Por Que Frida Kahlo Um Cone Do Feminismo?

Por que Frida Kahlo um cone do feminismo

Hoy celebramos el natalicio de una de las máximas representantes de la pintura mexicana del Siglo XX. En el año de 1907 nació la famosa pintora Frida Kahlo

FOTO DO DIA

Em sua militância, Frida estava mais preocupada com as questões de classe e não militou em movimentos de mulheres. Aos 21 anos, filiou-se ao Partido Comunista Mexicano e esse foi o tema de alguns de seus quadros, como "O marxismo dará saúde aos doentes" (1954). Ela também chegou a ter um romance com Leon Trótski, um dos líderes da Revolução Russa de 1917, que se exilou no México nos anos 1930.

Em uma das festas de Modotti em junho de 1928, Kahlo foi apresentada a Diego Rivera. Eles haviam se encontraram brevemente em 1922 quando ele estava pintando um mural na sua escola. Logo após a apresentação, Kahlo pediu-lhe para julgar se suas pinturas mostravam talento suficiente para ela seguir uma carreira como artista.

MEIO AMBIENTE

MEIO AMBIENTE

O rosto e algumas das principais obras da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954) estampam cadernos, bolsas e camisetas mundo afora. Com seus trajes típicos e as sobrancelhas naturais, ela virou não só uma das artistas mais conhecidas do México, como também um símbolo do feminismo, criando alguns debates em torno da sua figura.

Para el movimiento feminista, la artista es un símbolo de ejemplo y rebeldía, pues su obras dieron protagonismo a mujeres reprimidas y sometidas a los comportamientos impuestos en la época. Asimismo, aludía sin tapujos su preferencias sexuales, la liberación en su género, el tratamiento de tabúes en tomo de la menstruación, la maternidad y el aborto.

Kahlo passou o final dos anos 1920 e início dos anos 1930 viajando pelo México e Estados Unidos com Rivera. Durante esse período, ela desenvolveu seu estilo artístico, inspirou-se principalmente na cultura popular mexicana e pintou principalmente pequenos autorretratos que mesclavam elementos da mitologia pré-colombiana e católica.

6 fatos porque Frida Kahlo é um ícone destes movimentos

Frida tinha uma vestimenta tehuana, típica de mulheres mexicanas que carregavam a reputação por sua independência econômica e pessoal. Mesmo nas suas viagens para outros países, onde sua vestimenta era exótica, ela manteve sua expressão identitária através das roupas.

A los 6 años, Frida enfermó de polio, causando que su pierna derecha quedara más corta; lo que fue motivo de burlas. Sin embargo, eso no le impidió ser una estudiante tenaz. Realizo sus estudios en la Escuela Nacional Preparatoria

Sua primeira exposição

Sua primeira exposição

Cristina diz que um dos pontos fortes do documentário "Frida: Viva la Vida", que será lançado agora pela Net Geo, é exatamente mostrar Frida não só como artista, mas também como mulher, em sua profunda complexidade.

Mas, sabe, de fato, quem foi ela? Sua biografia, obras ou ideais? Vos apresento, Frida Kahlo!Além das pinturas e esculturas, fotografias, vídeos, documentos, desenhos, cartas e até o diário íntimo da artista viraram alvo do interesse público.

3 – A vestimenta Tehuana de frida

"Frida não foi feminista, considero que foi muito feminina. A realidade é que dependeu, econômica e emocionalmente, dos homens, ainda que em alguns momentos tenha manifestado que queria ser mais independente. Se não era Diego Rivera, de quem era fortemente dependente emocionalmente, havia Nickolas Muray, fotógrafo que com quem ela teve uma relação duradoura e apoiou-a financeiramente", diz a sobrinha-neta.

"Como Hayden Herrera é chicana [de origem mexicana] a obra chegou aos Estados Unidos e às feministas chicanas, que tomaram Frida como um estandarte. Daí parte essa ideia, um pouco errada, de que ela foi feminista", conta a fotógrafa.

Frida desviou-se da representação tradicional da beleza feminina na arte e optou por pintar experiências cruas e honestas que tantas mulheres enfrentam. Seu assunto incluía aborto, aborto espontâneo, parto e amamentação, entre outras coisas, muitas vezes visto como tabu e como muitas experiências femininas totalmente ignoradas. Frida disse uma vez sobre seus auto-retratos que “eles são a expressão mais franca de mim mesmo” e, por sua vez, lançam luz sobre as experiências compartilhadas pelas mulheres.

"Seu ensinamento é a autenticidade"

"Eu me lembro de abrir, na biblioteca de casa, um livro que se chamava 'Cinco pintores mexicanos', que tinha algumas ilustrações de obras de Frida Kahlo, entre as quais a que se chama 'A coluna quebrada' ['La columna rota']. Foi um choque tremendo ver essa tia, que para mim era tão alegre, rodeada de animais e flores em um jardim maravilhoso, com a coluna quebrada. Esse foi o meu primeiro impacto diante de Frida Kahlo", conta.

Frida tinha uma grande família tradicional e artística. Filha de pai alemão e mãe espanhola desde pequena teve uma saúde debilitada. Mas, nada era impeditivo para ela projetasse os anseios individuais.

Ouça o podcast do Art Talks

Ainda assim, a artista conquistou o seu espaço e destacou-se em seu meio, em que o trabalho de homens era mais valorizado e, naturalmente, prevalecia. Muito da visibilidade das obras de Frida foi reflexo do esforço/apoio das feministas da segunda onda feminista (entre os anos de 60 e 70) em divulgar seu trabalho.

"Essa 'Fridomania' está convertendo Frida em uma espécie de santa, perdendo a perspectiva de que foi uma mulher de carne e osso, que corria sangue pelas suas veias, que gostava de música e tinha altos e baixos", diz. "Não é uma figura plástica, não é uma imagem em uma bolsa, foi uma mulher como todas nós", destaca.

Ainda enfrentamos extrema dificuldade em nos destacarmos no mercado profissional, devido à desigualdade com que os gêneros são tratados. Homens recebem mais do uma mulher no mesmo cargo e com a mesma qualificação. Agora, imagine na época de Frida!

4) Ela desafiou seu destino como uma vítima.

4) Ela desafiou seu destino como uma vítima.

VIVA, FRIDA! Viva em mim, na menina que não atende ao padrão estético e na mulher que não pode ser mãe ou simplesmente não o quer. Viva na mulher que precisa enfrentar um mercado de trabalho que valoriza mais o homem e na mulher que ama e se relaciona também com outras mulheres.

Hija de Wilhelm (Guillermo) Kahlo, de ascendencia alemana, y de la mexicana Matilde Calderón, Frida fue la tercera de cuatro hijas de dicho matrimonio. 

Ambos fueron militantes del Partido Comunista Mexicano. También consideraban que la base para la construcción del socialismo es el sentimiento amoroso en las responsabilidades y la des-cosificación de cualquier ser humano, especialmente de la mujer. 

Porque a Frida é famosa?

RIO - Mexicana, pintora, comunista e bissexual, Frida Kahlo teve sua vida retratada em livros, peças de teatro e filmes — além das inúmeras exposições de sua obra. ... Exposições de sua obra e a explosão das mídias digitais, em que sua imagem foi associada aos coletivos feministas, também foram importantes.

Quem foi Frida feminista?

Frida Kahlo não foi somente a maior pintora mexicana e uma das mais importantes artistas do mundo: era também uma grande frasista, que afirmava sua luta feminista e pessoal através do que dizia – e para celebrar sua força e seu gênio separamos aqui algumas de suas frases mais marcantes.

Por que Frida Kahlo é um ícone?

Inspirada na cultura popular do país, ela empregou um estilo de arte popular ingênua para explorar questões de identidade, pós-colonialismo, gênero, classe e raça na sociedade mexicana. O Museu Frida Kahlo, também conhecido como a Casa Azul, é um museu histórico e museu de arte dedicado à vida e obra da artista.

O que a Frida representa?

Frida foi redescoberta pelos movimentos feministas como símbolo de liberdade, como alguém que confrontou em seu modo de vida e em sua obra os padrões de gênero da época em que viveu.

Como Frida foi classificada no mundo da arte?

Sua arte é profundamente realista, ainda que, em determinado período, tenha sido classificada como surrealista. Seus autorretratos são perturbadores e constantes, um reflexo do seu mundo interior apaixonado.

Qual era a arte de Frida Kahlo?

Frida Kahlo (1907-1954) foi uma pintora mexicana conhecida por seus autorretratos de inspiração surrealista e também por suas fotografias.

Que tipo de arte Frida Kahlo fazia?

Surrealismo Arte modernaCubismoSimbolismoRealismo mágico Frida Kahlo/Periods