O Brasil é um país de dimensões continentais que fica em uma posição privilegiada tanto em relação a posição das placas tectônicas do planeta como pelos ângulos de incidência dos raios solares, isso propicia o desenvolvimento de da vida e dos recursos naturais.
Nos tempos da Colônia os Recursos Minerais no Brasil mais explorados eram Diamante e Ouro. Hoje o país está entre os líderes globais de Ferro, Nióbio, Bauxita e outros minérios.
Também é do Brasil mais que 50% das reservas de barita e grafita natural. Ademais, o níquel, estanho e ferro são outros minérios significativos.
No cenário nacional, destacam-se como minerais metálicos: o ferro, o manganês e a bauxita. Deles, é a responsabilidade pelo alicerce da indústria mineradora nacional. Também há espaço, ainda que em menor volume, para o ouro, o cobre e o nióbio.
1- (Cesgranrio) A existência de grandes jazidas minerais, como as de ferro e manganês no Quadrilátero Ferrífero (MG) e na Serra dos Carajás (PA), pode ser explicada por processos geológicos ligados à:
Os textos e exemplos acima sobre os Recursos Minerais no Brasil foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.
Vale mencionar que a mineração possui notoriedade na economia brasileira, principalmente no que tange às exportações, como as de nióbio, minério de ferro, manganês e bauxita.
O Blog do Enem tem Apostilas Enem Gratuitas, Notas de Corte no Sisu, Critérios para Financiamentos pelo Fies, para Bolsas de Estudo pelo Prouni e pelo Pronatec, e ainda traz Dicas sobre o que mais cai nas provas e na Redação do Enem e no Vestibular.
Mineral é um elemento ou composto químico natural resultante de processos inorgânicos encontrado na crosta terrestre. Há mais de 2000 minerais conhecidos, cada um deles possuindo características próprios. Com exceção do mercúrio e da água, os minerais são substâncias sólidas.
Para você entender os Recursos Minerais no Brasil vamos começar pelo básico: Estruturalmente, a geologia do Brasil se apresenta de duas maneiras: os Escudos Cristalinos e as Bacias Sedimentares.
Enquanto o mineral é uma substância natural da crosta terrestre, homogênea e cuja composição é inorgânica e quimicamente delimitada, os minerais são minérios com alto valor de comercialização.
O Brasil conta com grande variedade de minérios disponíveis, cerca de 55 diferentes e alguns aparecem entre as maiores reservas do mundo. Sacou a importância mineral do Brasil no cenário mundial? Não?
- rochas sedimentares: são formadas pelo depósito, acúmulo e compactação de detritos de outras rochas ou de origem orgânica. A maioria delas apresenta estrutura em camadas sobrepostas. Às vezes, a deposição dos sedimentos ocorre por meio de processos químicos, formando as rochas sedimentares de origem química, como as estalactites e estalagmites de grutas.
Rochas são agregados naturais compostos por um ou mais minerais. As rochas podem ser constituídas de mineralóides, que são substâncias amorfas de ocorrência natural ou, em alguns casos, de elementos de origem orgânica.
Muito bom este resumo do professor Felipe. Ele é mesmo uma fera. Se você quer saber mais sobre os Recursos Minerais no Brasil na época da Colônia, confira aqui uma aula que aprofunda esse tema.
O Brasil é um país abundante em riquezas naturais, culturais e minerais. A sua formação geológica, a localização geográfica e a extensão territorial são fatores positivos para a multiplicidade de minérios e minerais presentes em sua terra.
Os escudos cristalinos, que abrangem 36% do território nacional, são popularmente conhecidos como serras, formações antigas e diversificadas e, por conseguinte, extremamente desgastadas pela erosão, apresentando altitudes modestas. Nos escudos cristalinos originários do período arqueozoico (32% do território nacional), a ocorrência de minerais economicamente exploráveis é pequena. Já nos escudos datados do proterozoico (4% do território brasileiro), proliferam recursos como o ferro, a bauxita, o manganês, o ouro, a cassiterita e outros minerais metálicos. Exemplos: Quadrilátero de Ferro (MG), Serra dos Carajás (PA) e Maciço de Urucum (MS).
