O para-raios é uma haste metálica pontiaguda ligada ao chão por meio de um fio terra. A sua função é ser um caminho seguro em caso de queda de raios. O para-raios foi construído por Benjamin Franklin e é constituído por uma haste de metal ligada à terra por um fio condutor de cobre.
Estas descargas elétricas são extremamente perigosas, pois além de poderem queimar e estragar equipamentos elétricos, como geladeiras, televisores, computadores e outros eletrodomésticos, são capazes de causar a morte de pessoas ou animais, pela sua grande intensidade.
– Distribuição em linha – neste posicionamento as hastes em número de 3 ou de 2, são colocadas em linha, com espaçamento entre si de 2,40 metros, sempre interligadas com cabo de cobre nu de 50mm² e com conectores tipo grampo U em latão ou solda exotérmica.
Esse cabo condutor, que vai da antena ao solo, ´precisa ser isolado para não entrar em contato com nenhuma das paredes da edificação. As chances de o raio ser atraído por esse tipo de equipamento é muito alta, por isso é tão eficiente.
Etapas do projeto de SPDA
a altura do captor (informado no Cadastro de peças, dado Altura); a altura de lançamento do captor em relação ao pavimento; a soma das alturas dos pavimentos abaixo do captor analisado (exceto a altura do próprio pavimento do captor) à área de exposição (distância do captor até a posição da área);