Há sim, fatores de risco, hábitos, descuidos e situações que atuam como as mais comuns causas de quedas nos idosos. Por exemplo, aproximadamente 54% de queda em idosos são causadas por ambiente inadequado. Nesse caso, o principal vilão é também o mais fácil de ser evitado: o piso escorregadio.
Os principais fatores de risco para queda em idosos, incluem:
Uma queda pode acontecer por causa de acidentes domésticos ou de trabalho, ao subir em cadeiras, mesas e ao escorregar de escadas, mas também pode ocorrer devido a desmaios, tonturas ou hipoglicemia que podem ser provocados pelo uso de medicamentos específicos ou algumas doenças.
10 dicas para evitar quedas de idosos
Os cuidados da enfermagem envolvem a promoção da saúde, identificação das pessoas em risco de osteoporose, reconhecimento de problemas associados, instrução do paciente quanto à suplementação de cálcio e vitamina D e prevenção de lesões espontâneas decorrentes da osteoporose.
As orientações quanto ao tratamento da osteoporose são baseadas num esquema de tripé: exposição ao sol bom (respeitando os horários), fazer uso de ingestão de alimentos ricos em cálcio (leites e derivados), folhas escuras, espinafre, couve, evitar comidas que tendem a tirar o cálcio do osso, estimulam o hormônio que ...
A osteoporose é uma doença dos ossos que mais acomete pessoas idosas e incide com maior frequência no público feminino, devido à maior perda óssea após a menopausa. Ela se caracteriza pela diminuição da mineralidade e da resistência óssea, o que ocasiona fragilidade, além de predisposição a quedas e fraturas graves.
A manutenção de quantidades suficientes de cálcio e vitamina D no corpo é a principal forma de prevenção da osteoporose. Se uma pessoa não ingere cálcio suficiente, o organismo “roubará” dos ossos. Dessa forma, consuma regularmente laticínios como leite e iogurte.
Braçadeiras e apoios: apoios para a coluna ou braçadeiras podem reduzir a dor e a inflamação ao restringir o movimento. Mas o uso contínuo pode enfraquecer a musculatura. Exercícios e fisioterapia: inatividade prolongada enfraquece e causa perda de massa muscular e força.
Cálcio, vitamina D e magnésio são essenciais no tratamento da osteoporose
Pensando nisso, Elaboramos uma lista dos 10 Alimentos que Ajudam a prevenir a osteoporose.
Conheça 5 alimentos que ajudam a fortalecer os ossos
“Diferentemente das fraturas osteoporóticas provocadas por grandes traumas, como quedas ou choques, micro-fraturas também causadas pela osteoporose acontecem com a realização de movimentos simples, como quando o indivíduo dobra o tronco para frente ou precisa carregar peso.
1 - A osteoporose é uma doença silenciosa, isto é, raramente apresenta sintomas antes que aconteça sua consequência mais grave, isto é, uma fratura óssea. O ideal é que sejam feitos exames preventivos, para que ela seja diagnosticada a tempo de se evitar as fraturas.
Sendo assim, os exercícios menos recomendados para esses casos são: Exercícios de alto impacto: como ginástica aeróbica, pois podem levar a fraturas nos ossos; Exercícios de flexão e torção: como os abdominais, pois há um maior risco de fraturas por compressão da coluna.