Quais Os Pases Que Falam Galego?

Quais os pases que falam galego

A língua galega ou galego (pronúncia galega: [ɡaˈleɣo̝]) é a língua ibero-românica ocidental de caráter oficial na Comunidade Autónoma da Galiza, falada também nas Astúrias, Castela e Leão e pela diáspora galega, localizada principalmente na Argentina, Brasil, Cuba ou Uruguai.

Onde se fala galego no Brasil?

Quanto às cidades, os naturais da que foi a primeira capital do Brasil, Salvador da Bahia, são soteropolitanos; os de São Luís do Maranhão, são ludovicenses e os de Manaus, um dos principais polos de produção cultural em língua galego-portuguesa do mundo, manauaras.

São Tomé e Príncipe é uma ilha localizada na costa equatorial ocidental da África Central. Ela foi descoberta pelos portugueses em 1940, e permaneceu como colônia de Portugal até 1975. Com pouco mais de 212 mil habitantes, é menos populoso dos países lusófonos (de língua portuguesa).

Origem do nome

Se você já viajou para Portugal ou para algum país da África ou da América Latina, provavelmente notou que a língua portuguesa é falada de maneira um pouco diferente em cada lugar.

Moçambique é famoso pela sua beleza natural. Uma das suas principais atrações é a Ilha de Moçambique (que faz parte do Patrimônio Mundial da Unesco). Outros pontos turísticos que merecem destaque são o Parque Nacional da Gorongosa, o arquipélago de Bazaruto e Lago Niassa.

Se você tivesse que ler um texto em português do século XIII, provavelmente teria muita dificuldade para entender. Isso porque o português arcaico era muito diferente do português moderno.

O galego explicado em Portugal (I)

O galego explicado em Portugal (I)

O mesmo vale para as línguas germânicas, que inclui o inglês (380 milhões de falantes nativos), alemão (100 milhões), holandês (23 milhões). Os falantes nativos perceberão paralelos entre as línguas e provavelmente terão mais facilidade para aprender uma segunda língua germânica do que uma língua românica. Apesar de que isso não é necessariamente verdade, há exceções.

Quando se pergunta qual é a língua mais próxima do português, a resposta precisa ser essa: o galego! Esse idioma, na verdade, remete às origens diretas do português. A língua é falada na Galícia, ou Galiza, região da Espanha que faz divisa com o norte de Portugal.

O português também é a língua mais falada no Brasil, mas não é a única língua falada no país. Em 2010, o censo contabilizou outras 274 línguas diferentes, faladas por 305 etnias indígenas presentes no país.

Qual a diferença entre o galego e o português?

A história em comum. Portugal e a Galiza foram, durante séculos, parte da mesma província romana, a Galécia e mais tarde foram parte do Reino Suevo. A Galécia passou de ser uma província romana a albergar um reino pelas mãos dos suevos.

Tos lès-omes vinèt å monde lîbes èt égåls po çou qu’èst d’ leû dignité èt d’ leûs dreûts. Leû re°zon èt leû consyince elzî fe°t on d’vwér di s’kidûre inte di zèle come dès frès.

Ao Brasil, a língua portuguesa foi trazida no século XVI em virtude do “descobrimento”. O português era imposto às línguas nativas que havia aqui como língua oficial ou modificava-se dando origem a outros dialetos. Mas houve um longo processo para que o português se fixasse no território brasileiro.

Onde se fala galego no Brasil?

Onde se fala galego no Brasil?

A origem da língua portuguesa está ligada ao latim – língua falada pelo povo romano, que se situava no pequeno estado da Península Itálica, o Lácio. A transformação do latim em língua portuguesa se deu por conseqüência de conflitos e transformações político-histórico-geográficas desse povo.

Damos o nome de neolatinas às línguas modernas que provêm do latim vulgar. ... Somente no século XI, quando os cristãos expulsaram os árabes da península, o galego-português passou a ser falado e escrito na Lusitânia, onde também surgiram dialetos originados pelo contato do árabe com o latim.

Atualmente, essas línguas são representadas pelos seguintes idiomas mais conhecidos e mais falados no mundo: o português, o espanhol (também conhecido como castelhano), o italiano, o francês e o romeno. Há, também, uma grande quantidade de idiomas usados por grupos minoritários de falantes, como:

Menu

Há aproximadamente 900 milhões de pessoas que falam alguma língua românica no mundo, o que faz esse ramo ter o maior número de falantes da família indo-europeia, à frente do ramo germânico, que possui mais de 730 milhões de falantes.

