Complementary metal–oxide–semiconductor, mais conhecido pelo seu nome comercial CMOS, também sendo nomeado como complementary-symmetry metal–oxide–semiconductor, em português metal-óxido-semicondutor complementar e metal-óxido-semicondutor de simetria complementar.
O relógio de tempo real (RTC) é o circuito encarregado da sincronização dos sinais do sistema. Ele é constituído por um cristal que, vibrando, gera impulsos para cadenciar o sistema. Chama-se frequência do relógio (expressa em MHz) o número de vibrações do cristal por segundo, ou seja, o número de tops do relógio emitidos por segundo. Quanto mais elevada for a frequência, mais o sistema poderá tratar as informações.
Normalmente chamado de fator de obstrução ou fator de forma, pela sua geometria, dimensões, disposição e pelas características elétricas da placa-mãe. Para fornecer placas-mãe que se adaptem às diferentes caixas de marcas diferentes, foram criados vários padrões:
Você pode alterar a qualquer momento as preferências de privacidade. Para mais informações, clique neste política de privacidade.
A BIOS está presente em todos os computadores, sendo por ela que o hardware e o sistema operacional do seu dispositivo vão funcionar. ... Se você está com algum problema, como falhas de inicialização, por exemplo, será preciso resetar a BIOS para a configuração de fábrica.
As baterias de setup ou Cmos são utilizadas para alimentar a memória onde fica guardada a configuração de Setup do computador e manter o relógio e as datas atualizadas. ... Essas baterias são recarregáveis e possuem um circuito elétrico que as carregam periodicamente.
A placa-mãe é essencialmente um circuito multicamadas com centenas de pistas que conectam e alimentam os conectores e os componentes eletrônicos específicos para interligar componentes removíveis, como CPU, memória RAM, placa de vídeo etc:
O dissipador térmico tem uma base em contato com o processador e abas a fim de aumentar a superfície de troca térmica. Em geral, um ventilador acompanha o dissipador para melhorar a circulação do ar ao redor do dissipador e melhorar a troca de calor. O termo ventirad é utilizado para designar o conjunto Ventilador + Radiador. É o ventilador da caixa que se encarrega de dissipar o ar quente da caixa e permitir que o ar fresco, que provém do exterior, entre. Para evitar barulhos ligados ao ventilador e melhorar a dissipação de calor, é possível utilizar um sistema de refrigeração de água.
Na medida em que o processador irradia calor, é preciso dissipá-lo para evitar que os seus circuitos derretam. Esta é a razão pela qual toda placa-mãe possui um dissipador térmico (também chamado de arrefecedor ou radiador), composto de um metal que tem boa condução térmica (cobre ou alumínio), encarregado de aumentar a superfície de troca térmica do microprocessador.
Por que, então, utilizar a memória viva já que os discos rígidos são mais baratos tendo a mesma capacidade? Porque a memória viva é extremamente rápida se comparada aos dispositivos de armazenamento de massa. Ela possui um tempo de resposta de aproximadamente algumas dezenas de nanossegundos (cerca de 70 para DRAM, 60 para RAM EDO, 10 para SDRAM e 6 para SDRam RDA) contra alguns milissegundos para o disco rígido. A memória viva se apresenta na forma de módulos que se ligam aos conectores da placa-mãe.
A placa-mãe é fixada na unidade por meio de espaçadores que proporcionam um intervalo de poucos milímetros entre a face inferior do circuito e a estrutura metálica. Isso evita o contato do lado de baixo da placa-mãe com a caixa. As posições dos orifícios de montagem são padronizadas de acordo com os diversos tamanhos das placas-mãe, de modo a permitir a instalação da placa-mãe nas caixas dos diversos fabricantes.
Além disso, as placas-mãe recentes geralmente comportam diversos dispositivos multimídia e de rede que podem ser desativados: placa de rede integrada, placa de vídeo integrada, placa de som integrada e drivers de discos rígidos.
Quando o relógio e data do seu PC atrasarem ou ele perder as configurações da BIOS, só pode significar uma coisa: está na hora de trocar a bateria da sua placa-mãe. Necessária para armazenar configurações da BIOS, a bateria é apenas uma pequena “pilha” que não é recarregável, e de tempos em tempos precisa ser trocada.
