O chá de gengibre pode ser benéfico, em pequenas quantidades, para aliviar náuseas (inclusive durante a gravidez ou quimioterapia), ajudar na digestão e no combate a doenças de garganta e respiratórias. Ele também ajuda a prevenir gastrite e úlceras, uma vez que atua no combate à bactéria H.
Ele tem inúmeros benefícios e pode ser fundamental numa dieta de redução de peso.
Tomar diariamente 1 copo de água de gengibre em jejum e pelo menos mais 0,5 L ao longo do dia, ajuda a emagrecer pois acelera a perda de gordura do corpo e especialmente da barriga.
O chá de gengibre deve ser feito na proporção: 2 cm de gengibre fresco em 200 ml de água ou 1 colher de sopa de gengibre em pó para cada 1 litro de água.
Coloque a assadeira em um local seco e arejado na cozinha onde não seja perturbada. Cubra com papel encerado para proteger contra insetos e outras partículas de comida. Vire o gengibre ralado uma vez por dia com as pinças, e substitua o papel encerado diariamente até a raiz secar.
Corte o gengibre (com casca) em pedaços. Cubra-os agora no papel toalha (melhor ainda se embalar individualmente) e coloque-os no saco plástico para congelamento. Deixe no congelador/geleira.
O primeiro passo será fatiar as raízes em uma bandolina ou algum ralo ,isso irá ajudar e muito no processo de secagem ,mas quem não tiver uma bandolina pode realizar os cortes manualmente ,mas eles precisam ser uniformes . O modo como cortamos as raízes faz toda a diferença.
Você pode secar no forno, o que leva muito menos tempo (2 a 3 horas) ou pode usar um desidratador ou o sol (os quais levarão mais de 8 a 10 horas). Com a secagem no forno, você corre o risco de queimar a cúrcuma e destruir compostos importantes nela.
Como usar o açafrão fresco ou in natura? O açafrão-da-terra fresco é semelhante a um gengibre e seu uso pode ser feito ralando-o diretamente nos alimentos ou cortando em pedaços que podem ser cozidos juntos e depois retirados do alimento.
Na verdade, a cúrcuma fresca é fácil de guardar e tem boa durabilidade. Você pode deixá-la na geladeira por algumas semanas ou no congelador por até seis meses. Você também pode desidratar a raiz fresca para fazer cúrcuma em pó em casa.
Como incluir na alimentação Com tantos benefícios, a vontade é inserir esse tempero em toda refeição. Pois saiba que você pode usar tanto o açafrão em pó quanto rodelas da raiz em diferentes preparações: sucos, saladas, carnes, peixes, molhos, massas, omeletes, sopas, tapiocas e legumes cozidos.
Porém, a melhor maneira de ingerir o açafrão é cru, ou seja, sem passar por processos quentes de cozimento, sempre misturado a óleos e gorduras, já que o pó é lipossolúvel, se dissolvendo apenas em lipídios.
PRODUÇÃO - o tempo para colher o gengibre varia de sete a dez meses, o que ocorre entre junho e agosto.
Este tempero se destaca pela ação antienvelhecimento e antioxidante e segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia é capaz de reduzir o risco da doença de Alzheimer. A cúrcuma também protege contra diversos tipos de câncer e tem ação anti-inflamatória.
Quando puxar o gengibre, você verá que ele estará bem firme no solo. Se ele estiver molenga ou macio, é possível que tenha encharcado pelo excesso de água no solo.
Segure a raiz de gengibre em sua mão e aperte gentilmente. Ele deve estar duro e firme, não murcho, mole ou esponjoso. Se não estiver firme, estragou e deve ser descartado.
Para saber se o Gengibre estragou primeiro segure a raiz dele em sua mão e aperte, ele precisa estar duro e firme, não pode estar mole, murcho ou esponjoso, pois se não estiver firme, é sinal de que ele estragou e precisa ser descartado.