EQST

Quais As Principais Ideias De Friedrich Schiller?

Quais as principais ideias de Friedrich Schiller?

Friedrich SchillerMais 5 linhas

Em qual momento histórico Schiller escreveu Cartas sobre a educação do homem?

Entre julho e novembro de 1793, Friedrich Schiller (1759-1805) escreve ao seu “mecenas”, o príncipe Friedrich Christian von Augustenburg, como uma espécie de agradecimento, as cartas que constituem o fundamento do seu tratado A educação estética do homem numa série de cartas.

O quê Schiller defendia?

Schiller crê ser essencial arranjar uma solução para a sua sociedade e acredita que a educação é a base de tudo, e defende uma educação através da arte.

Em qual momento histórico Schiller escreve as Cartas sobre a educação estética?

O tema proposto confronta a estética a política e a ética. O momento histórico em que Schiller escreve estas Cartas é o fim do século XVIII, o Século das Luzes, em passagens para a primeira geração romântica alemã, século XIX.

Porque Schiller escreve as Cartas sobre a educação estética do homem?

A educação estética do homem é redigida exatamente no Período do Terror, como já afirmado, e num momento como esse, em que todas as atenções estão voltadas para o campo da política, Schiller resolve escrever sobre a arte, por isso logo nas primeiras cartas ele justifica: o problema é político, mas a solução é estética.

O que seria uma educação estética do homem o que ela poderia realizar?

Na sua obra A Educação Estética do Homem, Schiller chega à conclusão de que aprender o belo é necessário, e demonstra que ele faz parte da vida do ser humano tanto quanto as demais dimensões, física, psíquica e espiritual, mas também em todas as atividades exercidas pelo ser humano.

Qual o resultado da estética proposta por Schiller?

Como se vê, Schiller determina a utilidade moral (e o perigo) dos costumes estéticos segundo a distinção entre moralidade e legalidade formulada na Crítica da razão prática: O essencial de todo o valor moral das ações depende de que a lei moral determine imediatamente a vontade.

O que é a educação estética?

Educação Estética pode ser definida, também, como a “alfabetização” na linguagem não verbal, linguagem da arte. ... Assim, a Educação Estética visa à criação de um espaço propício para a educação dos sentidos e desenvolvimento da percepção sensorial e cultural do indivíduo.

Qual é a importância da educação estética para Schiller?

É através da estética, da arte que Schiller quer criar a harmonia entre os impulsos opostos e para isso define e apresenta o impulso lúdico.

O que é arte para Schiller?

Para Schiller, a arte deveria servir a uma finalidade que a transcendia, a uma finalidade educativa e formadora do intelecto e dos sentimentos humanos. Schiller não acreditava na ciência e nos filósofos e em sua razão fria, calculista e abstrata como os verdadeiros redentores da humanidade.

Qual a destreza da educação estética?

O objetivo da educação estética é o mesmo da educação em geral: ampliar experiências para uma percepção mais livre e completa da realidade. Porém a estética é capaz de contribuir como nenhuma outra disciplina para a formação, pois possui aspectos sociais importantes.

Qual a importância da educação estética para?

A Educação Estética apresenta um novo ideal educativo, que tem por base à própria arte enquanto atividade livre e criadora. Assim, a Educação Estética visa à criação de um espaço propício para a educação dos sentidos e desenvolvimento da percepção sensorial e cultural do indivíduo.

Qual a importância da educação estética?

A educação estética tem uma grande importância na formação humana. Desde que o conceito foi criado por Schiller no século XVIII até os dias atuais, passou por algumas mudanças conceituais, mas não perdeu sua essência.

O que é a arte para Hegel?

A arte é, para Hegel, o momento da sensibilidade ou da intuição sensível. Em sua obra “Fenomenologia do Espírito” Hegel apresenta o percurso que a consciência precisa fazer para chegar á sua realização plena que se dá somente com a figura do Espírito.

O que é desenvolvimento estético?

O desenvolvimento estético é nos primeiros estádios dependente da maturação e posteriormente outras variáveis interferem neste desenvolvimento. A educação estética e artística possibilita a ocorrência deste desenvolvimento.

Qual a importância da educação estética formulada por Schiller?

A educação estética, portanto, para Schiller, é a educação para a liberdade. E educar para a liberdade significa educar para que o sujeito transforme suas ações e atue no mundo (livro-base, p. 202). E A estética para Schiller é algo que ajuda as pessoas a se adaptarem ao mundo como ele é, pois a arte imita a vida.

Qual seria a importância da educação estética para a formação do espírito humano?

Considerando que a educação estética, na perspectiva educacional, possibilita o desenvolvimento de várias potencialidades do indivíduo, ela pode vir a contribuir na formação humana, na perspectiva de um processo formativo mais amplo, contribuindo no sentido de uma educação emancipatória.

Qual a relação entre o espírito e a arte em Hegel?

Essa concepção hegeliana do homem desenvolve-se no conceito do espírito que é o verdadeiro ápice de sua filosofia. “O espírito absoluto opõe-se a si mesmo, como espírito finito. ... De acordo com a doutrina Hegeliana a arte representa a ideia, na qual o homem em sua intuição acredita, que o espírito absoluto se manifesta.

Qual a contribuição do filósofo alemão Georg Hegel para a compreensão da arte?

A estética de Hegel é uma “ciência da arte” ou mais precisamente “filosofia das belas artes” com ênfase em seu conteúdo divino e, segundo o autor, a arte é automanifestação do Espírito.

Qual é o sentido da educação estética?

Educação Estética pode ser definida, também, como a “alfabetização” na linguagem não verbal, linguagem da arte. ... Assim, a Educação Estética visa à criação de um espaço propício para a educação dos sentidos e desenvolvimento da percepção sensorial e cultural do indivíduo.