O Muro de Berlim foi construído, em 1961, como parte de uma decisão da Alemanha Oriental e da União Soviética para isolar Berlim Ocidental e impedir que a população da Alemanha Oriental mudasse-se para o outro lado. O muro simbolizou mundialmente a polarização que marcou o século XX durante a Guerra Fria.
Tornando-se como marcos significativos da Guerra Fria a explosão das bombas nucleares sobre o Japão e a queda do Muro de Berlim, é possível, para efeito de estudo, dividi-la em três períodos: a Guerra Fria Clássica: 1945-1955; •a Coexistência Pacífica ou distensão: 1955-1981; •a “Nova” Guerra Fria: 1981-1989.
As principais características da Guerra Fria são a bipolarização mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética e o conflito militar, ideológico e político travado entre essas duas potências.
A Guerra Fria aconteceu entre 1947 e 1991 e marcou a polarização do mundo em dois blocos: um liderado pelos americanos e outro pelos soviéticos. Essa polarização gerou um conflito político-ideológico entre as duas nações e seus respectivos blocos, cada qual defendendo os seus interesses e a sua ideologia.
A guerra fria pode ser definida como um conflito ideológico, uma vez que trata - se de um conflito armamentista aeroespacial. Dessa forma, foi um conflito marcado entre o capitalismo e o comunismo, com isso, foi um conflito ideológico onde não se foi disparado nenhum tiro.
Resposta. Resposta: A Guerra Fria foi iniciada logo após a Segunda Guerra Mundial, conflito que aconteceu entre 1939 e 1945. Ao final desse conflito, EUA e URSS saíram como as duas grandes potências mundiais e essa situação contribuiu para o surgimento de um cenário de polarização.
Acontecimentos importantes da Guerra Fria
A queda do Muro de Berlim representou a queda do regime socialista no mundo.