As pessoas frequentam academias, buscam ganho de massa magra, fazem dietas, mas poucas reconhecem a importância dos exercícios de alongamentos. Uma minoria das pessoas fisicamente ativas reserva um tempo para fazer os exercícios de alongamento.
Por exemplo, o encurtamento dos quadríceps (principal músculo da coxa) pode estar ajudando a manter a articulação do joelho estável. Nesses casos, o melhor a fazer é pedir a ajuda de profissionais, fazendo exames e um tratamento que consiga alongar as partes encurtadas sem interferir na saúde da articulação.
Os exercícios de alongamento para musculação podem proporcionar um melhor condicionamento de sua coluna para treinos de alta intensidade, objetivando não só um melhor rendimento em seus treinos, como também a melhora de sua postura e redução de desconfortos comuns referentes à coluna.
Mas há outra linha de pesquisadores que discordam, pelo fato de que iniciar uma atividade física de mais impacto sem um aquecimento da musculatura facilita lesões. Na dúvida, sugere-se manter ambos sem excessos. Para que a prática seja eficaz, é fundamental que cada posição seja mantida por 15 a 30 segundos, de acordo com o grupo muscular que se pretende trabalhar.
A série abaixo é ideal para quem trabalha muito tempo sentado ou em pé, ou ainda, realiza inúmeros movimentos e esforços desnecessários, que sobrecarregam a musculatura corporal. Cansaço e dores podem ser gerados ao final de mais um dia de trabalho ou estudos, devido a uma má postura. E estes alongamentos podem ser feitos no escritório ou sala de aula:
Lembre-se de alongar o pescoço. Quando estiver alongando, trabalhe desde os tornozelos até os ombros, mas também o pescoço. Gire o pescoço lentamente, como se estivesse observando uma estrela cadente. Primeiro de um lado, e depois do outro.
Os alongamentos podem ser feitos sempre que se sentir vontade, uma vez que relaxam o corpo e a mente. Mas, se for fazer um treino físico, guarde 10 minutos no início e no final para realizar os exercícios de alongamento muscular.
Na técnica de alongamento dinâmico, os exercícios são realizados com movimento. Por exemplo: em pé, com as pernas afastadas, flexionar o tronco à frente e tentar tocar uma das mãos no pé do lado oposto. Balançar o tronco quatro vezes e voltá-lo na posição inicial, conforme mostrado na figura abaixo.
Para aliviar esse incômodo, todos os dias, alongue a região. Coloque a mão direita na lateral esquerda da cabeça, em cima da orelha. Puxe a cabeça para o lado direito mantendo firme o ombro esquerdo. Faça o mesmo com o outro lado.
Para que se obtenham bons resultados, é essencial que os exercícios de alongamentos sejam praticados corretamente e com moderação, de preferência com orientação de um profissional de educação física.
Sabia que tensões musculares e encurtamentos podem causar problemas na postura, causando dor nas costas? Por exemplo, encurtamentos na região lombar deixam a região mais reta, prejudicando a postura.
Os movimentos de alongamento devem ser feitos relaxando-se a musculatura trabalhada, de forma estável e mantendo-se a atenção sobre os músculos que estão sendo alongados naquele momento.
Com as pernas afastadas, abrir os braços horizontalmente, e inclinar o corpo para frente. Apoiar uma mão no chão, no centro, e vira o corpo para o lado, mantendo a outra mão esticada ao alto. Depois repita para o outro lado.
É fundamental que você busque o acompanhamento de um educador físico. A execução incorreta dos exercícios de alongamento pode prejudicar seu corpo, como qualquer outra atividade. Portanto o acompanhamento não deve se limitar apenas à musculação, pois o alongamento será um complemento importante para seu treino, e deve ser feito de forma segura como os demais exercícios.
Também é utilizado como um tipo de movimento que pode ajudar na prevenção de lesões, especialmente durante o exercício físico, que requer um elevado nível de amplitude de movimento.
