Por Que Os Militares Defendem O Argumento De Uma Revoluço Em 1964?

Por que os militares defendem o argumento de uma revoluço em 1964

Para os militares, em 64 houve uma “Revolução” no Brasil, cujos principais objetivos seriam restaurar a ordem pública, controlar a indisciplina nos quartéis e impedir a tomada do poder pelos comunistas. Por esse ponto de vista, tratou-se, portanto, mais de uma “contrarrevolução” do que de uma “revolução”. Conceito inteiramente diverso pode ser observado atualmente nas redes sociais, na imprensa e nos discursos civis, que em geral definem 1964 como um “golpe militar” que instaurou uma “ditadura” no Brasil.

Comentários

Munido de seus poderes, Goulart buscou promover reformas na estrutura social brasileira, principalmente no contexto rural. Porém, em 2 de abril de 1964, um golpe parlamentar foi dado e a cadeira de presidente foi declarada como vaga pelo senador Auro de Moura.

A resposta aconteceu seis dias depois, em 19 de março, com a Marcha da Família com Deus pela Liberdade. Ela foi organizada principalmente por clérigos e mulheres da classe média e alta de São Paulo e reuniu cerca de 500 mil pessoas.

Este é o caso do ocorrido no Brasil em 31 de março 1964, há exatos 59 anos. Há uma interrupção — vacância do cargo de Jango — ilegal — constitucionalmente, o mandato seria inviolável — por membros internos — Exército, que é parte do organograma do Estado — à instituição — Estado brasileiro.

Últimas notícias

Últimas notícias

Lá havia um grande contingente populacional antijanguista, incluindo o governador da Guanabara, Carlos Lacerda, ícone do antivarguismo. Mourão acumula contingente e apoio no Rio de Janeiro de Lacerda e na São Paulo de Adhemar de Barros.

Jango tinha um histórico relevante, principalmente ao lado de Vargas. Inclusive, foi seu ministro do Trabalho na década de 1950. Com isso, a direita mais conservadora, que ocupava espaços de poder no Clube Militar e na UDN, que detesta o legado varguista, volta a ameaçar o governo do presidente.

Além disso, em 1962, foi aprovada a Lei de Remessa de Lucros, que impedia o repasse de mais de 10% dos lucros das multinacionais para o país de origem. Na época do golpe, ela estava prestes a ser sancionada pelo presidente.

Democracia abalada

Em 13 de março, ele fez um comício na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, reforçando seu compromisso com as reformas de base. Ele iria realizá-las a todo custo.

Isso não agradava aos americanos, que começaram a intervir cada vez mais na política brasileira. Eles financiaram instituições como o Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (Ipes) e o Instituto Brasileiro de Ação Democrática (Ibad) e através delas ajudaram na candidatura de 800 políticos de oposição a Goulart.

Copyright Grupo Perfil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

Enfraquecimento de Jango

<strong>Enfraquecimento de Jango</strong>

O que estipulava o AI-5? O quinto ato, assinado pelo marechal Arthur da Costa e Silva (que assumira a Presidência em 1967), resultou no fechamento imediato e por tempo indeterminado do Congresso Nacional e das Assembleias nos estados —com exceção de São Paulo. Além disso, o AI-5 renovou poderes conferidos ao presidente para cassar mandatos e suspender direitos políticos, agora em caráter permanente. Também foi suspensa a garantia do habeas corpus em casos de crimes políticos, contra a segurança nacional, a ordem econômica e a economia popular.

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

Diante de todo esse contexto, migremos para o fatídico ano de 1964. Os conspiracionistas militares, mesmo que não de forma monolítica, tinham já entendido a suposta necessidade de derrubar João Goulart.

Interesse em apostas supera o esperado pela Fazenda, que estima R$ 3 bi e corre por projeto

Acontece que Goulart estava no Brasil, por isso a investida se configura como um golpe. Com a deposição, o caminho ficou aberto para que os militares tomassem o poder.

O fato de Goulart ter visitado a China comunista em 1961, sua proximidade com o trabalhismo e o desejo de promover reformas de base foram vistos como adesão da parte dele ao comunismo. 

Foi o momento, por exemplo, do Comício da Central do Brasil (que, junto da anistia presidencial aos marinheiros amotinados, alimentou o discurso direitista de que Jango era radical e imprudente demais para governar) dos janguistas e da Marcha da Família com Deus pela Liberdade, exigindo intervenção militar contra o “comunismo infiltrado e antibrasileiro”.

