QUANDO USAR O CALOR: Função: fazer vasodilatação, usado principalmente para os músculos. Ele ajuda a aliviar a dor de espasmos musculares, pontos de gatilho (espasmos localizados ou nós musculares) e o estresse psicológico (que pode ser um fator importante em muitos problemas de dor).
Pode-se observar que os espasmos musculares provenientes de alguma patologia próxima são frequentemente aliviados mediante o uso do calor. O tônus muscular pode ser reduzido com o aumento da temperatura nos fusos musculares e é por esse motivo empregado no alívio da dor em vários distúrbios musculoesqueléticos.
Depois da inflamação inicial, a terapia mais indicada é a Hipertermoterapia, realizada por meio da aplicação do calor. A profissional explica que com a aplicação de calor ocorre a dilatação dos vasos sanguíneos e consequentemente a melhora do metabolismo e relaxamento muscular, o que reduz a dor e a rigidez articular.
É a terapia chamada contraste em que usa a aplicação alternada de compressas frias e quentes para contrair e dilatar seguidamente os vasos sanguíneos, aumentando a circulação no local afetado. A técnica é indicada para infecções, distensões, inflamação e dores de cabeça causadas por tensão nervosa ou muscular.
O choque térmico acontece quando nosso corpo sofre uma mudança brusca de temperatura. Isso acontece porque ao sermos submetidos a um banho quente, ou a um ambiente com mais calor, as veias tendem a se dilatar.
Há ainda a opção de usar o choque térmico, que funciona como uma bomba de contração e relaxamento, especialmente em caso de inchaço - quando o tornozelo incha, por exemplo, os vasos se dilatam e o calor provoca essa vasodilatação; ao entrar em choque com o frio, esses vasos se contraem e levam o líquido para a corrente ...
Uma proteção deve ser utilizada entre o gelo e a pele, como um pano ou plástico, e o tempo da aplicação deve ser de 20 minutos. É necessário um período de no mínimo duas horas entre uma aplicação e outra, mas se você não tem recomendação médica faça uso do gelo no máximo duas vezes ao dia.
- Ao utilizar a Bolsa, envolva-a totalmente em uma toalha ou capa, mantendo a aplicação do calor por 20 minutos, ou a critério de um profissional da saúde. - Nunca aplique a Bolsa diretamente sobre a pele. - Seguindo atentamente estas orientações, você estará protegendo a sua pele e conservando a sua Bolsa.
Para a cólica, uma solução alternativa aos remédios para a dor, pode ser a bolsa para água quente. Segundo o fisioterapeuta da Mercur, Regis Severo, o calor proporcionado pela bolsa auxilia no relaxamento dos músculos abdominais, que normalmente apresentam-se tensos devido à contração constante, os chamados espasmos.
“Caso esteja com uma temperatura muito alta, espere um pouco para colocar a bolsa na região do abdômen ou a enrole em uma toalha”, indica. Agora que já sabemos que a bolsa de água quente realmente ajuda no alívio da cólica, basta esperar entre 10 a 15 minutos – tempo que as dores tendem a melhorar após o uso.
Para fazer esta técnica basta clocar uma bolsa de água morna ou compressas mornas sobre o abdômen, no local das cólicas e deixar por 10 a 15 minutos. Caso a bolsa esteja muito quente, deve-se deixar esfriar um pouco e proteger a pele do contato direto, colocando uma roupa, ou um pano, entre a bolsa e a pele.
Para diminuir as cólicas menstruais, que normalmente causam dor intensa, desconforto ou mal-estar constante na mulher, te daremos algumas dicas: