A orelha média é um espaço no osso temporal preenchido com ar, situado entre a membrana do tímpano e as estruturas da orelha interna. É composta pelos ossículos martelo, bigorna e estribo, denominados dessa forma por sua semelhança conspícua com esses objectos, e pela tuba auditiva ou trompa de Eustáquio.
A orelha humana é dividida em três segmentos: orelha externa, orelha média e orelha interna.
3- ORELHA MÉDIA Seu papel mais importante é a equalização das impedâncias da orelha média (vibrações aéreas que invadem a membrana timpânica) e da interna (variações de pressão nos compartimentos líquidos da orelha interna).
Trago, ou Tragus é uma pequena saliência localizada no ouvido externo. Sua função é esconder e proteger o canal auditivo externo. Além disso, a localização do tragus auxilia na audição coletando os sons que vêm de trás.
Dor na orelha pode ser uma série de coisas, desde infecções propriamente da orelha, as chamadas otites em suas diversas formas e nos distintos segmentos (externa, média, fúngica, bacteriana), obstrução por excesso de cerúmen, impactação de corpo estranho, até quadros relacionados a estruturas circunvizinhas, cuja dor ...
Condrite (do grego Chondro, cartilagem e itis, inflamção) é uma inflamação da cartilagem. Pode afetar qualquer animal vertebrado. O principal sintoma é a dor local que piora com o movimento.
Mas de forma geral é causada por otite externa, quando a inflamação se localiza no conduto auditivo externo e/ou parte visível da orelha, dá para observar vermelhidão e inchaço até a olho nu; ou otite média, quando a inflamação é mais profunda, na orelha média, visualizada pelo médico através do tímpano.
A mastoidite é uma inflamação do osso mastóide, que fica localizado na proeminência situada atrás da orelha, e é mais comum em crianças, apesar de poder atingir pessoas de todas as faixas etárias.