A PEP HIV ou Profilaxia Pós-Exposição ao vírus HIV é um tratamento que ajuda a prevenir a multiplicação do vírus HIV e o surgimento da infecção após um comportamento de risco, como relação sexual sem camisinha (preservativo), além de também ser indicado nos casos de violência sexual e acidentes com materiais perfurocortantes, em alguns casos.
Fonoaudiologia: uma profissão que cuida da sua saúde e da sua comunicação
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Compreender o que é profilaxia, os principais tipos existentes e a relação entre higiene e profilaxia é fundamental para assimilar esse tema e sua importância para a manutenção da saúde dos seres vivos, em especial os seres humanos, sendo um processo em constante evolução, que visa se adaptar à evolução das doenças e dos fatores necessários para combatê-las.
É indispensável recorrer à prevenção combinada. Isto é, usar o preservativo juntamente com a PrEP, além da testagem regular para HIV e outras ISTs. Seguir essas orientações pode reduzir ainda mais o risco de uma pessoa contrair o retrovírus.
Por meio destes e de outros hábitos simples de higiene, que têm papel de profilaxia no dia a dia, é possível evitar uma grande quantidade de doenças que, em caso contrário, podem causar problemas sérios à saúde e acarretar complicações maiores.
No caso das pessoas que se encaixam nesse perfil estabelecido pelo Ministério da Saúde, é recomendado que busquem orientação médica sobre a PrEP e faça uso do medicamento conforme orientação.
Muitas pessoas relacionam a higiene e a profilaxia, já que os hábitos de higiene pessoal se encaixam nos processos de profilaxia existentes a higienização, colaborando para a eliminação de microrganismos nocivos aos seres humanos, sendo uma das maneiras de controle de doenças mais antigas adotada pela humanidade como um todo.
Explicamos agora o que profilaxia, qual seu conceito, a relação entre higiene e profilaxia e também quais os principais tipos de profilaxia existentes. Confira as informações abaixo e bons estudos!
Somente será possível a venda privada com apresentação de receita médica. Mas é preciso recordar que a PrEP não é para todas as pessoas. Ela é indicada apenas para aqueles indivíduos que têm maior risco de entrar em contato com o HIV.
A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Existem duas modalidades de PrEP indicadas: a PrEP diária e a PrEP sob demanda.
Esses são alguns dos problemas mais comuns que a profilaxia dentária auxilia no combate, sendo que diversos deles podem evoluir para quadros mais sérios e ocasionar doenças que exigem intervenção médica.
A comunidade médica relata que estudos sobre a eficácia da PrEP demonstraram que o uso contínuo da PrEP reduz o risco de contrair o HIV a partir do sexo em cerca de 99% e do uso de drogas injetáveis em pelo menos 74%.
É possível conceituar a profilaxia como a área da saúde que atua nos fatores de prevenção de doenças no nível populacional, com foco na proteção e no desenvolvimento das espécies.
No Brasil, a Profilaxia Pré-Exposição começou a ser oferecida gradualmente no Sistema Único de Saúde no final de 2017: é uma combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina) em um único comprimido, que impede que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo.
Indivíduos considerados de baixo risco ou que não façam parte da população de alta vulnerabilidade à exposição ao HIV são aconselhados a não usar a PrEP… Mas por quê? Porque, nesses casos, as chances de efeito colateral são um pouco maiores do que o benefício.
Uma das formas de se prevenir do HIV é a PrEP, a Profilaxia Pré-Exposição. Ela consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
A posologia recomendada é de 1 comprimido, contendo 200 mg de entricitabina + 300 mg de e fumarato de tenofovir desoproxila, por via oral, 1 vez por dia, sempre no mesmo horário. O comprimido de tenofovir + entricitabina deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após uma refeição.
A PrEP, também conhecida como Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, deve ser orientada pelo infectologista sendo que o comprimido de tenofovir + entricitabina é fornecido gratuitamente pelo SUS desde que recomendado pelo médico.
Vetores são segmentos de retas usados para representar alguma grandeza vetorial. Vetor é um segmento de reta orientado que apresenta módulo (tamanho), direção e sentido.
Prevenção secundária são as ações que visam à detecção e o tratamento de um câncer ainda assintomático (sem sintomas), por meio do rastreamento em pessoas aparentemente sadias, usando algum método diagnóstico, dentre eles a mamografia, sangue oculto nas fezes, colonoscopia, dermatoscopia, dentre outros.
Entenda 10 passos simples para evitar recaídas após tratamento para dependência química e manter-se limpo.
Nofap: dicas e truques para prevenir recaídas