EQST

Quais As Principais Caractersticas Do Feudo?

Quais as principais características do feudo?

Resumindo, as principais características do feudalismo foram: Sociedade dividida em três grupos diferentes: clero, nobres e servos. ... Havia relações de suserania: O Suserano doava o feudo para um vassalo e recebia favores militares. O Rei era superior a todos na sua região.

Quais são as principais características econômicas sociais e políticas do feudalismo?

O feudalismo foi uma forma de organização política, econômica, social e cultural que surgiu na Europa no século V, após a queda do Império Romano, e que tinha como base a posse de terras. Nesse tipo de organização, os senhores feudais (proprietários das terras) tinham nos trabalhadores rurais os seus servos.

Quais são as principais características econômicas?

As principais atividades que contribuem para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) são a agropecuária, o setor de serviços, indústria e comércio. ... Além da exploração de riquezas minerais, a vasta extensão de terra é favorável para agricultura.

Qual é a cultura do feudalismo?

Portanto, a cultura se baseava na religião. As pinturas representavam histórias bíblicas e a arquitetura era responsável principalmente pela construção de grandes igrejas românicas e góticas, além de castelos. Também se destacaram a música sacra, a literatura, com a poesia medieval, a filosofia e a ciência.

Qual era o principal meio de produção na sociedade feudal?

Dentro dos feudos, a agricultura era praticada por meio de técnicas simples. Os principais instrumentos eram feitos de madeira, pois o ferro era de difícil aquisição. O arado, puxado por boi, era o equipamento principal.

Que foi a crise do feudalismo?

A crise do feudalismo, a partir do século XI, aconteceu com o desenvolvimento do capitalismo mercantil, que necessitava da expansão do comércio e da ampliação dos lucros; e das cidades, pois no mundo feudal o que prevalecia era uma sociedade rural.

Quais são as atividades econômicas?

Podemos citar como exemplos: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.

O que foi o feudalismo aspectos sociais culturais e econômicos?

O Feudalismo foi uma organização econômica, política e social baseada na posse da terra - o feudo - que predominou na Europa Ocidental durante a Baixa Idade Média. ... O feudo era uma grande propriedade rural que abrigava o castelo fortificado, as aldeias, as terras para cultivo, os pastos e os bosques.

O que foi o apogeu do feudalismo?

Feudalismo compreende o sistema político, econômico e social que predominou na Europa Ocidental entre o início da Idade Média até a afirmação dos Estados modernos, tendo seu apogeu entre os séculos XI e XIII.

Quais são os principais modos de produção?

Abaixo estão listados os principais modos de produção e suas características.
  • Modo de Produção Primitivo. ...
  • Modo de Produção Asiático (ou tributário) ...
  • Modo de produção Escravista Antigo. ...
  • Modo de produção feudal (ou feudalismo) ...
  • Modo de produção capitalista. ...
  • Modo de Produção Socialista. ...
  • Modo de Produção Comunista.
5 de abr. de 2019

Qual era o método de produção utilizado na sociedade Agrícola?

Modo de produção feudal Os servos, apesar de não serem propriedade dos seus senhores, trabalhavam em troca de casa e comida, sempre um pouco para seus senhores e um pouco para si mesmos. A exploração dos servos era cada vez maior, fazendo com que o rendimento da agricultura diminuísse.

Quais os fatores que contribuíram para a crise do feudalismo?

O surgimento da moeda, o desenvolvimento das cidades medievais e da intensificação das atividades comerciais, foram essenciais para que o sistema feudal entrasse em declínio. ... Além disso, a burguesia lutava pelo enriquecimento e pela mobilidade social, sistema desconhecido na sociedade feudal.

Quais os motivos que levaram à crise do feudalismo?

As inovações técnicas, as Cruzadas e a reabertura do Mar Mediterrâneo.