As principais causas da revolta podemos apontar: as elites provinciais queriam tomar as decisões político-administrativas da província; descaso do governo regencial para com os habitantes do Grão-Pará; os cabanos, por sua parte, queriam melhores condições de vida e trabalho.
A Revolta da Chibata foi uma agitação militar na Marinha do Brasil, ocorrida no Rio de Janeiro, de 22 a 27 de novembro de 1910. A luta contra os castigos físicos, baixos salários e as péssimas condições de trabalho são as principais causas da revolta.
Essa política de urbanização e saneamento público, apesar de necessária e modernizante, encontrou forte oposição junto à população pobre da cidade e à opinião pública porque: a) mudava o perfil da cidade e acabava com os altos índices de mortalidade infantil entre a população pobre.
Resposta. porque com a principal causa que, foi a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, realizada pelo governo brasileiro e comandada pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz.
Além de uma vida miserável, os habitantes ainda contavam com a exploração do governo central que pouco parecia se importar com a situação da província. Assim, não só os pobres, mas também a elite local era prejudicada, já que mesmo os políticos enviados pelo rei desagradavam em suas posturas.