Regue a samambaia constantemente Como falado anteriormente, as samambaias devem ser cultivadas em ambientes úmidos e os solos também precisam estar úmidos. Por isso, você precisa regá-la todos os dias, mas faça isso pausadamente. Evite regar a samambaia a todo o momento para não encharcá-la.
A luz solar direta fará com que percam suas folhas ou tornem suas folhas amarelas. Todas as samambaias amam a umidade. Coloque seus vasos sobre bandejas de pedras úmidas ou grânulos de barro. Para samambaias ao ar livre, tenha cuidado para que não recebam a luz solar direta por muito tempo.
Saiba como recuperar uma planta seca
Ao regar demais você pode acabar “afogando” as raízes da planta. Preste atenção na terra: se ela ainda estiver úmida, espere mais um dia para regar. Se você está regando menos do que deveria, a planta começa a derrubar parte de suas folhas para economizar água, e antes das folhas caírem, elas tornam-se amareladas.
O ideal é manter o vaso em local iluminado que pegue um pouco de sol de manhã. Essas plantas também são muito sensíveis ao vento, particularmente a samambaia-de-metro. Regas. São feitas de duas a três vezes por semana (no verão, as samambaias precisam mais água do que no inverno).
Corte de mudas Como as samambaias são plantas que apresentam muitas folhas, seu crescimento é acelerado após a adubação. É importante que após o enchimento do vaso, seja feito o corte ou separação das mudas, para que esse crescimento não sufoque as novas brotações.
Como usar o leite como antifúngico Você pode fazer facilmente, pois tem tudo o que precisa em casa. Veja como fazer: Misture 1 parte de leite para 2 a 3 partes de água em um frasco de spray; Pulverize sobre as folhas, incluindo as não afetadas.
Confira cinco receitas caseiras para eliminar de vez as pragas do seu jardim ou horta:
Mas os pesquisadores encontraram uma forma eficiente e barata de combater essa praga. Para isso, usa-se uma mistura de 5% de leite de vaca cru e 95% de água, que pode ser utilizada no controle do oídio – doença que ataca diversas culturas, causando a morte das plantas e prejuízos aos agricultores.
Mas se você realmente usa esponjas, pode colocá-las numa solução de não mais de uma xícara de água sanitária para um litro de água, ou água e vinagre. Mergulhe o utensílio na solução de água sanitária durante cerca de cinco minutos ou na solução de vinagre por 20 a 30 minutos.
Os primeiros sinais de uma infecção cutânea são vermelhidão, coceira e formação de pequenas elevações na pele. Caso ela seja mais grave, pus, bolhas, descamação e escurecimento da pele são outros sinais que podem indicar a contaminação por germes.
Para ajudar a controlar os odores, utilize uma mistura de água quente e uma a duas colheres de chá de bicarbonato de sódio para lavar a gaveta, e depois enxague-a e seque-a.
Kunigk ensina misturar uma colher de sopa de hipoclorito de sódio em um litro de água e usar essa solução para limpar os utensílios. Aplique na superfície desses itens, aguarde 15 minutos e depois lave todos com água e detergente para finalizar.
Dica: como tirar cheiro de mofo da parede
Vinagre de álcool é o mais recomendado para tirar mofo.