Vantagens do Design Thinking
Design Thinking é uma metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades, desejos e limitações dos usuários. O grande objetivo do Design Thinking é converter dificuldades e limitações em benefícios para o cliente e valor de negócio para a sua empresa.
O Design Thinking busca trazer um equilíbrio entre o lado científico e exato de uma gestão e contribuir para que a parte de criação, do elemento artístico, possa ser concreto, fazendo com que o projeto passe por um processo de raciocínio para que se desenvolvam novas oportunidades e se diminuam os riscos envolvidos.
Contudo, para a melhor absorção dos conhecimentos e técnicas, apresentaremos a abordagem do Design Thinking distribuída em cinco etapas: Imersão, Análise e Síntese, Ideação, Prototipação e Validação/Implementação.
Quais são as etapas do Design Thinking?
Etapas do Design Thinking
Design Thinking é conhecido como um agrupamento de métodos, ferramentas, para a abordagem de problemas que estão associados a aquisições de informações. As principais etapas de um design thinking são: Identificar onde encontrar oportunidades de inovação. Descobrir a Oportunidade de Inovação.
Principais técnicas utilizadas na fase de Imersão Preliminar
A Imersão em Profundidade destina-se à identificação de necessidades e oportunidades que irão nortear a geração de soluções na fase seguinte do projeto, a de Ideação.
As fases Bootcamp Bootleg são: Empatizar (Empathize): é a base de um processo de design centrado no ser humano; ... Idealizar (Ideate): é o método do processo de design no qual se concentra a geração de ideias.
Desse modo, uma conceituação apropriada para o DT seria um “modo de pensar” e “um modo de agir,” cujo principal objetivo é a produção criativa de soluções inovadoras Pergunta 2 0 em 0 pontos Na perspectiva do Design Thinking encontrada no documento HCD da IDEO (2009) as três lentes que ajudam aos designers thinkers ( ...
Mediante a essa definição, quais são os principais objetivos das etapas do design thinking? ... Resposta Correta: Brown (2010) argumenta que adotar o processo de DT é fundamental para que as soluções criadas sejam centradas no ser humano.
A Imersão pode ser dividida em duas etapas: Preliminar e em Profundidade. A primeira tem como objetivo o reenquadramento e o entendimento inicial do problema, enquanto a segunda destina-se à identificação de necessidades e oportunidades que irão nortear a geração de soluções na fase seguinte do projeto, a de Ideação.
Sessão Generativa é um encontro no qual se convida os usuários (ou atores envolvidos no tema do projeto) para que dividam suas experiências e realizem juntos atividades nas quais expõem suas visões sobre os temas do projeto. Visa entender o que sabem, sentem e sonham, muitas vezes de maneira tácita e latente.
O Workshop de Cocriação é um momento incrível do Design Thinking. Esse encontro é organizado na forma de uma série de atividades em grupo com o objetivo de estimular a criatividade e a colaboração, fomentando a criação de soluções inovadoras.
O Blueprint é uma ferramenta do design thinking que mapeia interações de prestações de serviços em geral e te ajuda a padronizá-las, ou a encontrar os gaps dos seus concorrentes e criar propostas de valor mais atraentes para o mercado.
Um Dia na Vida É uma simulação, por parte do pesquisador, da vida de uma pessoa ou de uma situação estudada. Nessa dinâmica, os membros da equipe de projeto podem obter insights por meio da experimentação de situações não vivenciadas usualmente.
Há oportunidades em áreas variadas que já exigindo essa habilidade com salários de R$ 5 a R$ 15 mil. Muitos profissionais e empresas já estão entendendo que o Design Thinking não é só para designers ou profissões relacionadas a áreas criativas.
Empatia é o primeiro pilar que sustenta o modelo DT, sem ela nada acontece no Design Thinking, por isso ela é a primeira fase do modelo. A palavra empatia segundo definição do dicionário Aurélio significa: “Forma de identificação intelectual ou afetiva de um sujeito com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa.”