EQST

Para Que Serve Para-raios?

Para que serve para-raios? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Para que serve para-raios?

O para-raios é uma haste metálica pontiaguda ligada ao chão por meio de um fio terra. A sua função é ser um caminho seguro em caso de queda de raios. O para-raios foi construído por Benjamin Franklin e é constituído por uma haste de metal ligada à terra por um fio condutor de cobre.

O que acontece com a descargar elétrica que atinge um Para-raios?

Estas descargas elétricas são extremamente perigosas, pois além de poderem queimar e estragar equipamentos elétricos, como geladeiras, televisores, computadores e outros eletrodomésticos, são capazes de causar a morte de pessoas ou animais, pela sua grande intensidade.

Como é feito o aterramento do Pára-raio?

– Distribuição em linha – neste posicionamento as hastes em número de 3 ou de 2, são colocadas em linha, com espaçamento entre si de 2,40 metros, sempre interligadas com cabo de cobre nu de 50mm² e com conectores tipo grampo U em latão ou solda exotérmica.

Onde devemos ligar o cabo do Para-raios?

Esse cabo condutor, que vai da antena ao solo, ´precisa ser isolado para não entrar em contato com nenhuma das paredes da edificação. As chances de o raio ser atraído por esse tipo de equipamento é muito alta, por isso é tão eficiente.

Como elaborar um projeto de SPDA?

Etapas do projeto de SPDA

  1. Gerenciamento dos possíveis riscos.
  2. Definição de recursos de proteção.
  3. Determinação da forma adequada de proteção.
  4. Determinação da quantidade e posição das descidas.
  5. Definição do condutor de aterramento.
  6. Indicação das equalizações de Potenciais.
  7. Estipular as MPS-Medidas de Proteção contra Surtos.

Como dimensionar um sistema SPDA?

a altura do captor (informado no Cadastro de peças, dado Altura); a altura de lançamento do captor em relação ao pavimento; a soma das alturas dos pavimentos abaixo do captor analisado (exceto a altura do próprio pavimento do captor) à área de exposição (distância do captor até a posição da área);