Significado do Proletariado
O termo vem da palavra proletariado prole, o número de filhos de uma pessoa. Se alguém diz que se esforça para sua prole está afirmando que seu objetivo é trabalhar para o benefício de seus filhos.
A idéia do proletariado adquiriu uma nova dimensão desde a revolução industrial começou na Grã-Bretanha no final do século XVIII. A industrialização foi um abandono em massa do campo para a cidade, onde milhares de trabalhadores poderia encontrar postos de trabalho em novas fábricas onde a produção necessária uma grande quantidade de trabalho. Estes trabalhadores foram crescendo em número e, eventualmente, formaram uma nova classe social, o proletariado.
O proletariado trabalhando em fábricas consistia de homens e mulheres livres, pois não havia um trabalho em escravidão. No entanto, em condições práticas de trabalho que eram muito dolorosos (horas de trabalho mais de 12 horas, trabalho infantil, sem quaisquer direitos trabalhistas e salários baixos).
O proletariado e do movimento operário
No século XIX, surgem as associações os primeiros dos trabalhadores, sindicatos. O movimento sindical lutou para o proletariado tem condições dignas de trabalho. A este respeito, devemos lembrar que a celebração do Dia do Trabalho em 1º de maio é comemorado para comemorar a luta pela jornada de trabalho de 8 horas (realizadas desde 1889 em memória dos trabalhadores que foram executados, alegando 8 horas trabalhando na cidade de Chicago).
O proletariado e do marxismo
O movimento sindical não era o único que apoiou a causa do proletariado como o marxismo revolucionário como uma abordagem filosófica e política também abordou refletir sobre essa nova classe social.
Marxismo detém várias idéias sobre o proletariado:
1) é a classe social que tem a oportunidade histórica de promover uma revolução que vai levar ao desaparecimento das classes sociais.
2) fazer é necessária essa revolução possível que os operários e os camponeses tornam-se conscientes do seu status social (conhecido como consciência de classe do marxismo)
3) consciência não é suficiente para a revolução para ter sucesso e, portanto, é necessário que todos os trabalhadores a se unir em uma causa comum (daí o slogan do Manifesto Comunista: proletários de todos os países, uni-vos)
4) quando o revolução sucede, Marx proposto para ser imposta um período de transição, conhecida como o DOP.
Muitos estudiosos afirmam que o conceito marxista da ditadura do proletariado e totalitário incorpora o germe que tem caracterizado os países que uma vez implementadas com base nas idéias do marxismo regime comunista.