EQST

Pode Fazer O Teste Do Pezinho Depois De 2 Meses?

Pode fazer o teste do pezinho depois de 2 meses? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Pode fazer o teste do pezinho depois de 2 meses?

O Teste do Pezinho é um exame simples, porém de grande importância para garantir o desenvolvimento saudável da criança. Para a sua maior eficácia, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) alerta que ele deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.

Qual o tempo máximo para fazer o teste do pezinho?

Quem deve fazer o teste? Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento. Isto porque qualquer pessoa pode ter um filho portador da doença, mesmo que nunca tenha aparecido um caso na família.

O que acontece quando o teste do pezinho da alterado?

O teste do pezinho promove o diagnóstico de diversas doenças, no entanto as principais são hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme e fibrose cística, já que podem trazer complicações para o bebê ainda no primeiro ano de vida caso não sejam identificados e tratadas.

Quando é preciso refazer o teste do pezinho?

Existem situações especiais. Se o bebê for prematuro, ou a mãe recebeu corticoide na gestação será necessário outra coleta com 1 mês de vida. Outra situação é e se o bebê recebeu transfusão de sangue após o nascimento, é indicado repetir o teste do pezinho após 90 dias de vida.

Por que o teste do pezinho é realizado somente após 72 horas?

O exame é realizado somente após 72 horas do nascimento por um motivo simples, porém determinante: não ser influenciado pelo metabolismo da mãe. Além disso, o bebê precisa se alimentar antes, para garantir que os resultados sejam ainda mais precisos.

Quais os motivos para repetir o teste do pezinho?

Em recém-nascidos de muito baixo peso ao nascer, especialmente os prematuros, deve-se repetir a triagem de hipotireoidismo congênito (dosagem de TSH) algumas semanas depois para detectar aqueles recém-nascidos cuja imaturidade do eixo hipotálamo-hipófise-tireóide possa mascarar o hipotireoidismo congênito primário.

O que vem escrito no teste do pezinho?

A versão básica é oferecida tanto pela rede pública (SUS), quanto pela rede privada e identifica seis tipos de doença: Fenilcetonúria. Hipotireoidismo congênito. Deficiência de biotinidase.