De estudante para estudante

Entenda abaixo como o presidente deposto, João Goulart, havia chegado ao poder, o argumento jurídico usado para justificar sua deposição, e como o governo inicialmente provisório do marechal Castello Branco se converteu em um regime ditatorial que comandou o Brasil até 1985, fazendo uso de dispositivos como os Atos Institucionais, que cancelaram eleições, fecharam o Congresso, censuraram a imprensa e perseguiram opositores.

O regime foi marcado por uma profunda violência contra a oposição, aumento da concentração de renda e intervenção estatal em todas as esferas da sociedade. Saiba mais com nosso texto sobre o que aconteceu na Ditadura Militar.

O Beduka te conecta à faculdade

O PTB e o PSD passam a sofrer sanções governamentais claramente autoritárias. O calor do golpe atingiu até as Forças Armadas: além dos membros do Exército que eram de esquerda (Henrique Teixeira Lott se destaca, mas não era o único), hoje se calcula que mais de 6 mil militares, incluindo oficiais, foram afetados diretamente com as cassações e mortes do golpe.  

Com isso, Jango defendia bandeiras como o direito irrestrito ao voto, incluindo analfabetos e soldados (que não votavam na época), a distribuição de lotes de terra na forma de propriedade privada rural (reforma agrária), uma reforma fiscal visando à distribuição da renda etc.

A solução criada foi a de permitir a posse, mas reduzindo os poderes do presidente e aumentando os do parlamento. Isso permaneceu até 1963, quando os eleitores decidiram em um plebiscito voltar ao modelo presidencial anterior.

Por que os historiadores interpretam os acontecimentos de 1964 como um golpe?

Resposta. Porque as atitudes cometidas pelo grupo que cometeu as ações de tomada de poder, não eram constitucionais. Ou seja, os Militares passaram por cima da constituição vigente naquele período.

Foi golpe ou revolução?

Enquanto golpe é uma derrubada de poder que basicamente apenas muda os mandantes da nação, a revolução transforma a sociedade de maneira muito mais profunda.

O que foi o golpe de Estado na Era Vargas?

Em 10 de novembro de 1937, através de um golpe de estado, Vargas instituiu o Estado Novo em um pronunciamento em rede de rádio, no qual lançou um Manifesto à nação, no qual dizia que o regime tinha como objetivo "reajustar o organismo político às necessidades econômicas do país". ...

Qual foi o pretexto usado para decretar o golpe?

O Plano Cohen foi o pretexto que Vargas usou para decretar o golpe, suspendendo as garantias constitucionais, proibindo os partidos políticos dissidentes e reduzindo os poderes do Legislativo.

Por que Getúlio Vargas precisou de um golpe de Estado para Inplántar o Estado Novo?

Dado como um governo estabelecido por vias golpistas, o Estado Novo foi implantado por Getúlio Vargas sob a justificativa de conter uma nova ameaça de golpe comunista no Brasil.

O que ocorreu na década de 1930 durante o Estado Novo?

Na década de 1930, surgiu ou se consolidou uma série de regimes totalitários em diversas partes do mundo, tais como o stalinismo soviético, o nazismo na Alemanha, o fascismo na Itália, o franquismo na Espanha e o salazarismo em Portugal.

Porque era importante para o Estado Novo que cada cidadão?

Resposta. Pois evitava a oposição das massas sobre a Ditadura de Vargas.

Quais foram as mudanças ocorridas no território europeu entre a Guerra Fria e o período atual?

Após a Guerra fria aconteceu a queda da URSS e as repúblicas que formavam essa união foram se separando e formando diversos outros países. Um outro grande marco na Europa foi a queda do Muro de Berlim que tinha o intuído para separar a república democrática e a parte socialista.

Como o fim da Guerra Fria reestruturou o cenário geopolítico mundial?

Em 1939 a Alemanha invadiu a Polônia então a França e Inglaterra declararam guerra aos alemães. ... Após a Segunda Guerra, a Europa entrou em declínio e os EUA se consolidaram como principal potência ao lado da URSS, formando o mundo bipolar, sendo o primeiro capitalista e o segundo socialista.

Como a Guerra Fria influenciou o mundo de hoje?

A Guerra Fria foi responsável pela polarização mundial e, entre 1947 e 1991, desencadeou uma série de pequenos conflitos como resultado da disputa entre EUA e URSS. A Guerra Fria aconteceu entre 1947 e 1991 e marcou a polarização do mundo em dois blocos: um liderado pelos americanos e outro pelos soviéticos.

Qual a relação da Guerra Fria no cenário?

A Guerra Fria influenciou a política brasileira do mesmo modo que influenciou a política de uma série de outros países do mundo: forçou governos a tomarem posicionamentos, se alinhando ou aos soviéticos ou aos estadunidenses.