trompas.
Mas há mulheres que têm as trompas obstruídas, seja porque tiveram compressão por miomas, endometriose, cirurgias na região abdominal ou infecções causadas por doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia e clamídia. Nem por isso, nesses casos, a mulher não pode engravidar.
a oclusão unilateral das trompas, na verdade, pode não diminuir a possibilidade de engravidar, e é fundamental conversar com um especialista para individualizar estratégias e planejamento.
Sim a salpingectomia só permite que você não tenha mais filhos mas o ciclo menstrual é comandado pelos ovários e se os tiver vai menstruar normalmente. A salpingectomia representa a retirada apenas da trompa, que é o órgão responsável pelo carreamento do óvulo fecundado ao interior da cavidade uterina.
Vasectomia pelo SUS O procedimento é feito em ambulatório médico, sem necessidade de internação. Para conseguir a cirurgia, o primeiro passo é procurar uma unidade básica de saúde e passar por uma avaliação. Feito isso, o médico encaminha o paciente para um especialista que dará todas as orientações e fará a cirurgia.