Uma das formas mais simples de promover esse alongamento é, em pé ou sentado(a), tentar tocar a ponta dos pés= com as pernas retas. Já fez isso? Para alongar ainda mais, permaneça nessa posição e tente aproximar o queixo do tórax.
Esse tipo deve ser realizado após a pessoa ter feito algum tipo de aquecimento como agachamentos, corrida estática e assim por diante. Em geral, ele é feito movimentando o corpo, de forma rítmica e curta, com deslocamento pelo solo.
Os exercícios de alongamento podem ser realizados logo após você acordar. Você poderá notar as diferenças em poucos dias, seu corpo se mostrará mais preparado e disposto para a rotina diária. Você se lembrará dos benefícios até o fim do dia, e então reconhecerá a importância do momento para o alongamento de seu corpo. Mas lembre-se, se você pratica musculação no período da manhã, evite esse alongamento matinal.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
O alongamento só dá resultado quando feito de maneira constante. Portanto, o ideal é fazê-lo todos os dias. Para te dar mais disposição, fazer uma sequência de alongamentos todos os dias ao acordar é uma ótima opção.
Como vimos, alongamentos são exercícios que melhoram a flexibilidade muscular. Para isso, são utilizadas diferentes técnicas: alongamentos estático, dinâmico, isométrico e passivo.
Os exercícios de alongamento são uma ótima forma para aliviar a dor nas costas, mas também para prevenir o seu aparecimento. Além de diminuir a dor, estes exercícios ajudam a relaxar e aumentam a amplitude dos movimentos, proporcionando um alívio rápido da dor.
Christina explica que se espreguiçar já é um exercício de alongamento, que melhora a circulação sanguínea. Depois disso, o indicado é fazer pequenos movimentos que estiquem o corpo, deitado ou sentado na cama mesmo, e por fim, em pé ao lado dela, preparando o corpo para as funções ao longo do dia.
Sentada com o corpo ereto, pegue o braço direito e leve em direção a cabeça, puxando-a para o lado direito. Você irá sentir alongar a região do músculo trapézio e a região cervical do lado contralateral. Repita esse movimento por duas vezes mantendo por 20 segundos e repita no outro lado.
OS BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO MATINAL Após uma noite de sono em que o corpo está em repouso, deitado na mesma posição durante algumas horas, ao acordar os músculos encontram-se tensos e encurtados. Ao alongar o corpo, você estimula o relaxamento da musculatura que se prepara para voltar ao normal.
Por que fazer alongamentos pela manhã? A explicação é muito simples, ao realizar esse pequeno exercício logo ao despertar, o corpo fica mais bem disposto para encarar o que está por vir ao longo do dia. Elimina os sinais de cansaço provocados pelo sono e ajuda a ativar o metabolismo.
Um alongamento causa mudanças dentro do músculo, a sobreposição dos miofilamentos finos e grossos diminui, quando isso acontece as fibras musculares atingem uma posição de repouso máximo, melhorando o desempenho e diminuindo as chances de lesão. Para executar um alongamento correto é necessário aquecer o músculo antes.
Principais tipos de alongamentos
Turibio explica que o alongamento de um determinado grupo muscular deve ter a duração mínima de 15 segundos e a duração máxima de 45 segundos. Menos do que 15 segundos não trará efeito e mais do que 45 segundos pode prejudicar o desempenho muscular em atividades realizadas imediatamente após alongar.
Quando alguém faz alongamentos, se usa a flexibilidade, agilidade e resistência, são as capacidades físicas mais usadas no alongamento. ... Atletas que precisam de grande flexibilidade, como as ginastas, os alongamentos dão mais capacidade articular e facilitar os movimentos que são realizados.
Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser compreendidas como componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade.
Os exercícios aeróbicos, como correr, pular, caminhar, andar de bicicleta e correr, são excelentes para o sistema cardiovascular, pois diminuem a pressão sanguínea e melhoram a circulação. “E não há substituto para a atividade aeróbica quando se trata de queima de calorias e gordura” completou.