EQST

Para Que Serve A Magnificaço Na Mamografia?

Para que serve a magnificação na mamografia?

A magnificação é uma compressão adicional às incidências habituais da mamografia. Utilizamos a magnificação principalmente quando queremos ver melhor uma área de microcalcificações, permitindo ver melhor o formato dessas calcificações.

Como é feito o exame de magnificação da mama?

Descrição: A ampliação ou magnificação mamária consiste numa incidência complementar da mamografia, com utilização de raios X para produzir imagens ampliadas da mama. Realizam-se compressões dosadas e rápidas da mama em uma área específica, que será ampliada para análise mais detalhada.

O que é mamografia de compressão?

Equipamento de mamografia. Para realizar o exame, o técnico posiciona as mamas numa plataforma na qual serão comprimidas com uma espécie de placa (geralmente de acrílico ou plástico), para que as imagens apareçam com maior nitidez.

O que é fator de magnificação em radiologia?

A magnificação é uma função da característica da ótica e da distância ao objeto. Nas aplicações de visão temos que considerar que a magnificação está relacionada com o tamanho do sensor. Por exemplo, um fator de magnificação de 1x, dará um campo de visão do mesmo tamanho que o sensor da câmara.

Qual a finalidade das grades no aparelho de mamografia?

A grade, por sua vez, é a bandeja utilizada para posicionar a mama durante a radiografia. No caso do mamógrafo convencional, ela tem uma abertura para encaixe do filme ou do chassi eletrônico que digitaliza as imagens. O compressor ajuda a reduzir a espessura da mama, melhorando a qualidade do exame.

Porque a compressão da mama é importante?

Além de reduzir a dose, a compressão impede o movimento da paciente e auxilia na distribuição dos tecidos mamários, reduzindo a sobreposição e facilitando a visualização das estruturas da mama nas imagens(1-3).

O que seria uma magnificação da mama?

A magnificação é uma imagem ampliada de uma determinada região da mama para estudo de calcificações. A compressão localizada é uma imagem com compressão seletiva de uma determinada região da mama, permitindo melhor espalhamento do tecido fibroglandular, e consequentemente melhor definição de possíveis lesões.

Quais são os principais fatores geométricos?

A qualidade da imagem pode ser afetada por diferentes fatores geométricos. Entre eles, estão: magnificação, distorção e ponto focal. Em que I é o tamanho da imagem, O é o tamanho do objeto, DFI é a distância entre a fonte de raios X e a imagem, e DFO é a distância entre a fonte de raios X e o objeto.

Qual a função da grade Antidifusora na mamografia?

6) Grade antidifusora: Responsável pela redução dos efeitos de borramento da radiação espalhada na imagem radiográfica.

Qual a importância do surgimento do molibdênio e Rodio no aparelho de mamografia?

Os filtros que são de molibdênio ou ródio, impedem que os fótons do feixe de baixa energia, que nada acrescentam para a imagem, contribuam para a dose na entrada da pele [8]. O ponto focal deve ser bem pequeno, para que ocorra a visualização de estruturas de até 0,3 mm de diâmetro como as microcalcificações.

O que são incidências complementares?

As incidências complementares, compressão localizada e ampliação ou magnificada, e as especiais caudo-cranial, medial e lateral exagerada, cleavage, axilar, rolada, perfil e Eklund, que possibilita o esclarecimento de situações duvidosas apresentadas nas incidências básicas, e servem para realizar manobras e análise de ...

Qual a distância do Dfofi das incidências de rotina na mamografia?

DFOFI :180 cm para evitar possível ampliação.