Ao iniciar o PC, a BIOS faz uma varredura para detectar e identificar todos os componentes de hardware conectados à máquina. Só depois de todo esse processo de identificação é que a BIOS passa o controle para o sistema operacional e o boot acontece de verdade.
Quando o computador é desligado da tomada, a alimentação deixa de fornecer energia à placa-mãe. Um circuito eletrônico, chamado CMOS (Complementary Metal-Oxyde Semiconductor - Semicondutor metal-óxido complementar), mantém certas informações no sistema, como a hora, a data do sistema e alguns parâmetros essenciais.
AT baby/full format: utilizado nos primeiros computadores do tipo 386 ou 486. Este formato foi substituído pelo formato ATX, que é mais favorável à circulação do ar e torna o acesso para seus componentes mais prático.
Computadores Mac, como iMacs e MacBooks também possuem memória CMOS, que nestas máquinas é conhecida como PRAM, ou Parameter RAM. Esse tipo de memória também pode ser resetada se necessário, para sanar alguns problemas do sistema.
As mensagens para teclas de função mais comuns são: "Press DEL to enter SETUP” (Aperte DEL para entrar na CONFIGURAÇÃO), "F2=SETUP" (F2=CONFIGURAÇÃO) ou "Press F1 to enter SETUP" (Aperte F1 para entrar na CONFIGURAÇÃO).
O power-on self-test (POST), em tradução livre autoteste de inicialização, é um processo realizado pelas rotinas de firmware ou software imediatamente após um computador ou outro dispositivo eletrônico digital ser ligado.
essa RAM CMOS então não se localiza na memória ROM. ela é um chip separado. pelo que vi no desenho da Pcchips ela se localiza em cima do chip ROM e abaixo dos slots PCI.
Geralmente as teclas F1, F2, F10, DEL, ESC e as combinações CTRL + ALT + ESC ou CTRL + ALT + DEL são utilizadas para acessar o BIOS, mas às vezes elas são utilizadas para outras coisas também.
Aprenda a restaurar as configurações de fábrica da BIOS do seu PC
Como a CMOS é uma memória volátil, seu conteúdo é apagado quando a energia elétrica que a alimenta é cortada, e para evitar a perda dos dados de configuração armazenados ela depende de uma bateria instalada na própria placa-mãe para se manter.
Complementary metal–oxide–semiconductor, mais conhecido pelo seu nome comercial CMOS, também sendo nomeado como complementary-symmetry metal–oxide–semiconductor (COS-MOS), em português metal-óxido-semicondutor complementar e metal-óxido-semicondutor de simetria complementar.
A sigla BIOS significa, em tradução livre, Sistema Básico de Entrada e Saída. É o responsável pela execução de tarefas imprescindíveis, como o reconhecimento dos hardwares instalados, a verificação das horas no relógio interno e a inicialização do sistema operacional, seja ele Windows, Mac ou Linux.
A configuração básica do CMOS Setup, consiste apenas em detectar os discos rígidos instalados, configurar o drive de disquetes e acertar a hora do relógio. Para acessar o Setup, basta pressionar uma certa tecla ou combinação de teclas durante a contagem de memória. O mais comum é pressionar a tecla DEL.
Configurar a ordem de inicialização
No setup, é por meio do item Halt On que se pode indicar qual procedimento o BIOS realizará caso sejam detectados erros de hardware durante o POST.
Clique em "Configurações" > "Idioma e teclado" e altere para o idioma desejado.
Entra na BIOS do computador. Para fazer isso é só reiniciar o PC e apertar repetidamente a tecla delete. Certifique-se que seu perfil XMP ou AMP esteja selecionado e então mude a frequência da memória para uma que seja maior do que a frequência do estoque de memória que vem selecionada já do fabricante.
Para configurar a BIOS, tudo que você deve fazer é pressionar a tecla DEL ao ligar o computador e modificar a ordem do boot no menu. Em alguns modelos de BIOS, basta ativar a opção “Quick Boot” para que o HD seja priorizado na ordem da inicialização.
Como Melhorar a Performance do seu Computador em Jogos
7 dicas para melhorar o desempenho do PC em hardware antigo
7 coisas que você pode fazer para deixar seu PC melhor
Lista traz cinco dicas para melhorar o desempenho da memória do PC
Abra o Executar pressionando o Botão (Windows + R) e escreva “msconfig” :