Cabo Verde (ou Cabu Verdi, como o nome do país é pronunciado localmente) é formado por 10 ilhas localizadas no Oceano Atlântico, a cerca de 450 quilômetros do continente africano. O país foi colônia de Portugal até 1975.

Disclaimer do Site

O português e o francês possuem a fonética mais distante do latim. Uma das supostas razões pode ser um substrato céltico nestas línguas. O galego, do qual surgiu o português, teria sofrido influência do idioma lusitano, enquanto o francês teria sido influenciado pelo gaulês (além do forte substrato germânico).

O francês é considerado a língua estrangeira mais falada no país. A Guiné-Bissau é vizinha de países de língua francesa, como o Senegal e a República da Guiné. Provavelmente por influência desses países, cerca de 10% da sua população urbana da Guiné-Bissau fala esse idioma.

Tos lès-omes vinèt-st-å monde lîbes, èt so-l’minme pîd po çou qu’ènn’èst d’leu dignité èt d’leus dreûts. I n’sont nin foû rêzon èt-z-ont-i leû consyince po zèls, çou qu’èlzès deût miner a s’kidûre onk’ po l’ôte tot come dès frés.

Como se formou o galego-português?

A língua desenvolveu-se no noroeste da Península Ibérica, na chamada Galécia, com o desenvolvimento do latim vulgar falado pelos conquistadores romanos a partir do século II d.C. Crê-se que pelo século VIII, seria já um idioma distinto.

Quantas pessoas falam galego?

Segundo a RAG (Real Academia Galega), há cerca de 2 milhões de falantes do idioma, para uma população local de 2,7 milhões de pessoas.

Como eram os galegos?

Os galegos são um grupo de habitantes da região espanhola da Galicia, antigamente reino no noroeste da Península Ibérica. ... Outras áreas de língua galega estão localizadas nas províncias espanholas de Leão e Zamora nas comunidades autónomas de Castela e Leão, das Astúrias e da Estremadura (xalimego).

Onde era falado ó galego?

O galego-português foi o idioma que deu origem às línguas galaico-portuguesas, ou seja, as línguas originadas na região ocidental da Península Ibérica. O galego-português foi falado durante a Idade Média nas regiões de Portugal e da Galiza, dando origem às línguas portuguesa e galega.

Qual a diferença entre o galego e o português?

As diferenças entre o galego e o português são várias, podendo estas ser encontradas na fonética, na morfologia, na sintaxe, na ortografia e no léxico. Uma parte destas diferenças resultam do acastelhanamento do galego ao longo dos séculos em que este foi proibido como língua culta, os chamados Séculos Escuros.

Qual é a origem dos encontros vocálicos do galego-português?

A hipótese é a de que o galego, por ser considerado arcaico, aproxima-se foneticamente mais do latim do que do português, língua viva e dinâmica. Para isso é que se propõe uma comparação fonética entre a língua de origem, o latim, e duas línguas dele derivadas, o galego e o português.

Porque a Galiza não faz parte de Portugal?

O Reino da Galiza foi abolido com o tempo e incorporado plenamente na Espanha em 1833, depois dum longo processo de castelhanização a nível social, cultural e linguístico.

Qual o idioma mais próximo do português?

As línguas mais parecidas com português
  • – Romeno. O romeno é um idioma falado por quase 30 milhões de pessoas majoritariamente na Romenia e Moldávia. ...
  • – Italiano. Ao contrário do romeno, o italiano é um idioma mais conhecido por nós e portanto é mais claro percebemos as semelhanças com nosso idioma. ...
  • – Espanhol. ...
  • -Galego.
11 de ago. de 2018

Qual o primeiro documento escrito em galego-português?

Ora faz ost'o senhor de Navarra O primeiro texto literário escrito em Português (Galego-Português) é da autoria de João Soares de Paiva, "Ora faz ost'o senhor de Navarra". Considera-se que terá sido escrito em 1196 (nunca depois). Trata-se de um cantar trovadoresco, uma sátira política dirigida contra Sancho de Navarra.