Há oito principais elementos químicos que compõem a crosta terrestre. São eles: Oxigênio (O), Silício (Si), Alumínio (Al), Ferro (Fe), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Sódio (Na), Potássio (K), Titânio (Ti) e outros. Dois desses elementos são encontrados em grande quantidade: oxigênio e silício.
Resposta. Diversidade de etnias, culturas e religiões.
Com a análise dos dados demográficos disponibilizados pelo Censo Demográfico do IBGE é possível concluir que a população brasileira é, em sua maioria, urbana. Pouco mais de 84% dos brasileiros vivem nas cidades, e menos de 16% dos brasileiros vivem no campo.
Quais São os Aspectos Sociais Do Brasil ?? Atualmente os indicadores sociais,como taxa de mortalidade infantil,taxa de analfabetismo, nível de desemprego, grau de indigência e pobreza, Índice de Desenvolvimento Humano e outros, são conceitos corriqueiramente citadosna mídia e nos debates políticos.
O que define uma população, portanto, é o número de indivíduos que a compõem, ou seja, quantos nascem, morrem e se deslocam. Por isso, podemos dizer que os principais fatores que alteram o tamanho de uma população são: a natalidade, mortalidade e deslocamento.
O crescimento populacional no mundo é caracterizado como o aumento do número de habitantes no planeta. Esse fenômeno é consequência do crescimento vegetativo, obtido através do saldo entre as taxas de natalidade (nascimentos) e de mortalidade (mortes).
A população europeia, principalmente da parte ocidental, apresenta várias características: alta escolaridade, elevado IDH, baixas taxas de natalidade e mortalidade, elevado número de idosos, baixa mortalidade infantil, elevada renda per capita e intensa urbanização.
A população europeia vive uma elevada qualidade de vida porque o continente desde a Idade Clássica vem sendo a região mais desenvolvida do planeta, e além disso, ao longo dos séculos, os europeus tiveram melhores tecnologias e o domínio sobre outros continentes.
Mas, embora detentora de grande população absoluta, a Europa possui atualmente um ritmo de crescimento populacional inferior a qualquer outro no mundo. ... Nos países que receberam muitos imigrantes estrangeiros, a tendência é que as suas taxas de natalidade sejam superiores às da população de origem européia.
Lista das cidades europeias
Tem mais depois da publicidade ;) 1) Metrópole global: são metrópoles que possuem articulações em termos de transporte, economia e política com diversas partes do mundo. No Brasil, existem duas metrópoles globais: Rio de Janeiro e São Paulo. Outros exemplos são: Londres, Nova York, Paris e Tóquio.
Resposta. - Regional: Madri, Barcelona, Roma, Amsterdã, Munique e Frankfurt .
Londres é a "mais global das globais" em lista da Deloitte dominada por quem consegue atrair talentos e gerar empregos baseados em conhecimento
As cidades são: Osaka, Pequim, Boston, Washington, Amsterdã, Hamburgo, Dallas, Dusseldorf, Genebra, Xangai, Montreal, Roma, Estocolmo, Munique, Houston, Barcelona, Berlim, Jacarta, Johannesburgo, Melbourne, Praga, Santiago, Taipe, Varsóvia, Atlanta, Budapeste, Buenos Aires, Copenhague, Istambul, Kuala Lumpur, Manila, ...
O centro de Londres abriga a sede de mais da metade das 100 melhores companhias do Reino Unido (o índice FTSE 100) e mais de 100 das 500 maiores da Europa. Londres possui forte influência na política, finanças, educação, entretenimento, mídia, moda, artes e cultura em geral, o que contribui para a sua posição global.
As principais cidades mundiais são Nova York, Londres e Paris. No Brasil, existem duas: São Paulo e Rio de Janeiro. É importante lembrar que o número de habitantes não é importante para definir o nível de avanço econômico e para dizer se uma determinada região possui ou não uma cidade global.
Grupo Beta – Entre as cidades desse grupo podemos destacar: São Francisco, Sidney, São Paulo, Cidade do México, Madri. Grupo Gama – É o grupo que possui a maior quantidade de cidades, atualmente são 35, entre elas estão: Pequim, Boston, Washington, Munique, Caracas, Roma, Berlim, Amsterdã, Miami, Buenos Aires.
Os principais centros urbanos que compõem essa megalópole são: