As fibras insolúveis têm como principal benefício melhorar o trânsito intestinal e combater a prisão de ventre, pois aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos peristálticos, fazendo com que a comida passe mais rapidamente e com maior facilidade pelo intestino. Ao contrário das fibras solúveis, as insolúveis não absorvem água, e passam pelo estômago sem sofrer alterações.
Leia também: Alimentos ricos em fibras que você precisa consumir
Os alimentos ricos em fibras ajudam a reduzir a fome, promovem uma sensação de saciedade, e consequentemente diminuem a ingestão de alimentos e consequentemente, de calorias. Então, um maior consumo de fibras pode ajudar bastante na perda de peso.
Os suplementos de fibras alimentares podem ser usados quando não é possível consumir a quantidade de fibras necessárias por dia e alcançam os mesmos benefícios. Alguns exemplos são Benefiber, Fiber Mais e Movidil. Essas fibras podem ser encontradas em cápsulas e em pó, que pode ser diluída na água, chá, leite ou suco de frutas naturais, por exemplo.
Muitas pessoas, acostumadas a ingerir alimentos processados ou refinados, costumam ter maior dificuldade para incluir fibras à dieta. Portanto, para iniciar essa nova fase, tente o seguinte:
De acordo com a FDA (US Food and Drug Administration), alimentos que são considerados de alta qualidade contêm pelo menos 20% do valor diário recomendado (DV) de fibra dietética por porção. Alimentos que têm 5% ou menos são considerados fontes pobres de fibra dietética.
Muito se ouve falar sobre fibras, principalmente em relação com dietas e perda de peso. Mas poucas pessoas sabem dos outros benefícios que as fibras podem trazer para a saúde, ou mesmo que existem dois tipos delas: as solúveis e as insolúveis.
O teor e o grau de viscosidade da fibra vão depender do grau de maturidade do vegetal. Assim, quanto mais maduros, maior a quantidade de certos tipos de fibras solúveis, como celulose e lignina, ao mesmo tempo que diminui o conteúdo de outro tipo de fibra solúvel, a pectina.
Como o nome pode sugerir, as fibras insolúveis são as que não se dissolvem em água. Pelo contrário, elas são capazes de reter o líquido, misturando-se aos alimentos e aumentando o volume do bolo fecal.
A princípio, tinha-se a impressão de que o organismo não era capaz de absorver as fibras, mas hoje se sabe que algumas delas, após serem fermentadas no intestino pelas bactérias comuns ao meio intestinal, produzem ácidos graxos, que conseguem ser absorvidos e trazem benefícios para o organismo.
Embora existam muitos suplementos de fibras, a maioria não contém vitaminas e minerais adicionais, incluindo vitamina B e ferro, encontrados em alimentos ricos em fibras. Os suplementos também não podem ser, tão facilmente ou totalmente absorvidos pelo corpo.
Essa característica das fibras solúveis é um dos maiores atrativos dela, sobretudo por quem está de dieta. Pois, com esse efeito, elas ajudam a pessoa a alimentar-se em quantidades mais reduzidas.
As fibras solúveis são aquelas capazes de serem dissolvidas em água, formando um gel, o que faz com que permaneçam mais tempo no estômago e no intestino, promovendo maior sensação de saciedade e regulação dos níveis de açúcar e colesterol. Além disso, esse tipo de fibra é fermentada pelas bactérias presentes na microbiota intestinal, o que ajuda a diminuir a inflamação e, consequentemente, a evitar doenças gastrointestinais.
São muitas opções para você encontrar aquele que irá se adequar melhor a sua rotina e necessidades. Quer saber mais? Então, confira mais informações em nosso site.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
As fibras, por exemplo, não estão presentes em alimentos de origem animal, por isso, é fundamental incluir ao menos um alimento de origem vegetal em cada refeição.7
Com a ingestão das fibras no dia a dia, é possível observar um aumento na sensação de saciedade e melhor funcionamento do intestino. Outro benefício está na prevenção de doenças como colesterol alto.
A seguir, entenda mais sobre esse tipo de alimento, saiba o que é fibra solúvel e insolúvel, e quais benefícios elas proporcionam para a saúde.
Esse é o principal ganho de incluir as fibras na alimentação. Afinal, elas funcionam como um regulador intestinal, já que é lá que suas maiores ações acontecem.²
As fibras insolúveis são aquelas que não conseguem ser dissolvidas na água e nem metabolizadas completamente pelas bactérias que formam a microbiota intestinal e, por isso, ao chegarem no intestino podem favorecer o trânsito intestinal, além de aumentar o volume das fezes, o que é eficaz no combate da prisão de ventre.